Questões de Concurso
Comentadas sobre independências das regiões hispano-americanas: méxico, américa central e américa do sul em história
Foram encontradas 66 questões
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- Os processos de independência na América tiveram a contribuição de indígenas, escravizados negros e da população mais pobre, embora tenham sido conduzidos por membros das camadas mais abastadas.
II- A participação das mulheres nos processos de independência na América foi significativa e variada.
III- Apesar de terem ocorrido em um curto recorte temporal, as independências na América foram resultados de um processo planejado e pacífico de reorganização administrativa.
IV- Como resultado da participação negra nas lutas pela emancipação colonial, a escravidão foi abolida na maioria dos países assim que conquistaram a independência.
Os movimentos de independência que ocorreram na América Latina, durante a primeira metade do século XIX,
Cuba uma vez livre do domínio Espanhol no ano de 1898, ficou sob a tutela dos Estados Unidos da América do Norte em virtude da?
“Elemento dominante na vida política dos países da América Latina (...) substitui, em sua área de influência, os regimes constitucionalmente estabelecidos e torna sem efeito as medidas decididas pela sociedade em favor da vontade do líder (...) É a forma de exercício do poder político que se caracteriza pelo agrupamento de uma comunidade, ou de importante parte dela, em torno do líder, que exerce o mando de maneira autoritária (...) Surgiu na América Latina por volta de 1820,em decorrência da passagem inesperada e brusca do regime colonial para a independência.”
(Enciclopédia Britânica do Brasil).
O texto acima conceitua na política Latino Americana:
“O problema da constituição dos Estados nacionais latino-americanos era o problema da hibridez de sua matriz econômico-social; a convivência de variadas relações sociais de produção, que iam desde o escravismo até o capitalismo, passando por diversos modos de servidão, colocava a questão de qual modo de produção sairia vitorioso e dominante.”
(Wasserman, 2000, p. 205.)
No contexto da formação dos Estados nacionais da América Latina, de uma maneira geral, percebe-se que:
“De acordo com a citação que consta na página 40 do livro ‘As Veias Abertas da América Latina’, de Eduardo Galeano, ‘as colônias americanas foram descobertas, conquistadas e colonizadas dentro do processo da expansão do capital comercial’. Ou seja, objetivava-se o lucro e não o entrosamento salutar entre os espanhóis e os nativos.”
(Disponível em: http://consciencia.net/tratamento-dado-aos-nativos-das-americas.)
A conquista e a ocupação da América se produziram no contexto de várias mudanças na Europa; assinale-as.
Em 1826 Simon Bolívar convocou o primeiro Congresso dos Estados Americanos que contou com a participação da Grã Colômbia (atualmente os territórios da Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela), da América Central (Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador), dos Estados Unidos Mexicanos e do Peru, tendo como observadores a Grã-Bretanha e a Holanda.
Esse congresso visava, entre outros:
Julgue o item subsequente.
A aristocracia criolla da América Latina desempenhou um
papel importante no processo de independência. A
aristocracia criolla era composta por uma elite de colonos
europeus nascidos na América e tinham como objetivo a
busca de melhores condições mercantis.
O período pós-abolicionista nos Estados Unidos, após o término da Guerra de Secessão, marcou a reestruturação do país. Nesse processo, foi discutida a cidadania negra. Os Black Codes (códigos negros) versavam sobre direitos à população negra principalmente no _______ dos Estados Unidos, _______ restrições à cidadania.
Julgue o item a seguir.
O processo de independência da América Espanhola teve
início no início do século XIX e foi influenciado por
eventos globais, como as guerras napoleônicas na
Europa, que enfraqueceram o controle da Espanha sobre
suas colônias. Além disso, ideias iluministas, que
pregavam a liberdade e a igualdade, tiveram um impacto
significativo na América Latina, inspirando muitos a
buscar a independência.
Qual foi um fator fundamental na formação dos Estados Nacionais liberais nas Américas nos séculos XVIII e XIX?
Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto:
A partir do final do século XVIII, o Sistema Colonial é colocado em xeque, resultando na onda de independências das antigas colônias na América. A influência do Iluminismo e da Revolução Francesa fez com que o lema da “Igualdade, Fraternidade e Liberdade” se espalhasse pelo continente americano, sendo adaptado pelas principais lideranças dos movimentos emancipatórios, em sua maioria, oriundas das elites coloniais.
Assinale a opção que apresente corretamente uma exceção à liderança desses atores sociais.
Mais prudente e refletido do que os seus vizinhos espanhóis, o Brasil mediu a grandeza do objeto: derrubar o antigo edifício e erguer o novo; conheceu-se com forças de o fazer, e assim o tem felizmente executado sem se precipitar na torrente de desgraças que nem os Iturbides, nem os S. Martines, nem os Bolívares, com todos os seus talentos, são capazes de suster. Para nos convencermos, pois, desta verdade, acompanhemos as duas potências na sua revolução, e vejamos o futuro que uma e outra nos promete. [...] Tal tem sido a marcha do Brasil no curso da sua regeneração; marcha que tem constituído das suas diferentes partes um todo colossal, que o torna respeitável aos estranhos, formidável aos inimigos, e afiança para o futuro à perpetuidade do seu sistema.
(Diário do Governo n.28, 05/02/1823, grifos no original). (Fonte: PIMENTA, João Paulo G. A independência do Brasil como uma revolução: história e atualidade de um tema clássico. História da historiografia- Ouro Preto- n. 3, Set. de 2009, p. 52-82.)
Neste ano, estamos comemorando o bicentenário da Independência do Brasil, tema e muitos trabalhos historiográficos no século XX, por sua perspectiva conservadora, levaram a vários questionamentos sobre o nosso rompimento com a metrópole portuguesa. Com relação ao processo de independência da América Latina que foi com o uso da força e da violência, nosso processo pareceu mais pacífico, sendo, por isso, elogiado, nos jornais da época, como nos mostra a citação acima. Nesse sentido, podemos considerar que o processo de Independência foi:
I- Diferente da América Latina pela presença da Família Real que tornou o Brasil a sede do Império, criando uma estrutura de metrópole para comportar a corte que chegou aqui fugida em 1808.
II- Considerado revolucionário hoje porque houve um rompimento do sistema colonial, abrindo as portas para o Capitalismo Industrial do café e da cana-de-açúcar mesmo mantendo o sistema escravista.
III- Mediado pelos fazendeiros e pelos políticos que defendiam a manutenção da escravidão sob o argumento que não saberiam utilizar outra forma de mão de obra que não fosse a escrava, colocando em risco a economia.
IV- Revolucionária, mas não rompeu com o sistema colonial e com a quebra de monopólio comercial que era imposto por Portugal e Espanha, marcando uma transição do Feudalismo para o Capitalismo.
V- Manteve a monarquia e o sistema escravista por causa da política conciliatória entre os fazendeiros de cana-de-açúcar e de café, marcando a permanência feudal no modo de produção.
Estão CORRETAS:
No deslace da última guerra de Independência de Cuba, no século XIX, dada a intervenção, a revolução foi bloqueada no plano _____________ e paralisada no plano político, o que resultou dele foi, em sentido estrito, uma transição __________ para uma ________ e longínqua emancipação nacional.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.