Visando assegurar o bom controle da região, os espanhóis di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2606355 História
Visando assegurar o bom controle da região, os espanhóis dividiram a América de acordo com a realidade com que eles se deparavam. Nesse sentido, a América Espanhola foi dividida em duas grandes formas administrativas. Quais são elas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na América Espanhola, o sistema administrativo colonial foi uma estrutura desenvolvida pelos espanhóis para garantir o controle e a exploração eficaz das suas vastas posses no Novo Mundo. A administração foi baseada em duas principais formas: Vice-Reinos e Capitanias Gerais. Cada uma tinha características específicas e funções que permitiam aos colonizadores manter a ordem, promover a evangelização, administrar a justiça e explorar os recursos naturais.

1. Vice-Reinos

Os Vice-Reinos eram a principal divisão administrativa e política da América Espanhola, sendo considerados as unidades administrativas mais amplas e importantes. Eles tinham uma estrutura que imitava a organização política da Espanha, com o objetivo de exercer autoridade em nome do rei. Abaixo, suas características:

Características Gerais

  • Autoridade Centralizada: O Vice-reino era governado por um vice-rei, que era um representante direto do rei da Espanha. Esse cargo tinha a função de manter a autoridade e implementar as políticas da Coroa espanhola na América.
  • Grande Extensão Territorial: Cada Vice-reino cobria vastas áreas territoriais, que incluíam várias províncias e cidades. Isso fazia com que o vice-rei tivesse uma influência significativa sobre a administração, economia e questões militares da região.
  • Sistema Econômico: O Vice-reino tinha a responsabilidade de controlar o sistema de exploração econômica, que incluía atividades como a mineração, principalmente de prata e ouro, e a agricultura. O vice-rei supervisionava a cobrança de impostos e a implementação do sistema de encomienda e outras formas de trabalho forçado indígena.

Exemplos de Vice-Reinos:

  • Vice-Reino do P€ru: Criado em 1542, com a capital em Lima, era o mais importante da América do Sul, responsável pela administração das riquezas mineradoras, principalmente de prata.
  • Vice-Reino da Nova Espanha: Criado em 1535, com a capital na Cidade do México, abarcava a América Central, parte da América do Norte e territórios das Filipinas.
  • Vice-Reino do Rio da Prata: Criado em 1776, com a capital em Buenos Aires, buscava organizar e consolidar o controle espanhol no sul da América do Sul.
  • Vice-Reino de Nova Granada: Criado em 1717 (reestabelecido em 1739), com a capital em Bogotá, compreendia a região da atual Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá.

Funções do Vice-rei

  • Administrar a justiça e supervisionar os tribunais locais (audiências).
  • Manter a ordem pública e controlar as forças armadas.
  • Recolher tributos para a Coroa espanhola.
  • Coordenar a evangelização e a relação com a Igreja Católica.
  • Regular o comércio e monitorar as atividades econômicas.

[continua...]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo