Questões de Concurso Sobre medievalidade europeia em história

Foram encontradas 519 questões

Q3086389 História

Durante grande parte da Idade Média preponderou na Europa Ocidental um modo de produção econômico, político e social baseado na posse da terra.


Assinale a alternativa que identifica corretamente esse modo de produção e uma de suas características.

Alternativas
Q3086361 História

Julgue o próximo item, acerca das Cruzadas.


As Cruzadas foram apoiadas por todos os cristãos da Europa desde o início, sem resistências internas ou críticas de qualquer tipo, visto que a guerra era considerada uma obrigação religiosa universal.

Alternativas
Q3086360 História

Julgue o próximo item, acerca das Cruzadas.


A Quarta Cruzada, ao invés de lutar contra os muçulmanos, desviou-se de seu objetivo original e resultou no saque de Constantinopla em 1204, enfraquecendo o Império Bizantino e contribuindo para sua queda final em 1453.

Alternativas
Q3086359 História

Julgue o próximo item, acerca das Cruzadas.


As Cruzadas resultaram na criação de diversos Estados Cruzados no Oriente Médio, como o Reino de Jerusalém, que sobreviveu por quase dois séculos até ser reconquistado pelos muçulmanos sob a liderança de Saladino.

Alternativas
Q3086358 História

Julgue o próximo item, acerca das Cruzadas.


Além do objetivo religioso, as Cruzadas também foram impulsionadas por fatores econômicos e políticos, como a busca por novas terras e riquezas, além de oportunidades de expansão comercial para as cidades italianas.

Alternativas
Q3083331 História

Os cristãos formavam comunidades organizadas, que se reuniam em torno das igrejas e respeitavam uma estrutura hierárquica formal, composta de supervisores (em grego, episkopos ou bispos), diáconos e presbíteros. Além disso, o Cristianismo já havia se adaptado melhor às tradições romanas e vice-versa. [...] Em 313, o novo governante, Constantino I, percebeu que, ao invés de combater a cristandade, poderia trazê-la para seu lado e usá-la como base de sustentação de seu império. “Constantino foi um visionário. Fez uma opção política pelo cristianismo, numa época em que apenas 10% da população pertencia a essa fé” [...].

(DREHER, 2013.)


A partir da chegada dos povos germânicos em grande parte da Europa Central, sofrem grande influência da cultura greco- -latina. Nesse processo: 

Alternativas
Q3076365 História
Durante a Idade Média, a Igreja Católica desempenhou um papel central na vida social e política da Europa feudal. Assinale a assertiva que caracteriza corretamente esse papel. 
Alternativas
Q3072996 História
Carlos Magno, também conhecido como Carlos I, foi um importante líder europeu do século VIII, cujo império teve um impacto significativo na história da Europa Ocidental. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3072985 História
O feudalismo foi um sistema social, econômico e político que predominou na Europa durante a Idade Média. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3070332 História
Quando as potências europeias empreenderam a exploração de naturezas distantes como uma questão de importância econômica, política e científica, a produção de imagens representou uma prática central por investigar a natureza imperial e incorporá-la na ciência europeia. As expedições europeias da época (século XVIII e XIX) empregavam artistas que produziam grandes números de ilustrações sobre a natureza. Os naturalistas desenvolveram formas especializadas de ver através do treinamento multimídia que envolveu plantas, textos e imagens. O trabalho de representação da natureza exigia práticas de observação cuidadosamente conduzidas e fortemente aplicadas e representadas. Treinados como observadores e representantes e trabalhando em estreita colaboração com os artistas, os naturalistas construíram uma cultura visual baseada em padrões.
Adaptado de: BLEICHMAR, Daniela. Visible empire: botanical expeditions and visual culture in the Hispanic Enlightenment, Chicago: The University of Chicago Press,2012, pp. 7.-8.

A respeito da relação entre ciência e artes nas expedições europeias nos séculos XVIII e XIX, é correto afirmar que as ilustrações científicas
Alternativas
Q3070330 História

Observe a pintura a seguir: 


Q43.png (411×233)

Fonte: Bruegel, Pieter. Triunfo de la muerte, 1562-1563. Museo del Padro, Madrid.



A imagem faz parte de um movimento artístico tardo medieval que tinha a morte como centro de representação. A respeito da peste negra na época tardo medieval, está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3051429 História
O século XIV testemunhou uma crise da antiga ordem feudal, seguindo bem nos calcanhares do surgimento das cidades corporativas com grande medida de autonomia local, política e econômica, bem como uma influência grandemente aumentada nos negócios nacionais. Nessa crise, o modo de produção feudal, baseado na servidão, foi seriamente abalado e atingiu um adiantado estado de desintegração, cujos efeitos foram vistos na economia senhorial do século seguinte.
(DOBB, 1965, p. 33.)
A crise a que se refere o excerto anterior, na verdade:
Alternativas
Q3051427 História
Várias heresias foram combatidas e seus partidários condenados à morte. Mas suas ideias contribuíram, séculos depois, para a Reforma Religiosa. A formação das monarquias modernas foi outro fator que colaborou para o nascimento do movimento reformista, uma vez que o conflito entre o poder temporal, representado pelo Rei, e o poder espiritual, representado pelo Papa, constituía um obstáculo ao fortalecimento da autoridade central. Além disso, os dízimos transferidos para Roma prejudicavam as finanças dos Estados. E as extensas propriedades da Igreja em cada reino eram cobiçadas pelos reis e pela nobreza.
(VARIA HISTÓRIA, Belo Horizonte, vol. 23, nº 37: p.130-150, Jan/Jun 2007.)
Na esteira das transformações ocorridas na transição da Idade Média para a Idade Moderna, antes mesmo dos grandes reformistas, alguns movimentos são considerados precursores da Reforma, tais como o caso de John Wycliffe e o caso do padre Jan Huss, cujos movimentos:
Alternativas
Q3051426 História
Durante boa parte da Idade Média, em especial a Idade Média Central e a Baixa Idade Média, quase todos os elementos da vida neste período mostravam-se abertamente: a peste, a morte, as calamidades; os grandes fatos da vida, as catástrofes, o nascimento, o matrimônio, o enterro, o cemitério; a Igreja, as procissões, os julgamentos, as transações comerciais; a fé, a justiça, as aventuras do cavaleiro, o amor, a cidade e o campo; o real, o imaginário, os fantasmas, os vivos e os mortos, os santos; a Igreja e o cisma; os papas e os reis; o fim do mundo, o reino das trevas, o paraíso e homem. “Tudo o que acontecia na vida era dotado de contornos bem mais nítidos que os de hoje.” (HUIZINGA, 2015, p. 11.)
Basicamente, em todos esses eventos do cotidiano, pairava a presença soberana da Igreja Católica, que, entre os muitos métodos de expandir seus dogmas e preceitos, utilizou-se:
Alternativas
Q3051425 História
“(...) em todas as formas de sociedade, é uma determinada produção e suas relações que atribuem posição e influência a qualquer outra produção e suas relações. É uma iluminação geral, em que são imersas todas as cores e que modifica suas tonalidades particulares. É um éter especial a definir a gravidade específica de tudo o que dele se destaca.” No lugar da noção de primazia do “econômico” (mais “real”) – com que as normas e a cultura são vistas como reflexos secundários –, o que essa passagem enfatiza é a simultaneidade da manifestação de relações produtivas particulares em todos os sistemas e áreas da vida social.
(THOMPSON, 2001.)
Especificamente no que se refere ao feudalismo e suas relações produtivas: 
Alternativas
Q3046373 História
Assinale a assertiva que apresenta de forma incorreta sobre o feudalismo.
Alternativas
Q3044661 História

Com relação aos modos de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental, julgue a afirmação abaixo: 


O Hesicasmo era uma tradição mística que enfatizava a quietude interior, a meditação e a repetição da "Oração de Jesus" como meios de alcançar a união com Deus. Essa prática influenciou a teologia ortodoxa e a arte bizantina, levando ao desenvolvimento de iconografias e de uma profunda espiritualidade que permeava a vida cotidiana, especialmente nos monastérios.

Alternativas
Q3044660 História

Com relação aos modos de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental, julgue a afirmação abaixo: 


A estrutura social na Europa Oriental medieval, especialmente no Império Bizantino, era marcada por uma rígida hierarquia, através da qual a aristocracia e a burocracia imperial ocupavam posições de destaque. A sociedade era estratificada, com o imperador no topo, seguido por nobres, clérigos e uma classe média composta por comerciantes e artesãos, enquanto camponeses e servos constituíam a base da pirâmide social.

Alternativas
Q3044659 História

Com relação aos modos de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental, julgue a afirmação abaixo: 


Na Europa Ocidental, durante o período medieval, as cidades desempenhavam um papel secundário na economia, sendo superadas em importância pelos monastérios, que concentravam a maior parte da produção e distribuição de bens. 

Alternativas
Q3044658 História

Com relação aos modos de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental, julgue a afirmação abaixo: 


Na Europa Ocidental medieval, a economia feudal era caracterizada pela autossuficiência das unidades produtivas chamadas feudos, onde a produção agrícola era exclusivamente voltada para o consumo interno, sem comércio ou trocas entre os feudos. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: C
5: C
6: D
7: C
8: A
9: C
10: E
11: A
12: B
13: A
14: D
15: C
16: B
17: C
18: C
19: E
20: E