Questões de Concurso Comentadas sobre medievalidade europeia em história

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Q3051429 História
O século XIV testemunhou uma crise da antiga ordem feudal, seguindo bem nos calcanhares do surgimento das cidades corporativas com grande medida de autonomia local, política e econômica, bem como uma influência grandemente aumentada nos negócios nacionais. Nessa crise, o modo de produção feudal, baseado na servidão, foi seriamente abalado e atingiu um adiantado estado de desintegração, cujos efeitos foram vistos na economia senhorial do século seguinte.
(DOBB, 1965, p. 33.)
A crise a que se refere o excerto anterior, na verdade:
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Q3051426 História
Durante boa parte da Idade Média, em especial a Idade Média Central e a Baixa Idade Média, quase todos os elementos da vida neste período mostravam-se abertamente: a peste, a morte, as calamidades; os grandes fatos da vida, as catástrofes, o nascimento, o matrimônio, o enterro, o cemitério; a Igreja, as procissões, os julgamentos, as transações comerciais; a fé, a justiça, as aventuras do cavaleiro, o amor, a cidade e o campo; o real, o imaginário, os fantasmas, os vivos e os mortos, os santos; a Igreja e o cisma; os papas e os reis; o fim do mundo, o reino das trevas, o paraíso e homem. “Tudo o que acontecia na vida era dotado de contornos bem mais nítidos que os de hoje.” (HUIZINGA, 2015, p. 11.)
Basicamente, em todos esses eventos do cotidiano, pairava a presença soberana da Igreja Católica, que, entre os muitos métodos de expandir seus dogmas e preceitos, utilizou-se:
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Q3051425 História
“(...) em todas as formas de sociedade, é uma determinada produção e suas relações que atribuem posição e influência a qualquer outra produção e suas relações. É uma iluminação geral, em que são imersas todas as cores e que modifica suas tonalidades particulares. É um éter especial a definir a gravidade específica de tudo o que dele se destaca.” No lugar da noção de primazia do “econômico” (mais “real”) – com que as normas e a cultura são vistas como reflexos secundários –, o que essa passagem enfatiza é a simultaneidade da manifestação de relações produtivas particulares em todos os sistemas e áreas da vida social.
(THOMPSON, 2001.)
Especificamente no que se refere ao feudalismo e suas relações produtivas: 
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Q3046373 História
Assinale a assertiva que apresenta de forma incorreta sobre o feudalismo.
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Q3044661 História

Com relação aos modos de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental, julgue a afirmação abaixo: 


O Hesicasmo era uma tradição mística que enfatizava a quietude interior, a meditação e a repetição da "Oração de Jesus" como meios de alcançar a união com Deus. Essa prática influenciou a teologia ortodoxa e a arte bizantina, levando ao desenvolvimento de iconografias e de uma profunda espiritualidade que permeava a vida cotidiana, especialmente nos monastérios.

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Q3044660 História

Com relação aos modos de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental, julgue a afirmação abaixo: 


A estrutura social na Europa Oriental medieval, especialmente no Império Bizantino, era marcada por uma rígida hierarquia, através da qual a aristocracia e a burocracia imperial ocupavam posições de destaque. A sociedade era estratificada, com o imperador no topo, seguido por nobres, clérigos e uma classe média composta por comerciantes e artesãos, enquanto camponeses e servos constituíam a base da pirâmide social.

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Q3044658 História

Com relação aos modos de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental, julgue a afirmação abaixo: 


Na Europa Ocidental medieval, a economia feudal era caracterizada pela autossuficiência das unidades produtivas chamadas feudos, onde a produção agrícola era exclusivamente voltada para o consumo interno, sem comércio ou trocas entre os feudos. 

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Q3035184 História

“Papado e império na Idade Média. Eis aqui dois projetos universais para uma mesma Cristandade Ocidental que começa a se consolidar desde os primórdios medievais.” (Barros, José D'Assunção. Papas, imperadores e hereges na Idade Média. Petrópolis. Vozes. 2012. p. 149). Tendo como premissa este fragmento, avalie as assertivas a seguir.


I- No século VIII da era cristã, os dois projetos universais se consolidaram enquanto antagônicos e tomaram rumos diferentes: o de expansão dos reino Franco e o de universalismo espiritual da Igreja Romana sobre as populações cristãs do Ocidente.


II- A ascensão do reino Franco na Europa ocorreu num contexto em que a Igreja Romana, detentora de um vasto território temporal na parte central da Itália, via-se afrontada por duas grandes ameaças, os povos lombardos e o Império Bizantino que controlava a Igreja Cristã Oriental.


III- Homem reformador e consciente das transformações de seu tempo, o Papa Gregório VII, percebeu que a sobrevivência e as possibilidades de desenvolvimento da Igreja, enquanto instituição, dependia de resolver algumas questões, entre estas podemos destacar a necessidade de fixar a autonomia da Igreja em relação ao Império.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

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Q3035181 História

“O que domina a mentalidade dos homens da Idade Média e o que determina o essencial de suas atitudes é o sentimento de insegurança.” (Goff, Jacques Le. Tradução José Rivair de Macedo. A civilização do ocidente medieval. Bauru. SP. Edusc. 2005. P 325)

Partindo deste contexto, analise as proposições a seguir:


I- Para combater a insegurança material e moral, a Igreja percebia que só havia uma solução: apoiar-se na solidariedade do grupo e na vida nas comunidades de que se fazia parte.


II- No pensamento medieval, os objetos eram considerados como a figuração de alguma coisa que lhe corresponderia num plano mais elevado, o sagrado, tornando-se símbolo.


III- O simbolismo medieval tem um grande reservatório que é a natureza, mas não dá importância ao significado das palavras. A nominação não é conhecimento e tomada de posse das coisas.


IV- No simbolismo medieval, o mundo animal era sobretudo o universo do bem, eles são sempre símbolos de força, de pureza e de um mundo sagrado.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

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Q3028575 História
No período da Idade Média, as composições das classes sociais ganharam a força dos comerciantes e da própria Igreja, preocupados em como criar as bases concretas para desenvolver a economia para além da produção baseada na terra, o que não significava abandoná-la. É nesse período que a Igreja Católica propõe a realização do movimento denominado
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Q3028574 História
Leia a afirmação com atenção.

Organizado sob a lógica servil e obediência religiosa, o sistema de classe da sociedade feudal era marcado pela subordinação em troca de alimento e abrigo. O argumento de segurança e proteção por parte dos senhores feudais tinha como objetivo justificar o(a)
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Q3015240 História
“[As Cruzadas] foram expedições militares empreendidas contra os inimigos da Cristandade e por isso legitimadas pelas Igreja, que concedia aos seus participantes privilégios espirituais e materiais”. (FRANCO JR., H. As Cruzadas. São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 7).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- As motivações teológicas foram as únicas a fundamentar as Cruzadas, uma vez que na Sociedade Cristã Ocidental a religião era o fator determinante.
II- A ocupação islâmica da Terra Santa e a perda de Constantinopla para os otomanos, motivaram a Primeira Cruzada.
III- A expansão demográfica do Ocidente gerou um contingente populacional que foi atraído pelas Cruzadas e pelos benefícios prometidos aos que delas participavam.
IV- Os nobres secundogênitos viram nas Cruzadas a possibilidade de conquistar terras e prestígio (que não tinham, de acordo com os costumes sucessórios feudais). 
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Q3015234 História
“Entre 1150 e 1340, uma nova sociedade urbana se instaura. Embora situada no Feudalismo, não são as hierarquias da sociedade feudal que melhor podem caracterizá-la, mas um novo tipo de estratificação social ligado à economia, à propriedade urbana, ao dinheiro, à influência na cidade.” (LE GOFF, J. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 144).
Assinale a alternativa correta. 
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Q3008357 História
“Houve espíritos práticos – cruéis – que não viram as pobres gentes a não ser como instrumentos maléficos de um desígnio destruidor da ordem construída”
Fonte: ROMERO, José Luís. Crise e ordem no mundo feudoburguês. São Paulo: Editora Palíndromo, 2005, p. 123.
Entre os primórdios do século XIV e as primeiras décadas do século XV, as tensões da vida social na Europa ficaram explícitas. Os camponeses se revoltaram contra a miséria a que estavam submetidos, explodiram conflitos entre os príncipes e as cidades, a Igreja Católica passou a ser questionada pelo apoio à ordem. Esse contexto evidenciava:
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Q3008356 História
Uma das formas de organização cultural anterior à modernidade europeia era a rede de proteção envolvendo o cavaleiro. Quando esse estava em perigo, apelava aos amigos carnais. Essa rede de proteção remete:
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Q2932114 História

Segundo o bispo Adalberon de Laon, o “domínio da fé é uno, mas há um triplo estatuto na Ordem”.


(FRANCO Júnior, Hilário. A Idade Média. Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006. p. 89)
A imagem da sociedade medieval para esse membro da Igreja era de que, na casa de Deus,

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Q2915957 História

O historiador francês especializado na Idade Média Jacques Le Goff, foi um dos idealizadores da corrente conhecida como "Nova História", Le Goff dedicou boa parte de sua carreira à antropologia medieval, disciplina que enriqueceu ao abordar todos os aspectos da vida em sociedade. A partir dos anos 70 foi um dos pais do movimento “Nova História”, com uma reflexão sobre a profissão do historiador, em ensaios como “Faire de l'histoire” (1986, Fazer História, com Pierre Nora) ou “Histoire et mémoire” (História e memória, 1988).


(Adap. http://www.estadao.com.br/noticias/arte‐e‐lazer,

historiador‐jacques‐le‐goff‐morre‐aos‐90‐anos,1147726,0.htm )


Sobre a contribuição de Jacques Le Goff para a historiografia, conhecida como Nova História, analise as afirmativas a seguir.


I. Seus estudos sobre o período medieval mostraram a importância do nível estrutural de análise, investigado por Le Goff a partir da relação do homem com o meio, que o historiador denominou geohistória.

II. A nova história se caracterizou pela retomada do valor da análise econômica de base marxista, representada, no trabalho de Le Goff, por seus estudos sobre ciclos econômicos de curta e longa duração, com forte metodologia estatística.

III. A história do imaginário medieval foi uma das frentes de trabalho de Le Goff, que estava atento às estruturas mentais, aos hábitos de pensamento e aos aparatos intelectuais, buscando detectar, por exemplo, mudanças nas representações da vida depois da morte.


Assinale:

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Q2915792 História

O feudalismo foi um fenômeno histórico que teve sua origem relacionada à ruralização da sociedade. Na época moderna, no contexto da Europa Ocidental, verificou-se uma revolução social, na qual o feudalismo dá lugar ao capitalismo.


Foram causas da desagregação da ordem econômica feudal, EXCETO:

Alternativas
Q2892011 História

As relações de suserania e vassalagem, na Idade Média, consistiam em:

Alternativas
Q2812433 História

“Somente a partir do século XI é que se generalizou o grande comércio. Sua penetração combinou-se com o crescimento da produção local destinada ao mercado, com a progressiva substituição das oficinas confiadas aos servos na reserva senhorial para a fabricação de objetos de uso corrente pelas oficinas urbanas. Este primeiro passo na direção da especulação acha-se na origem da oposição cidade-campo, cujo papel na história é bastante importante.” Vilar, Pierre. O renascimento das cidades: burguesias mercantis e corporações; in Santiago, Theo. Do feudalismo ao capitalismo: uma discussão histórica. São Paulo: Contexto, 2013; p. 39.

Sobre os elementos da transição que explicam o final do feudalismo e o surgimento do capitalismo marque a alternativa correta:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: C
6: C
7: E
8: D
9: C
10: B
11: A
12: E
13: C
14: B
15: A
16: A
17: C
18: C
19: B
20: D