Questões de Concurso Sobre mercantilismo e a economia de estados em história

Foram encontradas 208 questões

Q3212659 História
Sobre o contexto do Mercantilismo na Europa Moderna, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA:
Alternativas
Q3202606 História
No Mercantilismo, o Metalismo determinava:
Alternativas
Q3177995 História
Fazem parte do processo histórico da consolidação do mercantilismo, EXCETO: 
Alternativas
Q3177990 História
Analise as assertivas a seguir em relação ao projeto e processo de expansão colonialista:

I. No Brasil, o projeto de posse portuguesa na região foi consolidado imediatamente após a chegada de Portugal a todas as regiões.
II. Portugal estabeleceu colônias e organizações comerciais na América, Ásia e África.
III. O projeto de colonização americana foi menos importante para Portugal, porque só depois da descoberta de metais valiosos e produtos lucrativos para a negociação com o mercado africano-asiático que as ações de interesse foram concretizadas.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3165640 História
Ao longo do século XVII, ocorreram diversos movimentos na Inglaterra. Em 1688, Jaime II se exilou e Guilherme assumiu o poder, processo que alterou profundamente a estrutura política inglesa e estabeleceu a monarquia constitucional ou monarquia parlamentar. Durante qual revolução isso ocorreu?
Alternativas
Q3157994 História
Sobre a transição dos sistemas econômicos e suas implicações históricas, analise as afirmativas com base nas análises de Braudel (1985), Wallerstein (1974) e Marx (1867):

I. A transição do feudalismo para o capitalismo foi marcada pelo declínio da servidão e pela expansão das cidades, um processo acelerado pelo aumento do comércio e pela formação de mercados regionais.
II. O mercantilismo, como sistema econômico predominante entre os séculos XVI e XVIII, consolidou o papel do Estado na economia, mas enfrentou resistências teóricas, como as críticas de Adam Smith em A Riqueza das Nações.
III. Nas economias coloniais, a exploração de recursos e a mão de obra escravizada garantiram o acúmulo primitivo de capital, essencial para a formação do capitalismo industrial no século XVIII.
IV. A teoria marxista argumenta que o mercantilismo foi a etapa inicial do capitalismo, promovendo uma acumulação intensiva que resultou na ascensão da burguesia industrial.
V. A crise do sistema feudal foi acentuada pela Peste Negra do século XIV, que resultou na escassez de mão de obra e no enfraquecimento das estruturas senhoriais.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3156473 História
Q45.png (504×321)

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir:

“O contato entre a China e o Ocidente ocorria por meio do comércio. Entre as civilizações oriental e ocidental, formaram-se várias rotas para trocas comerciais, chamadas de ______________, que atravessavam a Ásia Central e chegavam à região dos mares Cáspio e Negro.” 
Alternativas
Q3156460 História
A chegada da Peste Bubônica na Europa está historicamente associada a qual rota comercial?
Alternativas
Q3143639 História
A economia mercantilista marcou nossa formação no período colonial e permaneceu, após a Independência, em função do nosso isolamento e atraso intelectual, perdurando sob o verniz das ideias liberais e até mais tarde. Esses remanescentes de um passado que nos esforçamos por extinguir, mas que se obstinam em permanecer, são os resíduos, “a ossada” de uma estrutura econômica vigente na Europa até o século XVIII, em Portugal e Espanha até bem-avançado o século XIX e hoje reduzida à categoria de fóssil histórico. Chama a atenção, no período histórico imbuído de práticas denominadas mercantilistas:
Alternativas
Q3136867 História
Durante o reinado de Filipe II de Espanha, a chamada "União Ibérica" (1580-1640) marcou a unificação das coroas de Portugal e Espanha. Embora o governo filipino tentasse manter um equilíbrio entre as duas coroas, o período foi marcado por tensões e resistências em Portugal. Assinale a alternativa que descreve corretamente um impacto significativo da União Ibérica para o Império Português.
Alternativas
Q3136862 História
A centralização do poder monárquico foi um processo importante na Península Ibérica, especialmente com os reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, no final do século XV. Qual das alternativas descreve corretamente uma consequência da união desses dois reinos?
Alternativas
Q3133753 História
No capitalismo Comercial as grandes navegações garantiram uma evolução nos meios de transporte e comunicação. Marque a alternativa que apresenta a política econômica utilizada no Capitalismo Comercial.
Alternativas
Q3122102 História
O mercantilismo foi uma política econômica adotada pela maioria dos estados europeus na Era Moderna, com o objetivo de acumular riquezas e fortalecer o Estado. Qual dos elementos a seguir representa um princípio mercantilista fundamental adotado por países como Portugal e Espanha durante o período colonial?
Alternativas
Q3102866 História
O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas e políticas que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII, sua prática:
Alternativas
Q3102522 História
As relações entre as metrópoles europeias e suas colônias foram pautadas por um conjunto de normas cujo objetivo era assegurar o monopólio do comércio e o domínio político dos territórios americanos.
Este sistema é denominado de: 
Alternativas
Q3049020 História
Para uma rápida definição, o Mercantilismo seria uma espécie de política de nacionalismo econômico, ou seja, cada país mobilizava esforços para proteger sua economia interna, e isso se dava de várias maneiras. Uma delas era de assegurar dentro de cada país seu ouro e prata, que, na época, eram os representantes simbólicos da riqueza do Estado, e como o caso do ouro extraído das colônias americanas pelos espanhóis e portugueses, esse deveria ser mantido nos respectivos países colonizadores. Outro aspecto do sistema Mercantilista era a forte intervenção do Estado na economia, visto que esse almejava seu fortalecimento.
(DEYON, Pierre, 2009, p. 442-443.)

Nesse contexto mercantil, cada Estado desenvolveu estratégias econômicas que possibilitaram a manutenção das cortes e seu desenvolvimento interno, tais como: 
Alternativas
Q3046375 História
Assinale corretamente o nome dado a ideia de que a riqueza de um país é medida pela quantidade de ouro e prata que possui.  
Alternativas
Q3032469 História

Um dos objetivos da política mercantilista foi a acumulação de metais preciosos.


Assinale a alternativa que indica uma das bases econômicas que favoreceu essa acumulação.

Alternativas
Q3028576 História
A burguesia foi considerada como uma classe social que surgiu em meio à deterioração do sistema feudal. Localizada em burgos, territórios construídos fora dos feudos, constitui-se como uma das principais características da classe burguesa:
Alternativas
Q3026900 História
“O mercantilismo destruiu o particularismo desgastado do comércio local [...] abrindo caminho para um comércio nacional”.
Texto extraído de: POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época; tradução: Fanny Wrobel. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000, p. 86.

Sobre a implementação do sistema mercantil na era moderna, conforme análise de Polanyi, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: A
6: D
7: B
8: D
9: A
10: C
11: B
12: C
13: C
14: C
15: A
16: C
17: C
18: A
19: C
20: E