Questões de Concurso
Comentadas sobre mundo árabe : de maomé ao império em história
Foram encontradas 45 questões
Durante o Califado Abássida, a cidade de Bagdá tornou-se um centro intelectual e cultural de influência mundial, atraindo estudiosos de várias partes do mundo islâmico, mas a expansão territorial do Islã praticamente cessou nesse período.
A Hégira, a migração de Maomé de Meca para Medina em 622 d.C., marca o início do calendário islâmico. Essa migração foi um movimento principalmente militar, voltado para a conquista de Meca.
O conceito de "Dhimmi" no período de expansão islâmica referia-se aos povos que se convertiam ao Islã e, por isso, eram obrigados a pagar o imposto de jizya em troca de proteção e autonomia religiosa.
A expansão islâmica na Península Ibérica foi pacífica, resultado de acordos entre os governantes visigodos e as forças islâmicas, sem a necessidade de batalhas ou resistência significativa.
Texto extraído de: GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 116.
No capítulo Ecce, da mencionada obra, o historiador italiano propõe-se a contatar as análises sobre o Novo Testamento e a iconografia cristã. Sobre essa proposta analítica e suas conclusões, é CORRETO afirmar:
“A palavra mesquita deriva do árabe masjid, que significa lugar de prostração. É aí que os muçulmanos se reúnem para curvar-se em oração, especialmente às sextas-feiras, o Dia da Reunião. [...] As mesquitas ficaram associadas à educação e também aos túmulos dos muçulmanos importantes, especialmente mártires, califas e sufis. As mesquitas ligadas a Maomé são especialmente veneradas.” Bowker, J. Para entender as religiões. São Paulo: Ática, 1997. (Adaptado).
Sobre o processo de criação e expansão do Islã marque a opção correta:
“Na metade do século XI, o Ocidente cristão inicia, com tentativas isoladas, a ofensiva contra o Islã. Mas não é nada que se assemelhe a uma guerra religiosa. São guerras de conquista que são feitas até mesmo contra gente da mesma religião, se as circunstâncias e a posição geográfica se preste a isso. Quanto aos normandos, atacaram indiferentemente tanto Bizantinos quanto Muçulmanos.”
PIRENNE, Henri. Storia d´Europa dalle invasioni al XVI secolo. Roma: Orsa Maggiore, 1991
O texto de Pirenne apresenta os vários aspectos das Cruzadas no fim da Idade Média. Sobre as Cruzadas é INCORRETO afirmar:
Leia o fragmento a seguir.
O Islão acrescenta um aspecto particular à tradição europeia: do séc. IX ao XII estudavam-se os escritos de Aristóteles com mais afinco e profundidade no mundo islâmico do que no ocidente cristão. |
MEISSNER, H. A Antiguidade cria laços. Iniciativa em favor de uma cultura humanística na Europa. Apud MELO, A. M. M. A conquista da liberdade: ecos das grandes batalhas na cultura greco-romana. Ágora. Estudos Clássicos em Debate, n. 11, 2009, p. 75. Disponível em: < http://www2.dlc.ua.pt/classicos/5.Melo.pdf >. Acesso em: 4 maio 2016.
O texto se refere a um movimento ocorrido no contexto da
Durante um período de algumas centenas de anos, o Islã se espalhou de seu local de origem, na Península Arábica, até a Península Ibérica e o norte da Índia. Sobre o Islã, é possível afirmar que:
Sobre a expansão do Islamismo na Península Arábica no século VII, enumere os acontecimentos abaixo de acordo com a ordem cronológica.
( ) Com receio de que o Islamismo pudesse prejudicar os negócios impulsionados pelas peregrinações a Meca, Maomé enfrenta oposição das principais famílias da região, sobretudo o grupo coraixita.
( ) Após uma mudança nas relações com os coraixitas, Maomé passou a governar Meca e os grupos submetidos, com o apoio de forças militares e um tesouro público constituído de doação e impostos.
( ) Em Medina (Yatrib), após a Hégira, Maomé expandiu seu poder para os oásis e o deserto, atraindo um grande número de seguidores e unificando as tribos árabes em torno da nova fé.
( ) Sob o domínio dos coraixitas, Meca tornou-se um grande centro de peregrinação, nela se situava a Caaba, um grande santuário que reunia as principais divindades árabes, além da Pedra Negra.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre a História da África, analise as afirmações a seguir e atribua V, caso verdadeira, ou F, caso falsa:
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
Meca, localizada na atual Arábia Saudita, é uma cidade histórica e sagrada para o Islã, principalmente devido à importância da Caaba (“Casa de Deus”). A Caaba, situada em Meca, é uma construção que abriga a Pedra Negra (um pedaço de meteorito), que os muçulmanos acreditam ter sido trazida do céu pelo anjo Gabriel para Abraão.
Julgue o item a seguir.
O Islamismo surgiu com a pregação de Maomé no início
do século VIII e rapidamente unificou as tribos árabes sob
uma nova religião. Os árabes expandiram seu território e
estabeleceram um vasto império que atingiu seu apogeu
sob os califados omíada e abássida. A partir do século XI,
o império começou a fragmentar-se, devido a forças
internas e externas, incluindo conflitos regionais, a
ascensão de dinastias rivais e invasões estrangeiras.
(OLIVER, 2004.)
O Islã começou a sua expansão na África provavelmente no Egito, logo após a morte de Maomé. Podemos considerar como um fator importante e favorável a essa expansão pelo continente africano:
Um professor de ensino fundamental II elabora uma aula sobre as sociedades islâmicas, tendo como fonte para incentivar o debate o trecho citado acima. O objetivo a ser alcançado é
O conflito israelo-palestino, que hoje se manifesta de forma veemente e toma atenção global, é um dos conflitos mais antigos e complexos do mundo. Estende-se por mais de 70 anos e envolve questões de território, identidade e religião. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir sobre o conflito:
I.Atualmente, o status político das Colinas de Golã é uma das questões mandatórias a serem negociadas entre Israel e os palestinos.
II.Em dezembro de 2017, o presidente americano Donald J. Trump fez uma mudança na política de longa data dos EUA, reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel.
III.Os palestinos aspiram a um Estado com Jerusalém como capital, mas, como Israel controla a cidade atualmente, os líderes palestinos estabeleceram suas instituições governamentais em Hebron, tornando a cidade sua capital administrativa.
IV.Após a sua criação nos termos dos Acordos de Oslo, a Autoridade Palestiniana (AP) foi liderada por Mahmoud Abbas, que, durante décadas, encarnou a causa palestiniana. Há muito visto por Israel como um terrorista, Abbas tornou-se uma figura política e o principal parceiro de negociação dos israelitas. Após sua morte, outro oficial de longa data assumiu suas funções como chefe da AP e da Organização para a Libertação da Palestina, o controverso Yasser Arafat.
V.Após a Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido assumiu o controle da Palestina sob um mandato da Liga das Nações, que durou até a criação de Israel em 1948.
VI.A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel e Egito, Líbano e Iraque que ocorreu de 5 a 10 de junho de 1967. A guerra terminou com uma vitória israelense, que conquistou, entre outros territórios, a Península do Sinai, a Faixa de Gaza e as Colinas de Golã, além de Jerusalém.
VII.Outra disputa militar árabe-israelense, conhecida como Guerra do Yom Kippur, foi travada quando, em 1973, o Egito e a Síria tentam retomar a Península do Sinai e as Colinas de Golã ocupadas por Israel.
É correto o que se afirma em:
A expansão muçulmana durante os séculos VII e X iniciou na Península Arábica, após a morte do profeta Maomé. Os califas, seus sucessores, iniciaram as campanhas militares que levaram à conquista de várias regiões na África, Ásia e Europa.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre os principais fatores que contribuíram para a expansão muçulmana:
Analise as informações a seguir:
I. O assim chamado Velho Testamento, Bíblia do judaísmo, é a obra-mestra do hebraísmo clássico, escrito em hebraico, com exceção de bem poucos capítulos, e a da forma como foi lida ao longo dos anos em contato com inúmeras outras religiões e, com isso, os seus sentidos.
II. O hebraísmo, como parte predominante da religião judaica, deve assumir, entre outras coisas, no decorrer dos séculos e milênios, a função de constituir e conservar, com suas leis, prescrições e proibições, a tribo judaica e seu convívio — função nacional.
III. O hebraísmo, como parte predominante da religião judaica, deve assumir, entre outras coisas, a função de ensinar a manter vivas uma concepção da divindade e uma ética de caráter universal, como foram proclamadas pelos profetas clássicos, cujas vozes de legisladores e de reformadores sociais ressoam através dos tempos até nossos dias
Marque a alternativa CORRETA: