Questões de Concurso
Sobre período entre-guerras: totalitarismos em história
Foram encontradas 233 questões
“[...] o sintoma mais marcante dessa política é a divisão. Destina-se a dividir a população em ‘nós’ e ‘eles’ [...] apelando para distinções étnicas, religiosas ou raciais, e usando essa divisão para moldar a ideologia e, em última análise, a política. Todo o mecanismo trabalha para criar ou solidificar essa distinção. Os políticos justificam suas ideias ao aniquilar um senso comum de história, criando um passado mítico para respaldar sua visão do presente” (Stanley, 2020, p. 115-16).
O trecho usa a dicotomia posta na diferença entre “nós” e “eles”, entre “cidadão legítimos” e “criminosos sem lei”, próprios do
As afinidades entre as ideologias dominantes nas extremidades oriental e ocidental do Eixo são deveras fortes.
[...].
Contudo, o fascismo europeu não podia ser reduzido a um feudalismo oriental com uma missão imperial nacional.
Em suma, apesar das semelhanças com o nacional-socialismo alemão (as afinidades com a Itália eram menores), o Japão não era fascista.
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos: O breve século XX: 1914 – 1991)
Entre as diferenças identificadas pelo autor, que fundamentam o exposto no excerto, está o fato de que, no Japão,
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/regimetotalitario.htm. Acesso em: 23 nov. 2024 (Adaptado).
Qual das ações abaixo NÃO foi utilizada por Adolf Hitler para consolidar seu regime na Alemanha nazista?
A ideologia comunista, em sua versão marxista-leninista, e a fascista, em suas formas italiana e alemã, atualizaram um tema clássico da cultura política europeia: a crítica da abstração democrática moderna, em nome da antiga sociedade orgânica, pela direita, e da futura sociedade socialista, pela esquerda.
Raphael Spode e, Gabriel G. Xavier. Abordagens clássicas das relações internacionais. São Paulo: Conceito Editorial, 2012, p. 23 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, referentes ao período entre as duas guerras mundiais, à Segunda Guerra Mundial e a declarações da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o economista John Maynard Keynes, após a Primeira Guerra Mundial, sem a restauração da economia alemã, era impossível a recomposição de uma civilização e economia liberais estáveis na Europa, pensamento que influenciou os franceses a tolerar uma política de realização alemã após 1924, o que, mesmo assim e devido à longa relutância francesa, terminou por enfraquecer a economia na Alemanha.
Raphael Spode e, Gabriel G. Xavier. Abordagens clássicas das relações internacionais. São Paulo: Conceito Editorial, 2012, p. 23 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, referentes ao período entre as duas guerras mundiais, à Segunda Guerra Mundial e a declarações da Organização das Nações Unidas (ONU).
No período entre as duas grandes guerras mundiais, os únicos países europeus com instituições políticas adequadamente democráticas que funcionaram sem interrupção foram a Grã-Bretanha, a Finlândia, o Estado Livre Irlandês, a Suécia e a Suíça.
BOBBIO. Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora da UnB, 1998. p.466.
O texto acima caracteriza o conceito de:
Em 7 de outubro passado, uma incursão do grupo “Hamas” ao território israelense causou a morte de pelo menos 1.200 pessoas e a captura de mais de uma centena de reféns, dando início a uma guerra que já produziu mais de 10.000 mortes.
Assinale a alternativa correta a respeito do tema.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito que envolveu países europeus, os Estados Unidos da América e outras nações como o Brasil, a China e o Japão.
Assinale a alternativa que identifica corretamente as causas desse conflito.
A Revolução Russa teve como causas:
I. a crise da monarquia absolutista czarista.
Il. a rápida industrialização, que aprofundou as desigualdades políticas e sociais.
Ill. a organização de um movimento socialista revolucionário.
IV. ao fracasso dos bolcheviques.
NÃO estão corretas as afirmativas:
“Os conflitos entre cristãos e muçulmanos se estenderam por mais de trezentos anos, do século XI ao XIII, trazendo morte e destruição. Nesse período, oito expedições partiram da Europa rumo ao Mediterrâneo Oriental. (...) O movimento cruzadista, no entanto, acabou por impulsionar uma série de outras mudanças, que contribuíram para a crise da sociedade feudal” (ALVES, 2010). A respeito das alterações geradas no mundo medieval a partir das Cruzadas, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao fundar a República Popular da China, Mao Tsé-tung: