Questões de Concurso Sobre processo de independência: dos movimentos nativistas à libertação de portugal em história

Foram encontradas 337 questões

Q3182293 História
A legislação emancipacionista durante o Brasil Imperial fez parte do processo que culminou com a abolição da escravidão. Sobre essa legislação é correto afirmar que:
Alternativas
Q3179410 História
O movimento de independência do Brasil e a consolidação do Estado Imperial representaram processos interligados, com influências internas e externas.
Sobre esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3175585 História
Ao longo de sua história, o Brasil foi palco de movimentos contestatórios, tanto no período colonial, em relação ao poder exercido pela metrópole portuguesa, quanto no período imperial, em relação ao governo monárquico. Influenciados pelas ideias iluministas, esses movimentos realizavam críticas não somente em relação às questões políticas, mas também econômicas e sociais. Considerando o tema, assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica correta dos fatos pertencentes a esse contexto histórico.
Alternativas
Q3171887 História
Analise as afirmativas abaixo:

I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.

É falso o que se afirma em: 
Alternativas
Q3159962 História
“A independência se deu por fatores distendidos no tempo. Não temos como pensar só em 1822, muito menos só no 7 de setembro”. Esta afirmação foi relatada pelo professor Alberto Schneider em uma entrevista a NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2022/09/nos-200-anos-da-independencia-do-brasilconheca-mitos-e-verdades-sobre-o-7-de-setembro

Sobre os inúmeros acontecimentos que antecederam o processo de independência do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3151967 História
A história do Brasil é marcada por movimentos de resistência e busca por independência ao longo do período colonial e imperial. Sobre a Conjuração Baiana de 1798, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, qual das alternativas a seguir está correta?
Alternativas
Q3143151 História
Com base nas ponderações de Emília Viotti da Costa em Da Monarquia à República: Momentos Decisivos, analise as proposições abaixo e marque a alternativa correta:

I – A política de Dom João VI no Brasil promoveu mudanças econômicas que enfraqueceram os pilares do absolutismo.
II – A heterogeneidade social dos movimentos revolucionários brasileiros foi um dos fatores que impediram sua eficácia.
III – Os movimentos brasileiros da época beneficiaram majoritariamente as elites, excluindo as camadas populares.
IV – Após a independência, o Brasil manteve elementos políticos herdados de Portugal, como a centralização do poder.

Alternativas:
Alternativas
Q3139095 História
O conflito mencionado (1707-1709) envolve o ouro em Minas Gerais, ocorrendo no momento em que são achadas as primeiras jazidas de ouro pelos paulistas, que julgavam ser os únicos a ter direito de explorar o ouro encontrado.
No entanto, vários forasteiros, sobretudo portugueses, começaram a surgir na região atrás do ouro encontrado.
O conflito foi um verdadeiro massacre. Alguns dos paulistas que sobraram decidiram se entregar, pois o líder havia dito que caso isso acontecesse pouparia as suas vidas. Porém, mesmo após a rendição, eles não cumpriram a promessa e terminaram de executar os paulistas. Esse episódio ficou conhecido como Capão da Traição.
Os paulistas que conseguiram fugir passaram a se dedicar à agricultura ou foram em busca de ouro em outro lugar, o que, algum tempo depois, viriam a conseguir em Goiás e Mato Grosso.
O conflito na região gerou grande preocupação à Coroa Portuguesa, que criou uma capitania na região a fim de centralizar a administração e regular a exploração de ouro.

https://militares.estrategia.com/portal/materias-e-dicas/historia/ revoltas-que-ja-ocorreram-no-brasil/

De acordo com as informações apresentadas, qual o nome do conflito que ocorreu 1707-1709?
Alternativas
Q3131165 História

Considerando a organização sociopolítica, econômica e cultural do Brasil no período imperial (Primeiro e Segundo Reinados), julgue o item que se segue.


As primeiras décadas subsequentes à Independência do Brasil foram marcadas por diversas revoltas, como a Balaiada, a Sabinada, a Cabanagem, a Revolta Farroupilha e a Revolta dos Malês. 

Alternativas
Q3131163 História

No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.


A Conjuração Baiana inspirava-se nos ideais da Revolução Francesa, tendo sido composta majoritariamente por membros da elite açucareira.

Alternativas
Q3131161 História

No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.


A Inconfidência Mineira propagava a independência de Minas Gerais e a sua transformação em uma monarquia constitucionalista. 


Alternativas
Q3118658 História
A Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolta dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, foi uma das revoltas provinciais que aconteceram no território brasileiro durante o Período Regencial. Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração (10 anos) e, além disso, foi uma das que apresentaram maior ameaça à integridade territorial brasileira.

Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Guerra dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Os termos da rendição ficaram conhecidos como Tratado do Poncho Verde.


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/revoluca o-farroupilha.htm
Marque a alternativa que justifique a Guerra dos Farrapos ser uma ameaça à integridade territorial brasileira.
Alternativas
Q3111138 História
Leia o fragmento: “Uma contenda entre grupos da elite local, sobre a nomeação do presidente da província, abriu caminho para a rebelião popular. Foi proclamada a independência do Pará. Uma tropa cuja base se compunha de negros, mestiços e índios atacou Belém e conquistou a cidade, após vários dias de dura luta. A partir daí, a revolta se estendeu ao interior da província”. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2012. p. 143.
O texto acima relata a eclosão e desenvolvimento da revolta regencial conhecida como:
Alternativas
Q3108086 História
“O 13 de maio marca o Dia da Abolição da Escravatura, instituída pela Lei Áurea há 136 anos. A data marca debate sobre como deve ser a reparação histórica ao povo negro escravizado.
Durante mais de quatro séculos, pelo menos 12,5 milhões de africanos foram sequestrados, transportados à força por longas distâncias, principalmente por navios e comerciantes europeus, e vendidos como escravos.
O Brasil era o principal destino, para onde vieram entre 4 e 5 milhões de homens, mulheres e crianças. Cerca de 1 milhão chegou pelo Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, o maior porto escravagista das Américas”.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitoshumanos/noticia/2024-05/data-da-abolicao-da-escravaturaretoma-debate-sobre-reparacao-negros. Acesso em: 24 nov. 2024.

Acerca desse processo histórico e suas implicações, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3101009 História
Para atender à necessidade de povoar o litoral meridional do Brasil e aliviar a pressão populacional das suas ilhas do Atlântico, o governo português incentivou, no período de 1748 a 1756, a vinda para o Brasil de cerca de 4.500 pessoas que povoaram grande parte do litoral catarinense.

Assinale a alternativa que indica corretamente o fato a que o texto se refere.
Alternativas
Q3101008 História
Analise o texto abaixo:

“Amigos, as Cortes portuguesas querem escravizar-nos e perseguem-nos. De hoje em diante nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais. Laço fora, soldados. […] a nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte”.
Ipiranga, setembro de 1822.

Assinale a alternativa que indica corretamente o fato da nossa história durante o qual o discurso acima transcrito foi proferido.
Alternativas
Q3083511 História
Durante o século XIX, a independência das colônias americanas da Espanha e de Portugal foi um processo que se estendeu por toda a América Latina. No Brasil, a independência ocorreu em 1822, sendo proclamada por Dom Pedro I. Assinale a alternativa correta sobre a Independência do Brasil:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Gama Consult Órgão: Prefeitura de Inocência - MS Provas: Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Advogado | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Engenheiro Civil | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Analista Administrativo | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Analista de Sistemas | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Arquiteto e Urbanista | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Assistente Social | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Auditor Fiscal | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Bibliotecário | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Biomédico | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Bioquímico | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Contador | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Enfermeiro | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Engenheiro Agrônomo | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Cirurgião Dentista | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Psicólogo | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Farmacêutico | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Fiscal Sanitário | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Fisioterapeuta | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Fonoaudiólogo | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Nutricionista | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Profissional de Educação Física | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Professor / Educação Física | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Professor/Artes | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Professor - Letras/Inglês | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Professor/Pedagogo | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Cardiologista | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Cirurgião Geral | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Clínico Geral: (20H) | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Clínico Geral: (40H) | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Ortopedista | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Pediatra | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Ginecologista | Gama Consult - 2024 - Prefeitura de Inocência - MS - Médico Oftalmologista |
Q3074347 História
A Inconfidência Mineira, movimento emancipacionista ocorrido no século XVIII em Minas Gerais, teve como estopim a cobrança da derrama, um imposto sobre a produção aurífera. No entanto, a conspiração ia além da questão fiscal, refletindo insatisfações mais profundas da elite local. Nesse contexto, a figura de Tiradentes, apesar de sua participação ativa no movimento, foi alçada a mártir da causa, simbolizando a luta contra a opressão colonial. A respeito da Inconfidência Mineira, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3069587 História
O antilusitanismo converteu-se no discurso da nacionalidade levado ao extremo; no nativismo exacerbado, que irmanava toda a classe de homens em um único sentimento compartilhado, resumido à derrubada do imperador. Mas não se pode simplificar a análise da situação. É preciso compreender os conflitos antilusitanos não apenas como disputas de nacionalidades, mas como rixas e divergências com conteúdo político bem mais amplo. Elas traziam em si, por um lado, propostas e ideias de liberdade e participação ativa; por outro, questões relacionadas ao mercado de trabalho setorizado, segmentado e hierarquizado.

(RIBEIRO, Gladys Sabina. 2002. p. 402.)

No contexto da Independência do Brasil e formação do Estado nacional brasileiro, o próprio príncipe D. Pedro personalizava uma ambiguidade, que acabou através de algumas ações, gerando polêmicas, uma vez que: 
Alternativas
Q3064111 História
A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento de conspiração republicana e separatista ocorrido em Minas Gerais no fim da década de 1780. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais motivos dos conjurados para planejarem a revolta: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: D
6: A
7: E
8: B
9: C
10: E
11: E
12: A
13: D
14: C
15: B
16: E
17: A
18: D
19: C
20: A