Questões de Concurso
Sobre processo de independência: dos movimentos nativistas à libertação de portugal em história
Foram encontradas 348 questões
Leia um trecho do “Manifesto da Nação Portuguesa aos soberanos e povos da Europa”, promulgado pelos rebeldes do Porto em 1820.
Os portugueses começam a perder as esperanças para com o único recurso e meio de salvação que lhes foi deixado em meio à ruína que quase consumiu sua querida terra natal. A ideia do status de colônia ao qual Portugal tem sido com efeito reduzido, aflige profundamente todos aqueles cidadãos que ainda conservam o sentimento de dignidade nacional. A justiça é administrada a partir do Brasil para os povos leais da Europa, o que implica numa distância de duzentas léguas e excessivo custo e demora.
(Apud Kenneth Maxwell. Por que o Brasil foi diferente?
O contexto da independência. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).
Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000).
Formação: histórias)
O Manifesto revela
Na primeira metade do século XX, Pedro Bruno (1888- 1949) pintou O Precursor, interessante quadro que apresenta Tiradentes sendo preparado para a execução. O personagem aparece de pé e enquanto o carrasco, de cabeça baixa, sem olhá-lo, veste-lhe a alva, ele mantém a cabeça erguida, olhos no céu, braços estendidos como em súplica, entregando sua vida à justiça dos homens e de Deus. Um frade, de joelhos diante do herói, apresenta- -lhe o crucifixo que o acompanhará até o cadafalso. Essa cena é uma entre muitas leituras sacralizadas do drama vivido pelo alferes inconfidente e que tem seus correspondentes em textos historiográficos sobre a Inconfidência Mineira, nos quais poderia ter se baseado o artista.
(Thais Nívia de Lima e Fonseca. Ver para compreender: arte,
livro didático e a história da nação. Em: Lana Mara de Castro Siman e
Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e
construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História)
O excerto, assim o como o artigo citado, analisam
A Inconfidência Mineira, abortada entre os anos de 1788 e 1789, era um movimento, ao contrário do que comumente se afirma na historiografia e nos textos didáticos, bastante heterogêneo.
(João Pinto Furtado. Imaginando a nação: o ensino de história da Inconfidência Mineira na perspectiva da crítica historiográfica. Em: Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História)
O excerto alude à heterogeneidade do movimento, que pode ser verificada pela
Dentro das ponderações apresentadas por Emília Viotti da Costa, é possível compreender alguns aspectos da história do Brasil Colônia. Assim, leia as alternativas abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correspondente.
I – A política adotada por Dom João VI no Brasil contradiz seu governo absolutista.
II – A heterogeneidade dos movimentos brasileiros foi uma das causas do insucesso de cada um desses movimentos.
III – Os movimentos brasileiros, influenciados pelas ideias liberais, tinham como principal objetivo representar os anseios e os direitos das camadas mais pobres.
IV – O Brasil, ao se tornar independente, emancipando-se politicamente de Portugal, rompe definitivamente com o modelo político de sua antiga metrópole.
Marque a alternativa que estabeleça características socioeconômicas após à independência do país.
Sobre esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA.
I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.
É falso o que se afirma em:
Sobre os inúmeros acontecimentos que antecederam o processo de independência do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
I – A política de Dom João VI no Brasil promoveu mudanças econômicas que enfraqueceram os pilares do absolutismo.
II – A heterogeneidade social dos movimentos revolucionários brasileiros foi um dos fatores que impediram sua eficácia.
III – Os movimentos brasileiros da época beneficiaram majoritariamente as elites, excluindo as camadas populares.
IV – Após a independência, o Brasil manteve elementos políticos herdados de Portugal, como a centralização do poder.
Alternativas:
No entanto, vários forasteiros, sobretudo portugueses, começaram a surgir na região atrás do ouro encontrado.
O conflito foi um verdadeiro massacre. Alguns dos paulistas que sobraram decidiram se entregar, pois o líder havia dito que caso isso acontecesse pouparia as suas vidas. Porém, mesmo após a rendição, eles não cumpriram a promessa e terminaram de executar os paulistas. Esse episódio ficou conhecido como Capão da Traição.
Os paulistas que conseguiram fugir passaram a se dedicar à agricultura ou foram em busca de ouro em outro lugar, o que, algum tempo depois, viriam a conseguir em Goiás e Mato Grosso.
O conflito na região gerou grande preocupação à Coroa Portuguesa, que criou uma capitania na região a fim de centralizar a administração e regular a exploração de ouro.
https://militares.estrategia.com/portal/materias-e-dicas/historia/ revoltas-que-ja-ocorreram-no-brasil/
De acordo com as informações apresentadas, qual o nome do conflito que ocorreu 1707-1709?
Considerando a organização sociopolítica, econômica e cultural do Brasil no período imperial (Primeiro e Segundo Reinados), julgue o item que se segue.
As primeiras décadas subsequentes à Independência do Brasil foram marcadas por diversas revoltas, como a Balaiada, a Sabinada, a Cabanagem, a Revolta Farroupilha e a Revolta dos Malês.
No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.
A Conjuração Baiana inspirava-se nos ideais da Revolução Francesa, tendo sido composta majoritariamente por membros da elite açucareira.
No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.
Parte dos líderes da Guerra dos Mascates postulava a separação de Pernambuco do Império Colonial Português.
No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.
A Inconfidência Mineira propagava a independência de Minas Gerais e a sua transformação em uma monarquia constitucionalista.