Questões de Concurso Sobre processo de independência: dos movimentos nativistas à libertação de portugal em história

Foram encontradas 348 questões

Q3229751 História
Após o processo de luta pela Independência do Brasil, houve o reconhecimento e a condecoração de uma mulher, soldado voluntária do batalhão Voluntários do Príncipe D. Pedro, Maria Quitéria de Jesus Medeiros. Embora tenha iniciado sua participação no batalhão disfarçada de homem e utilizando o nome de seu cunhado, José Medeiros, ela continuou em exercício mesmo após descoberto seu verdadeiro sexo. A soldado não apenas continuou no Exército, como também foi convidada à Corte para ser homenageada. A partir da segunda metade do século XIX, passou também a ser reconhecida como heroína do Exército e da pátria. Isso se deveu ao interesse do império brasileiro em 
Alternativas
Q3213917 História

Leia um trecho do “Manifesto da Nação Portuguesa aos soberanos e povos da Europa”, promulgado pelos rebeldes do Porto em 1820.


    Os portugueses começam a perder as esperanças para com o único recurso e meio de salvação que lhes foi deixado em meio à ruína que quase consumiu sua querida terra natal. A ideia do status de colônia ao qual Portugal tem sido com efeito reduzido, aflige profundamente todos aqueles cidadãos que ainda conservam o sentimento de dignidade nacional. A justiça é administrada a partir do Brasil para os povos leais da Europa, o que implica numa distância de duzentas léguas e excessivo custo e demora.


(Apud Kenneth Maxwell. Por que o Brasil foi diferente?

O contexto da independência. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).

Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000).

Formação: histórias)



O Manifesto revela

Alternativas
Q3213907 História

Na primeira metade do século XX, Pedro Bruno (1888- 1949) pintou O Precursor, interessante quadro que apresenta Tiradentes sendo preparado para a execução. O personagem aparece de pé e enquanto o carrasco, de cabeça baixa, sem olhá-lo, veste-lhe a alva, ele mantém a cabeça erguida, olhos no céu, braços estendidos como em súplica, entregando sua vida à justiça dos homens e de Deus. Um frade, de joelhos diante do herói, apresenta- -lhe o crucifixo que o acompanhará até o cadafalso. Essa cena é uma entre muitas leituras sacralizadas do drama vivido pelo alferes inconfidente e que tem seus correspondentes em textos historiográficos sobre a Inconfidência Mineira, nos quais poderia ter se baseado o artista.


(Thais Nívia de Lima e Fonseca. Ver para compreender: arte,

livro didático e a história da nação. Em: Lana Mara de Castro Siman e

Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e

construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História)



O excerto, assim o como o artigo citado, analisam 

Alternativas
Q3213904 História

A Inconfidência Mineira, abortada entre os anos de 1788 e 1789, era um movimento, ao contrário do que comumente se afirma na historiografia e nos textos didáticos, bastante heterogêneo.


(João Pinto Furtado. Imaginando a nação: o ensino de história da Inconfidência Mineira na perspectiva da crítica historiográfica. Em: Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História)


O excerto alude à heterogeneidade do movimento, que pode ser verificada pela

Alternativas
Q3211963 História
Acerca da Revolução de 1817 e do processo imigratório no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3191221 História

Dentro das ponderações apresentadas por Emília Viotti da Costa, é possível compreender alguns aspectos da história do Brasil Colônia. Assim, leia as alternativas abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correspondente.


I – A política adotada por Dom João VI no Brasil contradiz seu governo absolutista.


II – A heterogeneidade dos movimentos brasileiros foi uma das causas do insucesso de cada um desses movimentos.


III – Os movimentos brasileiros, influenciados pelas ideias liberais, tinham como principal objetivo representar os anseios e os direitos das camadas mais pobres.


IV – O Brasil, ao se tornar independente, emancipando-se politicamente de Portugal, rompe definitivamente com o modelo político de sua antiga metrópole.

Alternativas
Q3186115 História
O processo de independência do Brasil em 2022 completou 200 anos.
Marque a alternativa que estabeleça características socioeconômicas após à independência do país. 
Alternativas
Q3182293 História
A legislação emancipacionista durante o Brasil Imperial fez parte do processo que culminou com a abolição da escravidão. Sobre essa legislação é correto afirmar que:
Alternativas
Q3179410 História
O movimento de independência do Brasil e a consolidação do Estado Imperial representaram processos interligados, com influências internas e externas.
Sobre esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3175585 História
Ao longo de sua história, o Brasil foi palco de movimentos contestatórios, tanto no período colonial, em relação ao poder exercido pela metrópole portuguesa, quanto no período imperial, em relação ao governo monárquico. Influenciados pelas ideias iluministas, esses movimentos realizavam críticas não somente em relação às questões políticas, mas também econômicas e sociais. Considerando o tema, assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica correta dos fatos pertencentes a esse contexto histórico.
Alternativas
Q3171887 História
Analise as afirmativas abaixo:

I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.

É falso o que se afirma em: 
Alternativas
Q3159962 História
“A independência se deu por fatores distendidos no tempo. Não temos como pensar só em 1822, muito menos só no 7 de setembro”. Esta afirmação foi relatada pelo professor Alberto Schneider em uma entrevista a NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2022/09/nos-200-anos-da-independencia-do-brasilconheca-mitos-e-verdades-sobre-o-7-de-setembro

Sobre os inúmeros acontecimentos que antecederam o processo de independência do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3151967 História
A história do Brasil é marcada por movimentos de resistência e busca por independência ao longo do período colonial e imperial. Sobre a Conjuração Baiana de 1798, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, qual das alternativas a seguir está correta?
Alternativas
Q3143151 História
Com base nas ponderações de Emília Viotti da Costa em Da Monarquia à República: Momentos Decisivos, analise as proposições abaixo e marque a alternativa correta:

I – A política de Dom João VI no Brasil promoveu mudanças econômicas que enfraqueceram os pilares do absolutismo.
II – A heterogeneidade social dos movimentos revolucionários brasileiros foi um dos fatores que impediram sua eficácia.
III – Os movimentos brasileiros da época beneficiaram majoritariamente as elites, excluindo as camadas populares.
IV – Após a independência, o Brasil manteve elementos políticos herdados de Portugal, como a centralização do poder.

Alternativas:
Alternativas
Q3139095 História
O conflito mencionado (1707-1709) envolve o ouro em Minas Gerais, ocorrendo no momento em que são achadas as primeiras jazidas de ouro pelos paulistas, que julgavam ser os únicos a ter direito de explorar o ouro encontrado.
No entanto, vários forasteiros, sobretudo portugueses, começaram a surgir na região atrás do ouro encontrado.
O conflito foi um verdadeiro massacre. Alguns dos paulistas que sobraram decidiram se entregar, pois o líder havia dito que caso isso acontecesse pouparia as suas vidas. Porém, mesmo após a rendição, eles não cumpriram a promessa e terminaram de executar os paulistas. Esse episódio ficou conhecido como Capão da Traição.
Os paulistas que conseguiram fugir passaram a se dedicar à agricultura ou foram em busca de ouro em outro lugar, o que, algum tempo depois, viriam a conseguir em Goiás e Mato Grosso.
O conflito na região gerou grande preocupação à Coroa Portuguesa, que criou uma capitania na região a fim de centralizar a administração e regular a exploração de ouro.

https://militares.estrategia.com/portal/materias-e-dicas/historia/ revoltas-que-ja-ocorreram-no-brasil/

De acordo com as informações apresentadas, qual o nome do conflito que ocorreu 1707-1709?
Alternativas
Q3131165 História

Considerando a organização sociopolítica, econômica e cultural do Brasil no período imperial (Primeiro e Segundo Reinados), julgue o item que se segue.


As primeiras décadas subsequentes à Independência do Brasil foram marcadas por diversas revoltas, como a Balaiada, a Sabinada, a Cabanagem, a Revolta Farroupilha e a Revolta dos Malês. 

Alternativas
Q3131163 História

No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.


A Conjuração Baiana inspirava-se nos ideais da Revolução Francesa, tendo sido composta majoritariamente por membros da elite açucareira.

Alternativas
Q3131162 História

No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.


Parte dos líderes da Guerra dos Mascates postulava a separação de Pernambuco do Império Colonial Português. 

Alternativas
Q3131161 História

No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.


A Inconfidência Mineira propagava a independência de Minas Gerais e a sua transformação em uma monarquia constitucionalista. 


Alternativas
Q3128783 História
O Brasil passou por uma série de revoltas regionais e conflitos internos que expressavam a insatisfação de várias partes da sociedade com o governo do Período Regencial. Uma das principais causas dessas tensões foi a disputa entre os diferentes grupos políticos da época. Qual dos grupos políticos da Regência defendia maior autonomia para as províncias, acreditando que o poder central deveria ser limitado em favor de maior descentralização?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: E
5: B
6: C
7: C
8: D
9: A
10: A
11: E
12: D
13: A
14: E
15: B
16: C
17: E
18: C
19: E
20: D