Questões de Concurso
Sobre queda do socialismo real em história
Foram encontradas 20 questões
Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/.
O trecho acima fala do contexto social da França que levou a um movimento historiográfico, que revolucionou a escrita na História por colocar elementos do cotidiano como fontes históricas, tendo Lucien Febvre e Marc Bloch como idealizadores. Estamos falando de:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Sobre o surgimento das “Ideias Sociais no século XIX” e suas principais correntes de pensamento, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O surgimento das ideias socialistas explica-se pelos problemas econômico-sociais criados pelo Capitalismo, incluindo as condições subumanas do proletariado, com exaustivas jornadas de trabalho e sem direitos trabalhistas.
( ) O socialismo utópico apresentou os princípios de uma sociedade ideal, porém sem indicar os meios para torná-la real. Defendia a ideia de que homem, embora tenha sido pervertida pelo capitalismo, poderia livrar-se das influências corruptoras mediante o apelo da justiça e da solidariedade humana.
( ) O socialismo científico baseou-se na análise das realidades econômicas, da evolução histórica e do capitalismo para formular leis e princípios determinantes para uma sociedade sem classes e igualitária.
( ) Geralmente confundido com o Movimento Sindical, o Sindicalismo pregava a necessidade de uma ação direta da classe operária, através de greves, do fortalecimento dos sindicatos e de ações violentas que gerassem o enfraquecimento do capitalismo e favorecessem a revolução social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Excerto 1
Congratulamo-nos com a mudança e abertura, pois acreditamos que a liberdade e a segurança caminham juntas, que o progresso da liberdade humana só pode reforçar a causa da paz no mundo. Há um gesto que os soviéticos podem fazer para que isso seja inconfundível, que iria avançar dramaticamente a causa da liberdade e da paz. Secretário Geral Gorbachev, se você procurar paz, se você procurar a prosperidade para a União Soviética e Europa Oriental, se você procurar liberalização, venha aqui a este portão. Sr. Gorbachev, abra o portão. Sr. Gorbachev, derrube este muro!
Discurso do presidente estadunidense, Ronald Reagan.
Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Tear_down_this_wall>.
Excerto 2
Em visitas aos Estados Unidos, muitas vezes me perguntaram como encarei o pedido do presidente Reagan. A verdade é que então não o levei a sério. Sabia que era um ator e achei que se tratava apenas de uma boa encenação.
Entrevista com o ex-líder soviético, Mikhail
Gorbachev. Disponível em: <https://goo.gl/f7uuvB>.
O século XX foi marcado por uma era de intenso
desenvolvimento científico e tecnológico,
implantação de sistemas democráticos em muitos
países do globo, reformas sociais e intensos
conflitos e disputas. A alternativa que condiz ao
período da história do século XX exposto pelos
excertos acima é
A queda do Muro de Berlim em 1989, na sequência da abertura política iniciada em Moscou por Gorbachev, foi o terremoto inicial dos tremores tectônicos que fizeram desabar a Cortina de Ferro e a União Soviética. Muito justamente, o evento é festejado em todas as democracias agora, no seu trigésimo aniversário. Há poucos dirigentes ou negociadores diplomáticos da época ainda vivos e dispostos a testemunhar. [...] Fonte:https://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/luiz-felipe-alencastro /2019/11/11/os-50-anos-da-queda-do-muro-de-berlim.htm, acesso em 20/11/19.
A queda do muro de Berlim é o marco
Analise as afirmações abaixo a respeito desse acontecimento e assinale as verdadeiras.
1. Esse fato histórico (a queda do muro de Berlim) é considerado um dos marcos do fim da Guerra Fria.
2. Alguns meses após a queda do muro de Berlim ocorreu a reunificação da Alemanha.
3. Entre as consequências desse acontecimento está o desaparecimento da República Federal da Alemanha.
4. A Alemanha tinha sido dividida, durante o governo nazista, em dois países separados por um muro, cercas de arame farpado e casamatas, o chamado muro de Berlim.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmações corretas.
Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE esse ponto de vista de Eric Hobsbawm:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, foi um revolucionário comunista, político e teórico político. O seu governo durou de 1917 até 1924 e foi responsável por tolher as bases do que seriam as “repúblicas soviéticas”.
II. A civilização romana deixou um legado importantíssimo para as sociedades vindouras, com destaque para o desenvolvimento do direito, da arquitetura e do alfabeto latino. Em seus mais de mil anos de existência, a civilização romana vivenciou diversos tipos de governo, como a monarquia, a república clássica e o império.
Marque a alternativa CORRETA:
A Revolução Russa de 1917 marcou o fim do czarismo na Rússia e a ascensão de uma organização política e social de oposição ao capitalismo ocidental, além de favorecer mudanças e adaptações nesse capitalismo. Sobre as práticas a serem adotadas no ensino do tópico Revolução Russa de 1917 e movimento operário, anarquismo e comunismo no Brasil, indicadas nas orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O “Socialismo Real” - conceito utilizado para denominar a prática socialista implantadas na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) - foi permeado por contradições entre prática e teoria.
( ) A corrente partidária vitoriosa no processo revolucionário russo tinha pretensões de internacionalizar o movimento e, para isso, incentivou a criação de partidos comunistas e exportou a ideia de revolução, para a derrubada do capitalismo, em várias partes do mundo.
( ) Minas Gerais foi o maior palco de greves de cunho anárquico, e a primeira de muitas delas ocorreu em 1906.
( ) No período conviviam e disputavam espaço político as correntes anarco-sindicalista e a comunista. Aqui, tanto anarquistas quanto anarco-sindicalistas caminharam levantando bandeiras contra o desemprego, o aumento do custo de vida, a escassez de alimentos de primeira necessidade e combatendo a burguesia e o Clero.
( ) O conceito de revolução deve ser retomado, visto que é empregado com igual sentido em todos os tempos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A última parte do século XX, que, de acordo com E. Hobsbawn, podemos recortar como tendo começado a partir do início da década de 1970 até os anos de 1990, configurou-se em uma era de crise geral que atingiu indistintamente economias capitalistas e socialistas. Nesse contexto, os problemas econômicos resultavam da combinação de conjunturas de mercado desfavoráveis com profundas mudanças estruturais.
Assinale a opção que aponta para uma importante mudança estrutural do período analisado:
Entre os efeitos desse processo, identifica-se:
contemporânea.