Questões de História para Concurso

Foram encontradas 12.887 questões

Q3064118 História

“O ataque realizado pelo grupo palestino Hamas contra Israel no último sábado (7), deixando milhares de mortos, deu início a mais um capítulo de um conflito que se arrasta há décadas. Imediatamente, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra aos agressores, mobilizando o exército do país para uma resposta. A tensão entre Israel e Palestina, que se estende há mais de 70 anos, envolve geopolítica, terras e religião.”

GANDRA, Alana e RODRIGUES, Leo. Saiba quem são os envolvidos no

conflito entre Israel e Hamas. Agência Brasil. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-10/saiba

quem-sao-os-envolvidos-no-c onflito-entre-israel-e-hamas


Sobre os conflitos entre Israel e palestinos, analise as alternativas e assinale a correta:

Alternativas
Q3064117 História
O golpe civil-militar iniciado em 31 de março de 1964, se consolidou na madrugada de 1º para 2 de abril. A partir de então, o país permaneceu 21 anos sob uma ditadura. O governo inicialmente provisório do marechal Castello Branco se converteu em um regime ditatorial que comandou o Brasil até 1985, fazendo uso de dispositivos como os Atos Institucionais, que cancelaram eleições, fecharam o Congresso, censuraram a imprensa e perseguiram opositores. Sobre a ditadura militar no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3064116 História
Abriu a economia para o capital internacional e, desta forma, atraiu o investimento de grandes empresas, construíram-se as usinas hidrelétricas de Três Marias e Furnas, foram feitas também, as rodovias Belém-Brasília, Brasília-Rio Branco e Cuiabá-Porto Velho, no intuito de estabelecer relações comerciais e proporcionar o povoamento em áreas mais afastadas do Centro-Oeste e da região Norte. Essas realizações ocorreram no governo de:
Alternativas
Q3064115 História

As razões da quebra ("crash") da Bolsa de Valores de Nova York em 1929 são muitas, mas podem ser sintetizadas em uma frase: "Todos queriam vender seus produtos, mas ninguém queria comprar", isso fez com que as ações das empresas perdessem valor. Portanto, a maior crise da história do capitalismo não foi uma crise de escassez, mas de excesso, estimulada pela livre concorrência entre empresas privadas, sem planejamento integrado ou qualquer regulação do Estado.

NAPOLITANO. Marcos. História contemporânea II: do Entreguerras à

nova ordem mundial. São Paulo: Ed. Contexto.2020.p. 17.


Sobre o período anterior à Crise de 1929, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q3064114 História

“O fato de ter sido a proclamação um fenômeno militar, em boa parte desvinculado do movimento republicano civil, significa que seu estudo não pode, por si só, explicar a natureza do novo regime. O advento da República não pode ser reduzido à questão militar e à insurreição das unidades militares aquarteladas em São Cristóvão. De outro lado, seria incorreto desprezar os acontecimentos de 15 de novembro como se fossem simples acidente. Embora as raízes da República devam ser buscadas mais longe e mais fundo, o ato de sua instauração possui valor simbólico inegável.”

DE CARVALHO. José Murilo. A Formação das Almas: O imaginário da

república no Brasil. Companhia das letras. São Paulo. 2005.pg. 36.


Sobre a Proclamação da República no Brasil, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: E