Questões de História - Questões Internacionais: história do tempo presente para Concurso

Foram encontradas 174 questões

Q2557288 História

Julgue o item a seguir.


O anarquismo é uma ideologia que advoga pelas formas de autoridade coercitiva e hierárquica, incluindo, mas não se limitando ao Estado. Essa corrente de pensamento político e social sustenta a premissa de que qualquer estrutura de poder que exerça controle compulsório sobre indivíduos ou coletividades deve ser conjuntada. A crítica anarquista às instituições autoritárias se estende a diversas esferas, englobando não apenas as estruturas estatais, mas também as dinâmicas de poder intrínsecas ao capitalismo, ao patriarcado e a outras formas de dominação sistêmica, com o objetivo de instaurar uma sociedade onde a liberdade individual e coletiva seja plenamente realizada. 

Alternativas
Q2556120 História
Considerando a história dos EUA, todas as políticas nacionais e internacionais citadas abaixo pertencem ao mesmo contexto histórico, EXCETO:
Alternativas
Q2492886 História

As estruturas hierárquicas nas sociedades ao sul do rio Zambeze fundaram-se, inicialmente, no controle do gado. A pecuária foi praticada nas terras altas do Sudeste Africano muitos séculos antes de Cristo, mas não foram estabelecidos laços de continuidade entre as primeiras comunidades de pastores e os povos bantos encontrados pelos árabes e os europeus, que teriam importado o gado do litoral índico. Seja como for, “o que é certo tanto pela arquitetura dos assentamentos quanto pelo conteúdo dos depósitos arqueológicos é a associação entre a propriedade do gado e o status social elevado no seio dessas comunidades”. (OLIVER, 1994: 129.)


Além da criação de gado, uma característica marcante do Zimbabwe é que ficou conhecido 

Alternativas
Q2482126 História

Julgue o item que se segue.


O nacionalismo busca construir lealdade e obediência à nação, aproveitando elementos como idioma, tradições e história, para garantir a coesão nacional e a formação de um Estado com fronteiras definidas.
Alternativas
Q2465597 História
Descrever a teoria essencial do anarquismo é um pouco como tentar lutar com Proteu, pois as próprias características da atitude libertária – a rejeição ao dogma, a deliberada fuga a sistemas teóricos rígidos e, acima de tudo, a ênfase que dá à total liberdade de escolha, à primazia do julgamento individual - criam imediatamente a possibilidade de uma imensa variedade de pontos de vista, inconcebíveis num sistema rigorosamente dogmático. Na verdade , o anarquismo é a um só tempo diversificado e inconstante e, à perspectiva histórica, apresenta a aparência, não de um curso d’água cada vez mais forte, correndo em direção ao mar do seu destino (uma imagem que bem poderia ser aplicada ao marxismo), mas de um fio d’água filtrando-se através do sol poroso – formando aqui uma corrente subterrânea, ali um poço turbulento, escorrendo pelas fendas, desaparecendo de vista para surgir onde as rachaduras da estrutura social possam lhe oferecer uma oportunidade de fluir. Como doutrina, muda constantemente, com movimento, cresce e se desintegra, em permanente flutuação, mas jamais se acaba. Existe na Europa desde 1840 ininterruptamente, e, por suas próprias características multiformes, conseguiu sobreviver onde muitos outros movimentos do século anterior, bem mais poderosos, mas com menor capacidade de adaptação, desaparecerem totalmente. (WOODCOCK, George. História das ideias e movimentos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2002, p 17)
A partir da análise do texto, é correto inferir que
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: C
5: A