Questões de Concurso Comentadas sobre reconstrução da democracia e suas crises em história

Foram encontradas 35 questões

Q3016359 História
A globalização transformou as relações econômicas e políticas na América Latina. Com base nisso, analise as proposições abaixo:

1. A globalização econômica, iniciada no final do século XX, intensificou a inserção da América Latina nos mercados internacionais, com uma maior abertura ao capital estrangeiro e às transações comerciais.

2. O Mercosul, criado em 1991, foi uma iniciativa de sucesso que retirou a dependência da América Latina em relação às grandes potências econômicas, como os Estados Unidos e a União Europeia.

3. A globalização também exacerbou as desigualdades sociais e econômicas na América Latina, com a concentração de renda e a exclusão de amplos setores da população do desenvolvimento econômico.

4. A crise financeira global de 2008 teve impactos limitados na América Latina, já que as economias da região estavam menos integradas ao sistema financeiro internacional.

5. A globalização cultural trouxe consigo desafios para a preservação das identidades locais na América Latina, com o crescente domínio de culturas estrangeiras e a homogeneização dos hábitos de consumo.


Alternativas:
Alternativas
Q2847323 História
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai são países fundadores do Mercosul. Chile, Colômbia e Peru recebem o título de:
Alternativas
Q2801824 História

Diante dos sinais de esgotamento do “milagre econômico” e da ditadura militar, o governo Ernesto Geisel pôs em marcha o projeto de abertura “lenta, gradual e segura”, visando à transição para o regime democrático.


Assinale a opção que caracteriza corretamente um dos passos deste processo.

Alternativas
Q2720470 História

“Com o aumento da globalização verifica-se uma tendência à regionalização, podendo a mesma ser representada pela formação de blocos econômicos. A união de países em blocos e a formulação de políticas gerais intrablocos a serem seguidas pelos países membros visa, dentre outros fatores, o desenvolvimento dos países envolvidos.” Sobre as questões ligadas a globalizações e mais especificamente ao Mercosul, analise as afirmativas a seguir.


I. As relações entre Brasil e Argentina, por exemplo, no âmbito do Mercosul, visam, dentre outros fatores, o aumento do poder de negociação e o fortalecimento de suas economias internas.

II. Como precondição dos blocos econômicos dos países da América, a comercialização é concretizada no contexto da ruptura total de barreiras tarifárias e não tarifárias, através do livre-comércio.

III. As políticas nacionais, tanto industriais quanto comerciais, não devem e não exercem influência significativa sobre as negociações no âmbito internacional. Mesmo porque são conflitantes.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q2573687 História

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/632351-intervencionismodos-estados-unidos-na-america-latina-e-preciso-desclassificar-osdocumentos. Acesso: 09 abr. 2024.


A partir da Revolução Cubana e da ascensão do governo comunista de Fidel Castro, os Estados Unidos intensificaram os seus mecanismos de vigilância à América Latina. À atuação dos seus funcionários oficiais e dos programas de voluntariado e fomento somaram-se a espionagem e apoios secretos variados, inclusive em dinheiro. Se a política nacional na América Latina era percebida como ameaça pelos EUA, a intervenção direta ou indireta agia para revertê-la.

São exemplos que ilustram a política externa estadunidense nesse período:

Alternativas
Q2573686 História
A professora de História do 9º ano da escola Paulo Freire, localizada no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, para desenvolver o tema da ditadura civil-militar de 1964-1985, passeou com a turma pelas ruas do entorno do colégio, e eles selecionaram vários nomes de personagens relevantes da História da segunda metade do século XX. Ela os desafiou a responderem à questão: Qual foi o tratamento comum que essas personagens receberam dos governos militares e por quê? Os nomes selecionados foram Paulo Freire, Darcy Ribeiro, João Goulart, Miguel Arraes. Assinale a opção que melhor caracteriza o objetivo da professora ao realizar essa atividade.
Alternativas
Q2573685 História
Nasci no ano da Revolução! Assim a pintora mexicana Frida Kahlo, mulher inspiradora e ícone pop contemporâneo sublinhava o papel da Revolução Mexicana em sua formação. Em suas escolhas políticas e artísticas, a afirmação do vínculo com a tradição cultural de seu território e a defesa intransigente de justiça social foram marcantes. Assinale a opção que melhor caracteriza o significado da Revolução de 1910-1917 para o México e a América.
Alternativas
Q2573683 História


Imagem associada para resolução da questão


Comício da campanha 'O petróleo é nosso', na Cinelândia, em 1957. Foto de arquivo/Agência O GLOBO. Disponível em: https://grabois.org.br/2016/02/comuninistas-e-militaresnacionalistas-na-campanha-o-petroleo-e-nosso/. Acesso: 09 abr. 2024.


Entre o final da II Guerra e a década de 1950, a campanha para privatizar a exploração do petróleo brasileiro, sacudiu a sociedade e trouxe para o centro da política a discussão sobre política econômica: nacionalistas X entreguistas se confrontavam no Congresso, nas ruas, nos quartéis e escolas.

As afirmativas a seguir referem-se ao período da campanha.


I Um lado exigia que o Estado tivesse o monopólio de toda a exploração, seus antagonistas, a quem chamavam "entreguistas", advogavam pela abertura do mercado para o capital estrangeiro. 


II Em 1953, os nacionalistas obtiveram uma expressiva vitória com a criação da Petrobrás, a empresa teve o monopólio da exploração, do refino e do transporte de petróleo durante mais de quatro décadas.


III O escritor Monteiro Lobato foi um fervoroso apoiador da campanha, escrevendo inclusive o livro O poço do Visconde, no qual faz o petróleo jorrar em pleno sitio do pica-pau amarelo.


Estão corretas:

Alternativas
Q2573682 História
O professor Wanderley Guilherme, em 2012, escrevendo sobre a Primeira República destacou que

Os primeiros quarenta anos da República Oligárquica brasileira transcorreram sem qualquer transtorno sério e eficaz na obediência às normas políticas. Não houve interrupção nas eleições legislativas, não houve deposição de presidente antes de 1930, nem houve manifestações militares bem-sucedidas. Algumas tentativas de revolução da década de 1920, sim, embora todas fracassadas, violência na política local, sim, como é usual na política de sistemas oligárquicos, mas golpe de estado bem-sucedido, não.

Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0011-52582013000100002. Acesso: 09 abr. 2024.

Assinale a opção que contribui decisivamente para o entendimento dessa estabilidade.
Alternativas
Q2573681 História
A canção a seguir, gravada pelo grupo Camisa de Vênus, traduz o clima social e político do eu lírico.

Simca Chambord
Um dia me pai chegou em casa,

Nos idos de 63
E da porta ele gritou orgulhoso,
Agora chegou a nossa vez
Eu vou ser o maior, comprei um
Simca Chambord
(...)
Meu pai comprou um carro,
Ele se chama Simca Chambord
E no caminho da escola eu ia tão contente
Pois não tinha nenhum carro
Que fosse na minha frente
Nem Gordini nem Ford
O bom era o Simca Chambord
O presidente João Goulart,
Um dia falou na TV
Que a gente ia ter muita grana
Para fazer o que bem entender
Eu vi um futuro melhor,
No painel do meu Simca Chambord
Mas eis que de repente, foi dado um alerta
Ninguém saía de casa e as ruas
Ficaram desertas
Eu me senti tão só, dentro do
Simca Chambord
Tudo isso aconteceu há mais de vinte anos
Vieram jipes e tanques que
Mudaram os nossos planos
Eles fizeram pior
Acabaram com o Simca Chambord

(trecho extraído da canção Sinca Chambord, Marcelo Nóvoa e Camisa de Vênus, 1986)


Assinale a única opção que NÃO corresponde a um traço característico do período:
Alternativas
Q2573680 História


Imagem associada para resolução da questão


Legenda: Primeira Missa no Brasil, de Vítor Meireles (1860). Coleções de Pintura Brasileira do Museu Nacional de Belas Artes. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/primeiramissa-no-brasil-0012/IQFUWbm_Wu1XaA. Acesso: 09 abr. 2024.



Um(a) professor(a) de História dos últimos anos do Fundamental II vai trabalhar com o quadro A Primeira Missa no Brasil, pintado por Victor Meirelles e exibido no Salão de Paris em 1861. Para auxiliar a análise da turma, o/a docente afirmou alguns pontos.

Assinale a assertiva INCORRETA.

Alternativas
Q2573677 História

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.vestibulandoweb.com.br/historia/primeirarevolucao-industrial/#google_vignette. Imagem gerada por IA. Acesso: 09 abr. 2024.


A Revolução Industrial teve início na Grã-Bretanha por volta de 1750. Com ela pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida e constante, e até o presente ilimitado, de homens, mercadorias e serviços. Este fato é hoje tecnicamente conhecido pelos economistas como a “partida para o crescimento autossustentável” (...)


(HOBSBAWM, A era das Revoluções – 1789/1848. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1977, p. 44.)


Ao espalhar-se pela Europa, em seguida pelos EUA e, por fim, por todo o mundo, essa lógica acabou por causar impactos de grande amplitude ao meio ambiente e a vida do planeta.

Entre os reflexos negativos da Revolução Industrial no meio ambiente NÃO se encontra:

Alternativas
Q2573676 História

Observe o esquema a seguir, que sistematiza as relações entre absolutismo e mercantilismo.



Imagem associada para resolução da questão



Assinale a opção que completa o quadro do(a) professor(a) nos quesitos meios e objetivos, respectivamente:

Alternativas
Q2573675 História
A figura de Simon Bolívar, o libertador das Américas, expressa o contraste entre os processos de Independência do domínio colonial na América do Sul.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.officeholidays.com/holidays/simonbolivars-birthday. Acesso: 09 abr. 2024.

Todavia, ainda que a dinâmica interna das diferentes regiões seja distinta, a conjuntura internacional e as características do domínio colonial ibérico estabeleceram proximidades entre elas. Identifique se as assertivas a seguir estão corretas (C) ou incorretas (I).

I Apesar de Bolívar desejar a unidade política da hispano-América, como expressa na criação da Gran-Colômbia, em 1819 e na bandeira política do panamericanismo, essa perspectiva sofreu forte oposição dos criollos, elite branca local.
II A influência da Independência dos Estados Unidos e do Haiti foi um componente comum no processo de independência das Américas hispânica e portuguesa, ainda que sua absorção tenha resultado em perspectivas distintas nas duas regiões.
III Tendo na escravidão e em outras formas de trabalho compulsório o motor de sua riqueza, as elites agrárias do continente resistiram em proibir essa vil exploração. Na Colômbia, Venezuela e Equador a Abolição, por exemplo, só ocorreu na década de 1850.
IV A escolha pela República expressa, na América hispânica, a compreensão do tratamento desigual vivenciado pelos criollos. Mesmo brancos, eram alijados de cargos e possibilidades de inserção no mercado mundial em expansão.
V Na luso-américa a repressão violenta e bem-sucedida aos movimentos divergentes do projeto monárquico português, criou condições para que o poder se mantivesse no interior da casa real de ambos os lados do Atlântico.

De cima para baixo, a sequência correta é
Alternativas
Q2573671 História
Segundo o pensador italiano Umberto Eco, a experiência iniciada com a ascensão de B. Mussolini, em 1922 e concluída com a morte do ditador em 1945, apesar de única, permitiu que a ideia do Fascismo pudesse ser estendida para diversas outras experiencias políticas ao longo do tempo e em distintas regiões. Fascismo em Portugal, o franquismo espanhol, a ditadura dos coronéis na Grécia ou mesmo as ditaduras na América do Sul e no continente africano, instadas pela disputa internacional da Guerra Fria, podem ser definidas como fascistas. As opções a seguir apresentam características do fascismo, com EXCEÇÃO de
Alternativas
Q2573670 História
Após ter desenvolvido em sala conteúdos relativos às chamadas revoluções burguesas, o/a professor/a solicitou à sua turma que produzissem uma História em Quadrinhos sobre o tema. Os conteúdos a serem atingidos com o planejamento do/da docente devem ser:

I Os ideais iluministas e as práticas de cidadania durante a Revolução Francesa; as práticas de cidadania a partir da independência dos Estados Unidos
II Processo de formação, expansão e dominação do capitalismo no mundo: a industrialização e a concentração urbana, as políticas econômicas liberais
III As declarações dos Direitos Universais do Homem e os contextos de suas elaborações, os direitos das mulheres, dos jovens, das crianças, das etnias e das minorias culturais

A(s) assertiva(s) correta(s) é(são) apenas: 
Alternativas
Q2573668 História

Observe o gráfico a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: Banco Mundial, apud https://eleuterioprado.blog/tag/crise-economica/. Acesso: 09 abr. 2024.


Ele expressa a chegada, já em 1973, da grande crise do modelo econômico do pós-guerra. O mundo capitalista mergulha em uma profunda recessão. Desde então, ganham bastante terreno as ideias neoliberais.

As ideias neoliberais podem ser compreendidas como aquelas que

Alternativas
Q2573667 História
O Chilam Balam, conjunto de textos elaborados pelos Maias, entre conhecimentos de astronomia, matemática ou medicina (entre outros) apresenta mitos e informações relevantes sobre a história do continente americano. Articulando tradição e memória nos trazem instigantes perspectivas sobre o que pensavam dos homens brancos e sua cultura, do contato e da exploração. Apesar de pouco conhecidos entre nós, evidenciam a complexidade e sofisticação do pensamento deste povo.  A respeito do que conhecemos sobre os habitantes das Américas antes do contato com os europeus, leia atentamente as afirmativas:

I Não apenas os Maias, mas os Astecas e Incas desenvolveram complexos sistemas de escrita e registro de dados
II Diferentes povos, em diferentes regiões e épocas construíram cidades e desenvolveram técnicas agrícolas de alto rendimento
III Constituíram comunidades com hierarquias sociais e estruturas de poder definidas, mas desconheciam o uso da roda

E assinale
Alternativas
Q2573665 História
O conceito de fonte histórica atual compreende vestígios de natureza diversa que devem ser tratados pelo/a historiador/a com auxílio de métodos específicos de análise que incluem necessariamente a crítica e a historicização. O trabalho com as fontes históricas é uma das atribuições mais fundamentais do ensino de História no Ensino Fundamental. A respeito do uso de fontes diversas em sala de aula, assinale a melhor opção.
Alternativas
Q2568044 História
Leia o trecho a seguir:
Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte.
CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
Agora relembre as seguintes Leis:
I. Lei Eusébio de Queirós (1850): que pôs fim ao tráfico de escravos transportados nos “navios negreiros”. II. Lei do Ventre Livre (1871): a qual libertou, a partir daquele ano, as crianças nascidas de mães escravas. III. Lei dos Sexagenários (1885): que beneficiou os escravos com mais de 65 anos. IV. Lei Bill Aberdeen (1845): que, feita pela Inglaterra, proibia o tráfico de escravos africanos.
Pode-se citar como lei que antecedeu à Abolição que vai de encontro a ideia defendida no trecho de que “negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte” apenas a lei 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: E
6: A
7: B
8: E
9: B
10: A
11: E
12: D
13: C
14: A
15: B
16: A
17: A
18: E
19: D
20: D