Comício da campanha 'O petróleo é nosso', na Cinelândia, em ...
Comício da campanha 'O petróleo é nosso', na Cinelândia, em 1957. Foto de arquivo/Agência O GLOBO. Disponível em: https://grabois.org.br/2016/02/comuninistas-e-militaresnacionalistas-na-campanha-o-petroleo-e-nosso/. Acesso: 09 abr. 2024.
Entre o final da II Guerra e a década de 1950, a campanha para privatizar a exploração do petróleo brasileiro, sacudiu a sociedade e trouxe para o centro da política a discussão sobre política econômica: nacionalistas X entreguistas se confrontavam no Congresso, nas ruas, nos quartéis e escolas.
As afirmativas a seguir referem-se ao período da campanha.
I Um lado exigia que o Estado tivesse o monopólio de toda a exploração, seus antagonistas, a quem chamavam "entreguistas", advogavam pela abertura do mercado para o capital estrangeiro.
II Em 1953, os nacionalistas obtiveram uma expressiva vitória com a criação da Petrobrás, a empresa teve o monopólio da exploração, do refino e do transporte de petróleo durante mais de quatro décadas.
III O escritor Monteiro Lobato foi um fervoroso apoiador da campanha, escrevendo inclusive o livro O poço do Visconde, no qual faz o petróleo jorrar em pleno sitio do pica-pau amarelo.
Estão corretas: