Questões de Concurso Sobre reconstrução democrática: governos lula e dilma – (pt no poder) em história

Foram encontradas 73 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163991 História
Assinale a opção que descreve corretamente medidas econômicas significativas do primeiro governo Lula (primeiro e segundo mandatos, de 2003 a 2011).
Alternativas
Q3153069 História
Impacto da 'uberização' deve ser preocupação de todos, não só da Justiça, diz presidente do TST

É preciso regulamentar as novas formas de trabalho tendo em mente que o mundo e as relações sociais mudaram, mas sem perder de vista os potenciais impactos que serão gerados em toda a sociedade pela "plataformização" das atividades.
https://www.conjur.com.br/2024-out-30/entrevista-presidente-tst/

O processo de Uberização pode trazer como impacto negativo para o trabalhador.
Alternativas
Q3153056 História
Reforma agrária é o nome dado à política de redistribuição de terras em um território realizada pelo Estado com o objetivo de diminuir ou acabar com a concentração fundiária.

Embora haja exemplos de reformas bem-sucedidas no mundo, a desapropriação de latifúndios improdutivos e a garantia da função social da terra acontecem no Brasil de forma lenta e com uma estrutura fundiária desigual e concentrada.

A reforma agrária para sociedade brasileira é mais que democratização da propriedade, pois:
Alternativas
Q3122113 História
O Brasil na atualidade enfrenta desafios em diversas áreas, incluindo a economia e o meio ambiente. Em relação à questão ambiental, qual das alternativas a seguir caracteriza uma medida recente tomada pelo governo brasileiro que visa à preservação dos recursos naturais?
Alternativas
Q3105279 História

Julgue (C ou E) o item a seguir, relacionados à experiência democrática após o Regime Militar no Brasil.


Entre os anos 2002 e 2013, a política externa brasileira retomou aspectos da Política Externa Independente (PEI), com a vinculação entre relações internacionais e desenvolvimento interno, aprofundou a cooperação Sul-Sul e atuou na constituição de novos blocos econômicos, como o G-20.

Alternativas
Q3026889 História
Texto de apoio: MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O lulismo e os governos do PT: ascensão e queda. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo da Nova República: da transição democrática à crise política de 2010: Quinta República (1985-2016). 1.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. (O Brasil republicano; volume 5).
Julgue as afirmativas abaixo quanto aos governos do PT, de acordo com a análise do historiador Rodrigo Motta (2003-2015):

I. O programa moderado do PT para as eleições de 2002 foi sacramentado na “Carta aos brasileiros”, que significava um compromisso com a estabilidade econômica e respeito aos contratos, inclusive com o capital estrangeiro. Tratava-se de uma declaração de garantia de que as dívidas do estado seriam honradas e que a propriedade seria respeitada, para tranquilidade dos capitalistas.
II. Superada a fase inicial de ajuste ortodoxo da economia, o novo desenvolvimentismo da era Lula foi instalando-se paulatinamente, aproveitando a experiência e as tradições ainda presentes na máquina estatal. Foi abandonada a visão privatista dos governos anteriores e recuperado o papel do Estado como agente planejador econômico.
III. A maneira heterodoxa como o governo Lula respondeu à crise econômica global de 2008 destacou-se em seu 2º mandato, especialmente porque os resultados foram positivos. Em lugar de adotar a receita liberal aplicada por muitos países no mesmo contexto, o governo brasileiro ampliou os gastos públicos e tomou medidas para estimular a atividade econômica.
IV. No período Lula-Dilma, o Estado aprofundou as ações de reparações financeiras e de busca da verdade sobre a violência da ditadura, além de também ter sido mais ousado na abertura de acervos documentais produzidos pelas agências de repressão. No entanto, continuou-se a evitar a busca por justiça penal e a respeitar o conceito de anistia recíproca para não confrontar alguns setores que preferiam esquecer os crimes contra os direitos humanos praticados na ditadura.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2611830 História
Nós, povos indígenas do mundo, unidos numa grande assembleia de homens sábios, declaramos a todas as nações:

Quando a terra-mãe era nosso alimento
Quando a noite escura formava o nosso teto,
Quando o céu e a lua eram nossos pais,
Quando todos éramos irmãos e irmãs,
Quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
Quando a justiça dirigia a lei e sua execução, 
Aí outras civilizações chegaram!

Com fome [...] de ouro, de terra e de todas as riquezas, trazendo numa mão a cruz e na outra a espada, sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas, transformando em escravos os “filhos do sol”.
Entretanto não puderam nos eliminar e nem fazer esquecer o que somos […]
E mesmo que nosso universo inteiro seja destruído Nós sobreviveremos por mais tempo que o império da morte!

Declaração solene dos povos indígenas do mundo. Port Alberni, Canadá, 1975. (adaptado)

A Declaração Solene dos Povos Indígenas atenta para a resistência dos povos indígenas frente ao preconceito e o menosprezo do processo colonizador. A destruição das populações nativas do Brasil iniciou-se no século XVI e continua até hoje, embora tenha acontecido em ritmos diferentes ao longo dos séculos e em áreas distintas.
Sobre a questão indígena no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2606895 História

“Era dos trens”: por que o Brasil trocou as ferrovias por rodovias? Governo atual diz trabalhar em para retomar as ferrovias no país. Os planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o transporte ferroviário estão gerando burburinho, seja entre os céticos ou otimistas. Há poucas semanas, Lula anunciou que o governo está trabalhando em um projeto para expandir a malha ferroviária do país, aumentando a circulação de trens para carga e, especialmente, passageiros.

(Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br. Acesso em: fevereiro de 2024.)


Sobre a história das ferrovias no Brasil, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2532419 História

Julgue o item subsequente.


Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, para a presidência, no período de 2003 a 2010, o Brasil teve pela primeira vez um partido de esquerda eleito para o governo do país. Durante esse período, o Brasil experimentou a implementação de políticas sociais significativas que tiveram impacto na redução da pobreza e da miséria.

Alternativas
Q2444426 História
[Questão inédita] Durante o processo histórico brasileiro a população negra enfrentou diversas formas de discriminação e racismo. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma conquista legal específica na luta antirracista no Brasil, direcionada para a preservação da cultura afro-brasileira e a garantia de direitos das comunidades quilombolas:
Alternativas
Q2381680 História
Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção:
Alternativas
Q2334054 História

Julgue o item a seguir. 


Frequentemente, argumenta-se que o governo Lula teria sido beneficiado pela conjuntura internacional, enquanto o governo Bolsonaro teria enfrentado desafios. No entanto, esse argumento apresenta uma falha. Embora seja verdade que a taxa de crescimento da economia global tenha sido mais alta entre 2003 e 2010, o desempenho econômico do Brasil nesse período superou a média mundial, ao passo que sob o governo Bolsonaro, o desempenho econômico ficou aquém dessa média. 

Alternativas
Q2190033 História
No Brasil o Estado passou por diversas modificações, dentre elas influenciadas por uma crise muito grande no cenário econômico iniciada nos anos 80 e intensificada na década de 1990. A reforma do Estado no Brasil foi iniciada a partir de 1995. Assinale a alternativa correspondente ao Governo que deu início a essa reforma.
Alternativas
Q2163171 História

Julgue o item subsequente. 

Em relação à política econômica no Governo Lula, podese afirmar que a política social recebeu prioridade desde o início, haja vista a proposta do Programa Fome Zero, que evoluiu posteriormente para o Programa Bolsa Família (PBF). 
Alternativas
Q2114157 História
A respeito do população indígena existente na Bahia, identifica-se hoje
Alternativas
Q2071682 História

Apesar de Você

Chico Buarque


Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão, não

A minha gente hoje anda

Falando de lado

E olhando pro chão, viu

Você que inventou esse estado

E inventou de inventar

Toda a escuridão

Você que inventou o pecado

Esqueceu-se de inventar

O perdão

Apesar de você

Amanhã há de ser

Outro dia

Eu pergunto a você

Onde vai se esconder

Da enorme euforia

Como vai proibir

Quando o galo insistir

Em cantar Á

gua nova brotando

E a gente se amando

Sem parar

Quando chegar o momento

Esse meu sofrimento

Vou cobrar com juros, juro

Todo esse amor reprimido

Esse grito contido

Este samba no escuro

...


O fragmento da música apresenta um momento, fazendo uma crítica ao período da 

Alternativas
Q2016236 História
O período que sucedeu a ditadura militar e a transição democrática marcou o início de uma nova fase no período republicano brasileiro, conhecida como Nova República. Seu marco legal é a promulgação, em 1988, da nova Constituição. Desde 1989, apesar da realização de eleições periódicas e da alternância de poder entre partidos políticos, o Estado brasileiro passou por crises institucionais.
Considerando o funcionamento do presidencialismo brasileiro entre 1989 e 2018, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto de sua instabilidade. 
Alternativas
Q1991241 História
O Ministério da Defesa conta com escolas de altos estudos militares que passaram a oferecer cursos de pós-graduação também para civis, nas últimas décadas.
Sobre as instituições militares de altos estudos, leia os trechos a seguir.


I. “O seu crescimento é mais recente, porém, vertiginoso. Em 2011, foi autorizado a funcionar o curso de mestrado profissional, na Universidade da Força Aérea (UNIFA); em 2012, o curso de mestrado (acadêmico) em Ciências Militares, na Escola de Comando de Estado-Maior (ECEME) do Exército; em 2013, o curso de mestrado profissional, na Escola de Guerra Naval (EGN). A Escola Superior de Guerra (ESG) proporá também à Capes o credenciamento de um curso de mestrado”.
Adaptado de FIGUEIREDO, E. L. “Estudos Estratégicos como área do conhecimento científico”. In: Revista Brasileira de Estudos da Defesa, v. 2, n. 2, 2015.
II. “O Programa da EGN é pioneiro no Brasil. Trata-se de uma proposta com forte potencial de impacto nacional e internacional. A proposta do Programa, fortemente ancorada na inserção da sociedade civil nos assuntos marítimos e seus desdobramentos estratégicos tem se refletido na relevante procura de candidatos ao processo seletivo”.
Ficha de avaliação de Programas/Ciência Política e Relações Internacionais. CAPES, 2017.

Sobre estas instituições, sua inserção na estrutura do Ministério da Defesa e suas interações com a sociedade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A criação destas instituições militares ocorreu após o processo de redemocratização.
( ) O processo de avaliação destes cursos de pós-graduação ocorre no Ministério da Educação.
( ) UNIFA, ECEME, EGN e ESG são as únicas instituições de ensino superior militar abertas a civis.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1939671 História
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares, exatamente por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Nesse sentido, inclusive, o preâmbulo da Constituição já anunciava a instituição de um “Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”.
Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988.
Alternativas
Q1919290 História
"AUXÍLIO BRASIL: Décimo terceiro de R$ 600 do Bolsa Família foi aprovado?
O Projeto de Lei (PL 625/2022) que prevê a criação do décimo terceiro salário do Auxílio Brasil foi apresentado ao Senado Federal pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG) no dia 17 de março. O objetivo do Projeto é exigir que o Governo Federal realize um pagamento extra todos os anos para as famílias que recebem o Auxílio Brasil."
Fonte: https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2022/04/14991287-auxilio-brasil -decimo-terceiro-de-rs-600-do-bolsa-familia-foi-aprovado-confira.html 

Sobre as políticas públicas de transferência direta de renda durante o período da Nova República no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: A
5: E
6: E
7: A
8: A
9: C
10: C
11: D
12: C
13: A
14: C
15: C
16: E
17: B
18: A
19: X
20: B