Questões de Concurso Comentadas sobre renascimento científico, artístico e cultural em história

Foram encontradas 153 questões

Q3257942 História

No que diz respeito às concepções acerca do tempo histórico e às teorias da história, julgue o seguinte item.  


Os debates sobre o estatuto da história na Renascença compreendiam o estudo do passado como um repositório de máximas políticas e morais.

Alternativas
Q3230204 História

A análise do contexto cultural e social é fundamental para que se possam compreender os desenvolvimentos da ciência e da tecnologia na sociedade. Tendo como base a revolução científica, que ocorreu principalmente a partir do século XVII, julgue o próximo item. 


Em uma época em que as universidades eram apenas instituições de ensino, as sociedades científicas surgiram, durante o Renascimento, como locais de pensamento avançado. 

Alternativas
Q3230203 História

A análise do contexto cultural e social é fundamental para que se possam compreender os desenvolvimentos da ciência e da tecnologia na sociedade. Tendo como base a revolução científica, que ocorreu principalmente a partir do século XVII, julgue o próximo item. 


Uma visão de mundo humanista, conjugada com valores como a harmonia e a simplicidade, fundamentais tanto na música como na física, contribuiu para a construção da ciência moderna. 

Alternativas
Q3213921 História

[...] o Renascimento dos séculos XV-XVI recorreu a modelos culturais clássicos, que a Idade Média também conhecera e amara. Aliás, foi em grande parte por meio dela que os renascentistas tomaram contato com a Antiguidade. As características básicas do movimento (individualismo, racionalismo, empirismo, neoplatonismo, humanismo) estavam presentes na cultura ocidental pelo menos desde princípios do século XII. Ou seja, como já se disse muito bem, “embora o Renascimento só invoque a Antiguidade, é, realmente, o filho ingrato da Idade Média” [...].


(Hilário Franco Júnior. A Idade Média, nascimento do ocidente)



No excerto, o autor argumenta que

Alternativas
Q3213913 História

Leia parte de uma entrevista com o historiador Peter Burke.


    O Renascimento é visto tradicionalmente como parte de uma Grande Narrativa do desenvolvimento da civilização ocidental, desde os gregos e romanos da Antiguidade, passando pelo cristianismo, Renascença, Reforma, revolução científica, Iluminismo, e assim por diante; em outras palavras, como parte do surgimento da modernidade. A história é frequentemente contada de tal modo que se assume a superioridade do Ocidente sobre o resto do mundo. Eu, como outros historiadores, me empenhei em liberar a história de um movimento cultural (o movimento de reviver a arte e o saber clássicos) dos pressupostos de superioridade, não só do Ocidente, como da modernidade.


(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke.

As muitas faces da história – Nove entrevistas)


O esforço de Peter Burke em descentralizar a história do Renascimento esteve relacionado ao movimento teórico de

Alternativas
Q3212665 História
Durante a Baixa Idade Média, o renascimento comercial e urbano trouxe profundas transformações na organização das cidades europeias. Em um estudo sobre as feiras medievais, identificou-se o impacto dessas atividades na economia e sociedade. Sobre esse contexto, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3212656 História
Analise as alternativas a seguir sobre a influência do Renascimento Cultural na sociedade europeia e marque a CORRETA.
Alternativas
Q3184464 História
A Nova História Política propõe expandir as abordagens tradicionais, incorporando aspectos culturais, sociais e econômicos na análise dos fenômenos políticos. A partir dos anos 1960, René Rémond emergiu como uma figura central no renascimento da história política, frequentemente alvo das críticas dos Anais. Em 1988, ele dirigiu a coleção “Para uma história política”, um trabalho coletivo onde destacados cientistas políticos franceses expuseram as transformações em seu campo, reafirmaram sua relevância nas ciências sociais em geral e na história em particular, e destacaram os campos ainda a serem explorados. Nesse sentido, é possível apontar que a Nova História Política busca: 
Alternativas
Q3180768 História
Os principais eventos históricos mundiais, como o Renascimento, as Revoluções, as Guerras Mundiais e o processo de globalização, moldaram profundamente o cenário político, econômico e social do mundo contemporâneo. Cada um desses eventos teve um impacto duradouro, influenciando as relações internacionais e os desenvolvimentos internos de diversos países.

Assinale a alternativa CORRETA sobre os principais eventos históricos mundiais.
Alternativas
Q3179405 História
O Renascimento Cultural, com suas raízes na redescoberta da Antiguidade Clássica e no desenvolvimento do humanismo, teve implicações que transcenderam o campo artístico, impactando também as esferas religiosa e política da Europa.
Em relação ao Renascimento e à Reforma Protestante, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3174622 História

O Renascimento e a Reforma Religiosa foram movimentos que tiveram um grande impacto no contexto cultural, político e religioso da Europa entre os séculos XIV e XVI. Sobre esses dois movimentos, analise as afirmativas a seguir:


I. O Renascimento foi um movimento cultural que buscou resgatar os ideais clássicos da Grécia e Roma antigas, e a Reforma Religiosa, liderada por Martinho Lutero, visava reformar a Igreja Católica, combatendo abusos como a venda de indulgências.


II. A Reforma Religiosa, liderada por Lutero, teve como principal objetivo a unificação da Igreja Católica, não gerando divisões dentro da cristandade.


III. O Renascimento teve um forte caráter secular, mas não afetou a religião, já que os artistas e pensadores continuaram a apoiar a Igreja Católica e suas doutrinas. 



Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163972 História
Leia o trecho a seguir.

Antes da era da expansão europeia além-mar e da circunavegação portuguesa pela África, a Itália renascentista tornou-se um destino comum para numerosos monges e dignitários etíopes. Esses viajantes se apresentaram no cenário europeu como agentes ativos da descoberta transcontinental: interessados em aprender mais sobre uma região que viam como o centro definitivo do cristianismo organizado, tornaram-se os protagonistas de uma era etíope de exploração. Longe de serem vistos como 'outros' inferiores, os etíopes eram, de fato, considerados fornecedores de conhecimento em um mundo europeu cuja autoidentificação estava fundamentada na identidade cristã e onde um paradigma religioso de semelhança e alteridade prevalecia sobre a raça e a cor no discurso sobre a diferença. Eles devem ser vistos como contribuintes chave para a criação do que foi apropriadamente chamado de 'consciência planetária', o processo pelo qual os europeus adquiriram autoconsciência sobre os territórios alémmar.

Adaptado de: SALVADORE, Matteo. The Ethiopian Age of Exploration: Prester John’s Discovery of Europe, 1306-1458. Journal of World History, Vol. 21, No. 4, 2011, pp. 593-594.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre a presença de indivíduos etíopes na Itália durante o Renascimento.
Alternativas
Q3202608 História
São características do período histórico denominado Renascimento:
Alternativas
Q3180741 História
O Renascimento foi um período de grandes transformações culturais e intelectuais na Europa, marcado pela valorização do humanismo e do individualismo. Ao analisar a relação entre o Renascimento e a sociedade contemporânea, assinale a alternativa que melhor representa a influência desse movimento: 
Alternativas
Q3143832 História
Sobre o Renascimento, escreveu Peter Burke: "foi Burckhardt quem, com a sua Civilisation of the Renaissance in Italy (1860), definiu o período em termos de dois conceitos: 'individualismo' e 'modernidade'" (BURKE, p. 9).
A respeito do Renascimento, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3136868 História
A Revolução Científica dos séculos XVI e XVII foi um marco na história do pensamento ocidental, impactando profundamente a relação entre ciência e religião. Com base no contexto da época, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3132635 História
O que caracterizou o movimento humanista durante o Renascimento?
Alternativas
Q3131145 História

No que se refere às mudanças ocorridas na Europa no século XVI, julgue o item que se segue.


O Renascimento marcou uma ruptura completa com os valores da Idade Média, rejeitando a religião e o pensamento cristão. 

Alternativas
Q3128767 História
“O período compreendido entre os séculos XIV e o final do XVI marca a transição do fim da Idade Média para o surgimento da Idade Moderna. Geralmente, é visto como o oposto da chamada “Idade das Trevas”, embora seja muito mais complexo e heterogêneo do que essa dicotomia sugere. A economia, antes predominantemente rural em uma sociedade tradicional, fortemente hierarquizada e controlada pela Igreja – o sistema feudal – começa a ceder espaço a intensas trocas comerciais e culturais com o Oriente. Como consequência, essas práticas urbanas acabam promovendo o surgimento de “novos ricos” que não apenas ascendem socialmente, mas também passam a reivindicar participação política e cultural.” As informações se referem ao:
Alternativas
Q3128766 História
No início da Idade Moderna, a Europa enfrentava problemas significativos herdados do período medieval. A baixa eficiência dos métodos agrícolas, somada às frequentes guerras e epidemias, resultou em uma expressiva redução populacional no continente. Consequentemente, a escassez de mão de obra no campo dificultou o cultivo, intensificando as dificuldades econômicas na Europa. Nesse sentido, merece destaque o fato de que uma grave epidemia foi responsável pela morte de um terço da população europeia, sendo causado pela:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: D
6: A
7: A
8: A
9: A
10: B
11: C
12: E
13: A
14: D
15: D
16: B
17: B
18: E
19: D
20: B