Questões de Concurso
Comentadas sobre renascimento científico, artístico e cultural em história
Foram encontradas 153 questões
No que diz respeito às concepções acerca do tempo histórico e às teorias da história, julgue o seguinte item.
Os debates sobre o estatuto da história na Renascença compreendiam o estudo do passado como um repositório de máximas políticas e morais.
A análise do contexto cultural e social é fundamental para que se possam compreender os desenvolvimentos da ciência e da tecnologia na sociedade. Tendo como base a revolução científica, que ocorreu principalmente a partir do século XVII, julgue o próximo item.
Em uma época em que as universidades eram apenas instituições de ensino, as sociedades científicas surgiram, durante o Renascimento, como locais de pensamento avançado.
A análise do contexto cultural e social é fundamental para que se possam compreender os desenvolvimentos da ciência e da tecnologia na sociedade. Tendo como base a revolução científica, que ocorreu principalmente a partir do século XVII, julgue o próximo item.
Uma visão de mundo humanista, conjugada com valores como a harmonia e a simplicidade, fundamentais tanto na música como na física, contribuiu para a construção da ciência moderna.
[...] o Renascimento dos séculos XV-XVI recorreu a modelos culturais clássicos, que a Idade Média também conhecera e amara. Aliás, foi em grande parte por meio dela que os renascentistas tomaram contato com a Antiguidade. As características básicas do movimento (individualismo, racionalismo, empirismo, neoplatonismo, humanismo) estavam presentes na cultura ocidental pelo menos desde princípios do século XII. Ou seja, como já se disse muito bem, “embora o Renascimento só invoque a Antiguidade, é, realmente, o filho ingrato da Idade Média” [...].
(Hilário Franco Júnior. A Idade Média, nascimento do ocidente)
No excerto, o autor argumenta que
Leia parte de uma entrevista com o historiador Peter Burke.
O Renascimento é visto tradicionalmente como parte de uma Grande Narrativa do desenvolvimento da civilização ocidental, desde os gregos e romanos da Antiguidade, passando pelo cristianismo, Renascença, Reforma, revolução científica, Iluminismo, e assim por diante; em outras palavras, como parte do surgimento da modernidade. A história é frequentemente contada de tal modo que se assume a superioridade do Ocidente sobre o resto do mundo. Eu, como outros historiadores, me empenhei em liberar a história de um movimento cultural (o movimento de reviver a arte e o saber clássicos) dos pressupostos de superioridade, não só do Ocidente, como da modernidade.
(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke.
As muitas faces da história – Nove entrevistas)
O esforço de Peter Burke em descentralizar a história do Renascimento esteve relacionado ao movimento teórico de
Assinale a alternativa CORRETA sobre os principais eventos históricos mundiais.
Em relação ao Renascimento e à Reforma Protestante, assinale a alternativa CORRETA.
O Renascimento e a Reforma Religiosa foram movimentos que tiveram um grande impacto no contexto cultural, político e religioso da Europa entre os séculos XIV e XVI. Sobre esses dois movimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Renascimento foi um movimento cultural que buscou resgatar os ideais clássicos da Grécia e Roma antigas, e a Reforma Religiosa, liderada por Martinho Lutero, visava reformar a Igreja Católica, combatendo abusos como a venda de indulgências.
II. A Reforma Religiosa, liderada por Lutero, teve como principal objetivo a unificação da Igreja Católica, não gerando divisões dentro da cristandade.
III. O Renascimento teve um forte caráter secular, mas não afetou a religião, já que os artistas e pensadores continuaram a apoiar a Igreja Católica e suas doutrinas.
Assinale a alternativa correta:
Antes da era da expansão europeia além-mar e da circunavegação portuguesa pela África, a Itália renascentista tornou-se um destino comum para numerosos monges e dignitários etíopes. Esses viajantes se apresentaram no cenário europeu como agentes ativos da descoberta transcontinental: interessados em aprender mais sobre uma região que viam como o centro definitivo do cristianismo organizado, tornaram-se os protagonistas de uma era etíope de exploração. Longe de serem vistos como 'outros' inferiores, os etíopes eram, de fato, considerados fornecedores de conhecimento em um mundo europeu cuja autoidentificação estava fundamentada na identidade cristã e onde um paradigma religioso de semelhança e alteridade prevalecia sobre a raça e a cor no discurso sobre a diferença. Eles devem ser vistos como contribuintes chave para a criação do que foi apropriadamente chamado de 'consciência planetária', o processo pelo qual os europeus adquiriram autoconsciência sobre os territórios alémmar.
Adaptado de: SALVADORE, Matteo. The Ethiopian Age of Exploration: Prester John’s Discovery of Europe, 1306-1458. Journal of World History, Vol. 21, No. 4, 2011, pp. 593-594.
Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre a presença de indivíduos etíopes na Itália durante o Renascimento.
A respeito do Renascimento, é correto afirmar que:
No que se refere às mudanças ocorridas na Europa no século XVI, julgue o item que se segue.
O Renascimento marcou uma ruptura completa com os valores da Idade Média, rejeitando a religião e o pensamento cristão.