Questões de Concurso
Comentadas sobre república de 1954 a 1964 em história
Foram encontradas 289 questões
"Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo".
O fragmento refere-se a uma carta de renúncia à Presidência da República, cujo autor(a) é
No Brasil, a década de 1960 foi marcada por uma gradual aproximação dos estudantes com ideologias e organizações políticas de esquerda, processo que se acentuou após o golpe militar de 1964.
A respeito do movimento estudantil, no Brasil e na Bahia, na década de 1960, avalie as afirmativas abaixo e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na década de 1960, o movimento estudantil perde sua capacidade de mobilizar os estudantes para participarem da vida política do país.
( ) Em 1964, os estudantes são excluídos da participação do famoso comício da Central do Brasil, realizado em 13 de março por Jango.
( ) O Governo Castelo Branco aprovou a Lei Suplicy de Lacerda, que tornava ilegal a atividade política das organizações estudantis, as quais passam a atuar na clandestinidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Leia atentamente a notícia a seguir:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (17), em Juiz de Fora (MG), que a capitalização da Petrobras será a maior da “história da humanidade”. A União cedeu à estatal a exploração de 5 bilhões de barris de petróleo da área do pré-sal. Com a venda dos barris, que custarão, em média, US$ 8,51, a Petrobras será capitalizada em US$ 42,533 bilhões.
(Nathalia Passarinho. Publicado no site: g1.globo.com, de 17/09/2010).
Sobre a Petrobras, podemos dizer que:
Durante o governo do presidente João Goulart foram intensificados alguns preparativos para a realização de um golpe civil-militar, a fim de restabelecer o controle político do país para setores conservadores da sociedade, bastante alinhados a um projeto de país subordinado a grandes capitalistas internacionais, como as empresas norte-americanas em especial.
Das alternativas a seguir, assinale qual corresponde à afirmação anterior.
No período histórico brasileiro que foi instituído o parlamentarismo, na composição político-administrativa, Tancredo Neves exerceu a função de Primeiro Ministro. O presidente da época buscou a moderação, evidenciando tentativas dos princípios democráticos. No que se refere à ajuda econômica, obteve recurso financeiro para o Nordeste. A qual presidente se refere o contexto mencionado?
Assinale a alternativa que apresenta ocupantes da cadeira presidencial brasileira em ordem cronológica:
O Catedrático do silêncio
O governo Dutra (1946-51) também foi responsável por várias trapalhadas no plano econômico, em virtude da adoção de uma política econômica liberal e o arrocho salarial. Estas medidas tiveram como consequências:
Seu governo passou a ser conhecido na história devido a ser o primeiro presidente mato-grossense governando o país, além de o seu governo estar muito dedicado a extração e ao refinamento do petróleo, sendo o presidente a construir as primeiras refinarias no país. Além disso, a companhia Hidrelétrica de São Francisco surgiu no seu governo. Por conta do período posterior a Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria, cortou relações com a URSS e proibiu o Partido Comunista no país. Trata-se do presidente:
No que se refere ao Plano de Metas implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Juscelino Kubitschek levou, ao extremo, a ideia de desenvolvimento acelerado esboçada por Vargas. Sua meta era realizar, nos cinco anos de mandato, o correspondente a cinquenta. Para atingir esse objetivo, o governo de JK elaborou o chamado Plano de Metas.
( ) O Plano de Metas definia os principais objetivos a serem alcançados, priorizando cinco setores: energia, transporte (que receberam perto de 70% da dotação orçamentária original do plano), indústria, educação e alimentação.
( ) O Plano de Metas foi um grande sucesso, com destaque para a grande superação das expectativas nas áreas da educação e alimentação, o que rendeu praticamente cem por cento de aprovação do Governo JK.
( ) Um dos resultados do Plano de Metas foi a expansão das usinas hidrelétricas. Durante o governo JK foram instaladas as usinas de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, em 1955, a de Furnas e a de Três Marias em Minas Gerais, além de outras em vários estados.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Com o slogan “Varre, varre, vassourinha” em 1960 qual candidato à presidência da república brasileira prometia acabar com a corrupção no Brasil?
Considerando o processo histórico adjacente e a consolidação do golpe militar no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Em 1960, o Brasil passava por uma terrível crise financeira, com uma escalada inflacionária, que passava de 23%. Para resolver a crise, o presidente e sua equipe econômica, lançaram o plano Trienal que tinha como finalidade:
Tendo como base o contexto histórico no período do presidente João Goulart, analise as assertivas abaixo:
I. Em seu governo, efetivou-se uma reforma da base operária, significando uma volta do sentimento populista, em um contexto de pressões e manifestações populares, até maior que no período de Getúlio.
II. O Estado brasileiro nesse período seria o eixo de articulações das forças políticas, cooptando as forças sindicais, os movimentos operários, as forças armadas e os intelectuais para a estrutura do governo.
III. O clima de insegurança da posse de Jango gerou certa instabilidade social, construindo a inclinação dos movimentos sociais para a política de valorização do homem representado no grupo político com tendências neoliberais.
Quais estão INCORRETAS?
Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o contexto histórico do Brasil, no que se refere à sucessão de Jânio da Silva Quadros.