Questões de Concurso Comentadas sobre república de 1954 a 1964 em história

Foram encontradas 289 questões

Q3051442 História
O período do Regime Militar (1964-1985) no Brasil foi marcado por censura, repressão e restrições às liberdades civis. Especialmente após a implantação do Ato Institucional número 5 (AI-5) pelo governo de Costa e Silva, a situação político-social no país ficou ainda mais obscura. Indique o evento, ocorrido em 1968, que levou ao endurecimento do regime através do Ato Institucional Número 5 (AI-5).
Alternativas
Q3028590 História
Leia o trecho com atenção.

"Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo".

O fragmento refere-se a uma carta de renúncia à Presidência da República, cujo autor(a) é
Alternativas
Q3019929 História
O processo de êxodo rural foi um movimento migratório que ocorreu de maneira acentuada no Brasil, na segunda metade do século XX. Assinale a alternativa incorreta quanto a este processo.
Alternativas
Q2916003 História

No Brasil, a década de 1960 foi marcada por uma gradual aproximação dos estudantes com ideologias e organizações políticas de esquerda, processo que se acentuou após o golpe militar de 1964.


A respeito do movimento estudantil, no Brasil e na Bahia, na década de 1960, avalie as afirmativas abaixo e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Na década de 1960, o movimento estudantil perde sua capacidade de mobilizar os estudantes para participarem da vida política do país.

( ) Em 1964, os estudantes são excluídos da participação do famoso comício da Central do Brasil, realizado em 13 de março por Jango.

( ) O Governo Castelo Branco aprovou a Lei Suplicy de Lacerda, que tornava ilegal a atividade política das organizações estudantis, as quais passam a atuar na clandestinidade.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2915888 História

Leia atentamente a notícia a seguir:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (17), em Juiz de Fora (MG), que a capitalização da Petrobras será a maior da “história da humanidade”. A União cedeu à estatal a exploração de 5 bilhões de barris de petróleo da área do pré-sal. Com a venda dos barris, que custarão, em média, US$ 8,51, a Petrobras será capitalizada em US$ 42,533 bilhões.


(Nathalia Passarinho. Publicado no site: g1.globo.com, de 17/09/2010).


Sobre a Petrobras, podemos dizer que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - História |
Q2783788 História

Durante o governo do presidente João Goulart foram intensificados alguns preparativos para a realização de um golpe civil-militar, a fim de restabelecer o controle político do país para setores conservadores da sociedade, bastante alinhados a um projeto de país subordinado a grandes capitalistas internacionais, como as empresas norte-americanas em especial.

Das alternativas a seguir, assinale qual corresponde à afirmação anterior.

Alternativas
Q2776179 História

No período histórico brasileiro que foi instituído o parlamentarismo, na composição político-administrativa, Tancredo Neves exerceu a função de Primeiro Ministro. O presidente da época buscou a moderação, evidenciando tentativas dos princípios democráticos. No que se refere à ajuda econômica, obteve recurso financeiro para o Nordeste. A qual presidente se refere o contexto mencionado?

Alternativas
Q2751836 História

Assinale a alternativa que apresenta ocupantes da cadeira presidencial brasileira em ordem cronológica:

Alternativas
Q2741441 História
O público cinematográfico, acostumado às chanchadas como “Nem Sansão Nem Dalila”, de Carlos Manga, foi surpreendido, em 1955, com um filme inteiramente diferente. Era “Rio, 40 Graus,” de Nelson Pereira dos Santos. Utilizando uma linguagem direta e despojada, o filme enfocava a população pobre dos morros cariocas. Nascia o Cinema Novo. Essa corrente cinematográfica nacional expressava:
Alternativas
Q2741438 História
No dia 24 de agosto de 1954, horas depois do suicídio de Vargas, a capital da República foi palco de intensas agitações que tomaram conta das ruas próximas ao Palácio do Catete, descambando para a violência contra os segmentos antigetulistas. A ameaça pairava contra a sede dos jornais Tribuna da Imprensa e O Globo e da embaixada americana. Durante o segundo governo Vargas, ocorreu uma forte oposição interna e externa a sua política nacionalista, através da(o):
Alternativas
Q2741433 História
Os ideólogos do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros 1955-1964) pretenderam constituir um pensamento brasileiro “autônomo” e “não alienado”, que garantiria automaticamente o desenvolvimento econômico, político, social e cultural desde que assumido por todos os grupos que compunham a Nação. Essa ideologia, produzida pelos intelectuais do ISEB, ficou conhecida como:
Alternativas
Q2727397 História

O Catedrático do silêncio

Imagem associada para resolução da questão

O governo Dutra (1946-51) também foi responsável por várias trapalhadas no plano econômico, em virtude da adoção de uma política econômica liberal e o arrocho salarial. Estas medidas tiveram como consequências:

Alternativas
Q2727393 História
Alegando que “forças terríveis” o impediram de governar, o presidente Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961, pouco mais de seis meses após o início de seu mandato. A atitude do presidente provocou uma das maiores crises da história do Brasil, dividindo o país entre golpistas (liderados por Carlos Lacerda – UDN) contrários a posse do vice-presidente João Goulart e legalistas (comandados por Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul) que defendiam a posse do mesmo. A solução para esse impasse foi a adoção de uma emenda constitucional que estabelecia o(a):
Alternativas
Q2714101 História

Seu governo passou a ser conhecido na história devido a ser o primeiro presidente mato-grossense governando o país, além de o seu governo estar muito dedicado a extração e ao refinamento do petróleo, sendo o presidente a construir as primeiras refinarias no país. Além disso, a companhia Hidrelétrica de São Francisco surgiu no seu governo. Por conta do período posterior a Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria, cortou relações com a URSS e proibiu o Partido Comunista no país. Trata-se do presidente:

Alternativas
Q2711038 História

No que se refere ao Plano de Metas implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Juscelino Kubitschek levou, ao extremo, a ideia de desenvolvimento acelerado esboçada por Vargas. Sua meta era realizar, nos cinco anos de mandato, o correspondente a cinquenta. Para atingir esse objetivo, o governo de JK elaborou o chamado Plano de Metas.

( ) O Plano de Metas definia os principais objetivos a serem alcançados, priorizando cinco setores: energia, transporte (que receberam perto de 70% da dotação orçamentária original do plano), indústria, educação e alimentação.

( ) O Plano de Metas foi um grande sucesso, com destaque para a grande superação das expectativas nas áreas da educação e alimentação, o que rendeu praticamente cem por cento de aprovação do Governo JK.

( ) Um dos resultados do Plano de Metas foi a expansão das usinas hidrelétricas. Durante o governo JK foram instaladas as usinas de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, em 1955, a de Furnas e a de Três Marias em Minas Gerais, além de outras em vários estados.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2711030 História

Com o slogan “Varre, varre, vassourinha” em 1960 qual candidato à presidência da república brasileira prometia acabar com a corrupção no Brasil?

Alternativas
Q2708531 História

Considerando o processo histórico adjacente e a consolidação do golpe militar no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2708525 História

Em 1960, o Brasil passava por uma terrível crise financeira, com uma escalada inflacionária, que passava de 23%. Para resolver a crise, o presidente e sua equipe econômica, lançaram o plano Trienal que tinha como finalidade:

Alternativas
Q2708514 História

Tendo como base o contexto histórico no período do presidente João Goulart, analise as assertivas abaixo:

I. Em seu governo, efetivou-se uma reforma da base operária, significando uma volta do sentimento populista, em um contexto de pressões e manifestações populares, até maior que no período de Getúlio.

II. O Estado brasileiro nesse período seria o eixo de articulações das forças políticas, cooptando as forças sindicais, os movimentos operários, as forças armadas e os intelectuais para a estrutura do governo.

III. O clima de insegurança da posse de Jango gerou certa instabilidade social, construindo a inclinação dos movimentos sociais para a política de valorização do homem representado no grupo político com tendências neoliberais.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q2708511 História

Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o contexto histórico do Brasil, no que se refere à sucessão de Jânio da Silva Quadros.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: C
6: B
7: A
8: D
9: B
10: C
11: E
12: A
13: B
14: C
15: A
16: D
17: C
18: A
19: C
20: C