Questões de Concurso Comentadas sobre revolução chinesa em história

Foram encontradas 32 questões

Q2509365 História
Assinale a alternativa correta referente à denominada Revolução Chinesa de 1911.
Alternativas
Q2372748 História
Sobre a Revolução na China, é correto dizer que:
Alternativas
Q2291548 História
O tráfico mercantil do ópio remonta ao contexto do século XIX de investidas imperiais europeias nos territórios asiáticos.

Imagem associada para resolução da questão

The Chinese Opium Smoker (London: S. W. Partridge & Co., ca 1880). Widener Library, Harvard University.

As afirmativas a seguir mencionam corretamente episódios do associados ao tráfico de ópio no século XIX envolvendo China e Grã-Bretanha, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2103532 História
Em termos econômicos, o mundo contemporâneo foi forjado pelas transformações trazidas pela:
Alternativas
Q2069062 História
Analise a imagem a seguir:
15.png (195×262) 
(A Torta Chinesa. Henri Meyer. Publicada em 16/01/1898 no Le Petit Journal; França.)
Considerando a charge e conhecimentos sobre atualidade, é correto afirmar que a China: 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2019 - SEE-AC - Professor - História |
Q2026676 História
Pouco importa que o gato seja preto ou branco no momento em que ele agarra o rato. Deng Xiaoping, 1961
Após a morte de Mao Tse-tung, em 1976, o poder na China passou às mãos de Deng Xiaoping que, rompendo com a ala mais esquerdista do Partido Comunista Chinês, promoveu uma aproximação parcial com o capitalismo. Em 1982, Xiaoping reafirmou sua convicção socialista, mas promoveu modificações econômicas, entre as quais destaca-se a( o):
Alternativas
Q1975682 História
No que se refere ao contexto histórico da contemporaneidade, julgue o item.

Com cerca de cinco mil anos de história, a China proclamou a República no início do século XX. Depois de prolongada guerra civil e de o país ter sido invadido pelo Japão, a Revolução de 1949, liderada por Mao Tsé-Tung, tornou o país comunista. Com a morte de Mao e a ascensão de Deng Xiaoping ao poder, em 1978, o país deu uma guinada com a abertura controlada de sua economia ao mercado, o que o transformou em uma grande potência na ordem globalizada dos dias atuais. 
Alternativas
Q1926722 História

Acerca das relações internacionais, da economia, da sociedade, do transporte, das fontes energéticas e da política relacionados à China, julgue o item.


A quantidade de reeleições do atual presidente da China, Xi Jinping, o tornou o presidente que mais tempo ficou no poder, mais até que o fundador do regime comunista Mao Tsé-Tung.

Alternativas
Q1896024 História
A China, uma das maiores potências mundiais, oficialmente chamada República Popular da China, é um país socialista e uma das civilizações mais antigas do mundo. O país, atualmente, possui a segunda maior economia e é o mais populoso do planeta. A cultura chinesa é repleta de tradições e particularidades. A China participa de organizações, tais como Organização Mundial do Comércio (OMC), BRICS, Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, e é também membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Quantas províncias, regiões autônomas, municípios e regiões administrativas possui a China, respectivamente.
Alternativas
Q1833943 História
Durante muito tempo a China manteve as portas de seu mercado fechadas para a inserção de capitais estrangeiros. Porém, desde os anos de 1970, o sistema capitalista vem se inserindo nesse país, com a abertura do mercado para o capitalismo mundial, o que contribuiu para uma ascensão no sistema produtivo mundial da China. Sobre os fatores que contribuíram para a intensificação industrial na China, é correto afirmar que
Alternativas
Q1819530 História
A China, uma das maiores potências mundiais, oficialmente chamada República Popular da China, é um país socialista e uma das civilizações mais antigas do mundo. Sobre as características desse país é correto afirmar que
Alternativas
Q1766140 História

Foi uma colônia britânica por mais de 150 anos - parte dela, foi cedida ao Reino Unido após uma guerra em 1842. Mais tarde, a China também concedeu o restante - os Novos Territórios para os britânicos por 99 anos. Tornou-se um porto comercial movimentado e sua economia se desenvolveu nos anos de 1950, quando se tornou um centro de produção. O território também era popular entre os migrantes e dissidentes que fugiam da instabilidade, da pobreza ou da perseguição na China continental.


No início dos anos 80, quando o fim do prazo para o arrendamento de 99 anos se aproximava, a Grã-Bretanha e a China iniciaram negociações sobre o futuro desta área com o governo comunista na China argumentando que tudo deveria retornar ao governo chinês. Assinale a alternativa correta:

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/12. 

Alternativas
Q1754982 História
Analise a tabela abaixo: Imagem associada para resolução da questão A partir da tabela, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1735442 História
Em vez de enfrentar os japoneses, o Mao aumentou suas forças no norte da China. No fim da guerra, em 1945, Stalin, sempre rígido e pragmático, assinou um tratado de aliança com o Kuomintang, diminuindo as perspectivas de apoio ao comunismo na eventualidade de uma guerra civil. Logo após a rendição do Japão, reiniciou-se a guerra total entre comunistas e nacionalistas, Stalin ficou de lado novamente, chegando até a avisar Mao para tomar cuidado com os Estados Unidos, que apoiaram Chiang Kai-Shek, agora reconhecido como líder mundial na vitória dos aliados contra o Japão. Mao ignorou o aviso. Os comunistas finalmente conseguiam vantagem. Quando chegaram à capital, Nanquim, a União Soviética foi um dos poucos países a permitir que seu embaixador fugisse junto com o Kuomintang. (DIKÖTTER, Frank. A grande fome de Mao: a história da catástrofe mais devastadora da China (1958-1962). Rio de Janeiro: Record, 2017, p.30).
As relações entre a China pós-revolucionária e a União Soviética foram marcadas por
Alternativas
Q1730082 História
Em um ensaio que escreveu na metade de 1949 intitulado “Sobre a ditadura democrática popular”, Mao Zedong explicou sucintamente as ideias que permeariam as orientações governamentais do novo Estado chinês. A experiência da revolução até então podia ser analisada dentro de duas categorias básicas, escreveu Mao. A primeira era a mobilização das massas da nação para construir uma “frente unida interna sob a liderança da classe trabalhadora.”
(SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.489 )
A “frente unida” proposta por Mao, para a condução do processo revolucionário na China incorporava
Alternativas
Q1720017 História
Para além do destaque na economia mundial, a China vem ampliando seu poder político na ordem internacional, participando ativamente de uma série de instituições internacionais. A República Popular da China faz parte do(a):
I. Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). II. Organização Mundial do Comércio (OMC). III. Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1718293 História
Sobre a China nos Séculos XVI e XVII, assinale V para as assertivas que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) No início do século XVI, o sistema de parcelas de terra atribuídas aos camponeses, que surgiu ao mesmo tempo que a propriedade estatal da terra, começou a desintegrar-se. ( ) A política externa dos governantes Ming nos séculos XVI e XVII foi de carácter ofensivo e não possuía aspectos que fazia lembrar a dos governantes Sung. ( ) Não houve revoltas populares em larga escala e consequentemente a necessidade de reformas não se fez premente. ( ) A maioria dos estados do Sudeste Asiático eram de tipo feudal avançado. Em todos eles, a terra pertencia uma parte ao Estado e a outra aos camponeses, existia uma burocracia feudal e estava a formar-se uma classe de proprietários de terras.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Q1319098 História
Após uma longa guerra civil, em meados do século XX, o movimento revolucionário, liderado por Mao Tsé-Tung, conseguiu assumir o poder na China, derrotando as tropas do governo de Chiang Kai-Shek. A partir daí, Mao desenvolveu uma série de mudanças e transformações na economia e cultura chinesa. Em relação ao “Grande Salto Para Frente” e a “Revolução Cultural”, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1253161 História
Considere o discurso a seguir, proferido em 1 de outubro de 1949, e assinale a alternativa correta. “O povo de toda a China esteve mergulhado em amargos sofrimento e atribulações desde que o reacionário governo de Chiang Kai-Shek e seu Kuomintang traiu a pátria, em conluio com os imperialistas, tendo-se lançado na guerra contrarrevolucionária. Felizmente o nosso Exército de Libertação Popular, apoiado por toda a nação, tem lutado heroicamente e abnegadamente para defender a soberania territorial de nossa pátria, para proteger a vida e os pertences das pessoas, para aliviar o povo de seu sofrimento e lutar por seus direitos, tendo finalmente acabado com as tropas reacionárias e derrubado a ordem reacionária do governo Nacionalista. Agora, a Guerra de Libertação Popular está praticamente ganha, e a maioria da população no país está livre. Sob tal fundamento, a primeira sessão da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, composta por delegados de todos os partidos democráticos e de organizações populares da China, pelo Exército de Libertação Popular, as diversas regiões e nacionalidades do país, além dos patriotas chineses no exterior e outros elementos, foi convocada”.
Disponível em: <https://www.novacultura.info/single-post/2019/10/01/Discurso-de-Proclamacao-da-Republica-Popular-da-China> . Acesso em: 23 jan. 2020.) 
Alternativas
Q1250822 História
Analise o texto a seguir.
Não há registro no mundo de uma transformação tão drástica quanto a desencadeada pelos chineses nas últimas sete décadas. Durante boa parte do século XX, a China mal havia se industrializado, a maior parcela da população passava fome e o país era visto como exemplo de como um antigo império pode se autodestruir em consequência de sucessivos erros políticos e econômicos. Entretanto, a China promoveu um invejável plano de recuperação que a tirou do papel de polo miserável e a transformou no maior mercado consumidor do Planeta e na economia que só perde em tamanho para a dos Estados Unidos.“O futuro pertence à China”, disse Lei Jun, o carismático fundador da fabricante de celulares Xiaomi, de Pequim, em uma conferência realizada no ano passado em São Francisco, nos Estados Unidos. (Extraído de: https://veja.abril.com.br/economia/como-a-china-quer-virar-a primeira-e-mais-desenvolvida-economia-do-mundo/)
Baseados no texto e nas análises socioeconômicas da China, podemos compreender entre outros motivos que
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: D
6: A
7: C
8: E
9: C
10: C
11: D
12: D
13: C
14: B
15: D
16: E
17: C
18: D
19: B
20: D