Questões de Concurso
Comentadas sobre revolução chinesa em história
Foram encontradas 32 questões
The Chinese Opium Smoker (London: S. W. Partridge & Co., ca 1880). Widener Library, Harvard University.
As afirmativas a seguir mencionam corretamente episódios do associados ao tráfico de ópio no século XIX envolvendo China e Grã-Bretanha, à exceção de uma. Assinale-a.
(A Torta Chinesa. Henri Meyer. Publicada em 16/01/1898 no Le Petit Journal; França.)
Considerando a charge e conhecimentos sobre atualidade, é correto afirmar que a China:
Após a morte de Mao Tse-tung, em 1976, o poder na China passou às mãos de Deng Xiaoping que, rompendo com a ala mais esquerdista do Partido Comunista Chinês, promoveu uma aproximação parcial com o capitalismo. Em 1982, Xiaoping reafirmou sua convicção socialista, mas promoveu modificações econômicas, entre as quais destaca-se a( o):
Com cerca de cinco mil anos de história, a China proclamou a República no início do século XX. Depois de prolongada guerra civil e de o país ter sido invadido pelo Japão, a Revolução de 1949, liderada por Mao Tsé-Tung, tornou o país comunista. Com a morte de Mao e a ascensão de Deng Xiaoping ao poder, em 1978, o país deu uma guinada com a abertura controlada de sua economia ao mercado, o que o transformou em uma grande potência na ordem globalizada dos dias atuais.
Acerca das relações internacionais, da economia, da sociedade, do transporte, das fontes energéticas e da política relacionados à China, julgue o item.
A quantidade de reeleições do atual presidente da China,
Xi Jinping, o tornou o presidente que mais tempo ficou
no poder, mais até que o fundador do regime comunista
Mao Tsé-Tung.
Foi uma colônia britânica por mais de 150 anos - parte dela, foi cedida ao Reino Unido após uma guerra em 1842. Mais tarde, a China também concedeu o restante - os Novos Territórios para os britânicos por 99 anos. Tornou-se um porto comercial movimentado e sua economia se desenvolveu nos anos de 1950, quando se tornou um centro de produção. O território também era popular entre os migrantes e dissidentes que fugiam da instabilidade, da pobreza ou da perseguição na China continental.
No início dos anos 80, quando o fim do prazo para o arrendamento de 99 anos se aproximava, a Grã-Bretanha e a China iniciaram negociações sobre o futuro desta área com o governo comunista na China argumentando que tudo deveria retornar ao governo chinês. Assinale a alternativa correta:
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/12.
As relações entre a China pós-revolucionária e a União Soviética foram marcadas por
(SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.489 )
A “frente unida” proposta por Mao, para a condução do processo revolucionário na China incorporava
I. Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). II. Organização Mundial do Comércio (OMC). III. Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
Quais estão corretas?
( ) No início do século XVI, o sistema de parcelas de terra atribuídas aos camponeses, que surgiu ao mesmo tempo que a propriedade estatal da terra, começou a desintegrar-se. ( ) A política externa dos governantes Ming nos séculos XVI e XVII foi de carácter ofensivo e não possuía aspectos que fazia lembrar a dos governantes Sung. ( ) Não houve revoltas populares em larga escala e consequentemente a necessidade de reformas não se fez premente. ( ) A maioria dos estados do Sudeste Asiático eram de tipo feudal avançado. Em todos eles, a terra pertencia uma parte ao Estado e a outra aos camponeses, existia uma burocracia feudal e estava a formar-se uma classe de proprietários de terras.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Disponível em: <https://www.novacultura.info/single-post/2019/10/01/Discurso-de-Proclamacao-da-Republica-Popular-da-China> . Acesso em: 23 jan. 2020.)
Não há registro no mundo de uma transformação tão drástica quanto a desencadeada pelos chineses nas últimas sete décadas. Durante boa parte do século XX, a China mal havia se industrializado, a maior parcela da população passava fome e o país era visto como exemplo de como um antigo império pode se autodestruir em consequência de sucessivos erros políticos e econômicos. Entretanto, a China promoveu um invejável plano de recuperação que a tirou do papel de polo miserável e a transformou no maior mercado consumidor do Planeta e na economia que só perde em tamanho para a dos Estados Unidos.“O futuro pertence à China”, disse Lei Jun, o carismático fundador da fabricante de celulares Xiaomi, de Pequim, em uma conferência realizada no ano passado em São Francisco, nos Estados Unidos. (Extraído de: https://veja.abril.com.br/economia/como-a-china-quer-virar-a primeira-e-mais-desenvolvida-economia-do-mundo/)
Baseados no texto e nas análises socioeconômicas da China, podemos compreender entre outros motivos que