Sobre a China nos Séculos XVI e XVII, assinale V para as as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718293 História
Sobre a China nos Séculos XVI e XVII, assinale V para as assertivas que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) No início do século XVI, o sistema de parcelas de terra atribuídas aos camponeses, que surgiu ao mesmo tempo que a propriedade estatal da terra, começou a desintegrar-se. ( ) A política externa dos governantes Ming nos séculos XVI e XVII foi de carácter ofensivo e não possuía aspectos que fazia lembrar a dos governantes Sung. ( ) Não houve revoltas populares em larga escala e consequentemente a necessidade de reformas não se fez premente. ( ) A maioria dos estados do Sudeste Asiático eram de tipo feudal avançado. Em todos eles, a terra pertencia uma parte ao Estado e a outra aos camponeses, existia uma burocracia feudal e estava a formar-se uma classe de proprietários de terras.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na análise das assertivas sobre a China nos Séculos XVI e XVII, seguem os comentários detalhados para cada uma delas:

(V) No início do século XVI, o sistema de parcelas de terra atribuídas aos camponeses, que surgiu ao mesmo tempo que a propriedade estatal da terra, começou a desintegrar-se. Comentário: Esta afirmação é verdadeira. O sistema de distribuição de terras conhecido como "equitable field system" começou a desintegrar-se devido a diversos fatores econômicos e sociais, levando a um aumento da concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.

(F) A política externa dos governantes Ming nos séculos XVI e XVII foi de carácter ofensivo e não possuía aspectos que fazia lembrar a dos governantes Sung. Comentário: Esta afirmação é falsa. A política externa Ming foi, em grande parte, defensiva, especialmente em resposta às ameaças dos mongóis e manchus. Além disso, houve algumas semelhanças com a dos governantes Sung, como a ênfase no comércio marítimo e o envio de expedições navais.

(F) Não houve revoltas populares em larga escala e consequentemente a necessidade de reformas não se fez premente. Comentário: Esta afirmação é falsa. Houve várias revoltas populares durante os séculos XVI e XVII, que foram em parte respostas às dificuldades econômicas e sociais enfrentadas pela população. Essas revoltas muitas vezes exigiram a atenção do governo e a necessidade de reformas.

(F) A maioria dos estados do Sudeste Asiático eram de tipo feudal avançado. Em todos eles, a terra pertencia uma parte ao Estado e a outra aos camponeses, existia uma burocracia feudal e estava a formar-se uma classe de proprietários de terras. Comentário: Esta afirmação é parcialmente falsa. Embora muitos estados do Sudeste Asiático possuíssem características feudais, eles variavam consideravelmente em termos de estrutura social e propriedade da terra, e nem todos se encaixam nesta descrição.

Com base nesses comentários, a sequência correta de V (Verdadeiro) e F (Falso) para as assertivas é C - V, F, V, F.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Durante o período Ming (1368-1644), a política externa da China era principalmente defensiva, com o objetivo de proteger suas fronteiras de invasores estrangeiros, especialmente do norte. No entanto, a China Ming também lançou várias campanhas militares para expandir seu território e influência, tanto na Ásia Central quanto no Sudeste Asiático.

Por exemplo, o imperador Yongle (r. 1402-1424) liderou campanhas militares para estender o domínio Ming sobre a Mongólia, o Tibete e a Ásia Central, além de estabelecer relações comerciais e diplomáticas com países como Vietnã, Java e Malásia. Já o imperador Zhengde (r. 1505-1521) enviou expedições navais para o Oceano Índico e a costa leste da África.

No entanto, essa política expansionista teve um custo alto para a economia chinesa e gerou tensões com outros países, especialmente com o Japão e a Coreia. A partir do século XVII, a China Ming enfrentou uma série de desafios internos e externos que minaram sua estabilidade e poder, levando ao colapso da dinastia em 1644.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo