Questões de Concurso Sobre revolução industrial em história

Foram encontradas 209 questões

Q3108095 História
“Quando se começa a estudar a Revolução Industrial, a primeira questão a levantar é sobre que tipo de revolução estamos falando. Muitas vezes, entendemos a palavra "revolução" como uma revolta, uma disputa entre grupos políticos, ou até mesmo, uma guerra civil em determinada sociedade. Mas não é disso que se trata aqui. O sentido que usamos neste caso é o de revolução como uma transformação profunda, uma mudança muito grande, uma ruptura com o que havia anteriormente.
Ao falarmos, então, de uma "revolução industrial", estamos falamos numa modificação drástica no modo de fabricação dos produtos consumidos pelo homem”.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/revolucaoindustrial-evolucao-tecnologica-transforma-as-relacoessociais.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 24 nov. 2024.

Uma das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, desde a sua primeira fase, merece destaque a(o): 
Alternativas
Q3106399 História
A Revolução Industrial trouxe profundas transformações sociais e econômicas ao mundo. Indique uma das consequências desse período:
Alternativas
Q3086393 História
Assinale a alternativa correta a respeito dos impactos da Revolução Industrial.
Alternativas
Q3081709 História
Analise as afirmativas a respeito da Terceira Revolução Industrial.

I. Criação e expansão da internet.
II. Descoberta da energia elétrica.
III. Criação dos primeiros aparelhos celulares e posterior aprimoramento com uso tecnologias de ponta, que deu origem aos smartphones e tablets.
IV. Avanços tecnológicos na engenharia espacial, com criação e lançamento de foguetes, ida do homem à Lua, criação de estações espaciais, de satélites artificiais e de sondas para estudo de planetas e satélites.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3076698 História
A Revolução Industrial apresentou diversas fases. Sobre a Terceira Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3076369 História
A Revolução Industrial transformou profundamente a economia e a sociedade na Europa e, posteriormente, no mundo. Um dos impactos mais marcantes foi a alteração das condições de trabalho. Assinale a assertiva que melhor descreve as mudanças ocorridas nas condições de trabalho durante a Revolução Industrial. 
Alternativas
Q3072995 História
A Revolução Industrial foi um marco na história mundial, transformando profundamente a economia, a sociedade e a tecnologia. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3051448 História
É sempre difícil datar com precisão o período de acontecimento de uma Revolução Industrial, pois ela pode ocorrer mais rapidamente em alguns locais (países) e mais devagar em outros. Soma-se a isso o fato de ser um movimento “silencioso”, cujas transformações acontecem paulatinamente enquanto novas tecnologias substituem outras, seja no campo produtivo, seja na vida cotidiana das pessoas. É consenso no meio historiográfico que, para se ter uma nova Revolução Industrial, um conjunto de novas estruturas produtivas (tecnologias) devem se apresentar como alternativas às estruturas anteriormente existentes, podendo substituí-las ou conviver com elas. São consideradas as principais transformações nas estruturas produtivas que caracterizam uma Revolução Industrial:
Alternativas
Q3050104 História

Relacione as fases da Revolução Industrial a seguir às suas características. 


1. Primeira Fase da Revolução Industrial.

2. Segunda Fase da Revolução Industrial.

3. Terceira Fase da Revolução Industrial.


( ) A substituição do ferro pelo aço na construção de maquinário, devido à sua leveza, além do estímulo às pesquisas científicas.


( ) O surgimento do capitalismo industrial em contraste com a produção rural, o que causou o declínio de formas tradicionais de trabalho, como as de artesãos, e resultou em um aumento significativo da urbanização.


( ) O surgimento de novas formas de comunicação, a introdução de produtos eletrônicos, como softwares, e o uso da energia nuclear.



Assinale a afirmativa que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Alternativas
Q3050103 História
Leia o trecho a seguir.

O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante debatido na história das ciências e na história dos livros e das edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”, possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura e de uma civilização transnacional dos jornais.

KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).


Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX. 
Alternativas
Q3034753 História
As mudanças em virtude da Revolução Industrial foram muitas. A vida no trabalho mudou, ocorrendo um extraordinário aumento da produção pela invenção de novas máquinas o que levou bens industrializados à população. No entanto, a corrida por emprego fez com que operários vendessem sua força de trabalho em troca de remuneração de 14 horas a 16 horas ao dia. Assinale a alternativa que evidencia uma consequência da Revolução Industrial.
Alternativas
Q3028581 História
A Revolução Industrial transformou as relações de trabalho e a unidade de produção passou a ser a fábrica. O trabalho deixou de ser manual e passou a ser efetuado por uma máquina, controlada pelo homem que agora era operário e não artesão. Para os trabalhadores, esse processou desencadeou o(a)
Alternativas
Q3015241 História

“O mundo que hoje conhecemos é filho da Revolução Industrial. Ela abre um período na história humana em que, pela primeira vez, os limites para a produção de riquezas pelos homens foram implodidos e nunca mais deixaram de ser superados e expandidos”. (MORAES, L. História Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2017, p. 47).


Foram consequências da Revolução Industrial:

Alternativas
Q3010610 História
Considerando o processo da Revolução Industrial, analise a seguinte afirmação:

[...] E tanto a Grã-Bretanha quanto o mundo sabiam que a revolução industrial lançada nestas ilhas não só pelos comerciantes e empresários como através deles, cuja única lei era comprar no mercado mais barato e vender sem restrição no mais caro, estava transformando o mundo. Nada poderia detê-la. Os deuses e os reis do passado eram imponentes diante dos homens de negócios e das máquinas a vapor do presente [...]. (p.69)

HOBSBAWM, Eric. J. A Era das revoluções: Europa 1789-1848, tradução de Maria Tereza Lopes e Marcos Penchel. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.


Sobre o texto, e/ou a Revolução Industrial, é possível afirmar como CORRETA:  
Alternativas
Q2932117 História

O impulso para a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra partiu da indústria têxtil e surgiu das

Alternativas
Q2808378 História

Leia a afirmação e observe a imagem.


A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, onde as condições eram favoráveis, inclusive com matérias-primas em abundância. A partir do século XVIII, nasceu uma nova classe de trabalhadores: os Operários das novas fábricas mecanizadas.
Imagem associada para resolução da questão
Sobre a condição de vida e de trabalho dos operários das fábricas na época da Revolução Industrial, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2799294 História

“Por classe, entendo um fenômeno histórico, que unifica uma série de acontecimentos díspares e aparentemente desconectados, tanto na matéria-prima da experiência como na consciência. Não vejo a classe como uma “estrutura”, nem mesmo como uma “categoria”, mas como algo que ocorre efetivamente (e cuja ocorrência pode ser demonstrada) nas relações humanas” (THOMPSON, E. P. A formação da classe operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 9). Sobre o conceito de classe a partir do pensamento do historiador acima, assinale o que for correto:

Alternativas
Q2766757 História

Considere o texto:


[...] Em primeiro lugar, os comerciantes precisavam controlar e comercializar toda a produção dos artesãos, com o intuito de reduzir ao mínimo as práticas de desvios dessa produção. Além disso, era do interesse desses comerciantes a maximização da produção através do aumento do número de horas de trabalho e o aumento da velocidade e do ritmo de trabalho. Um terceiro ponto importante era o controle da inovação tecnológica para que ela só pudesse ser aplicada no sentido de acumulação capitalista; e, por último, a fábrica criava uma organização da produção que tornava imprescindível a figura do empresário capitalista.


(DECCA, Edgar. O nascimento das fábricas. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 24. (Coleção Tudo é história))


O autor analisa um momento crucial no estabelecimento do sistema de fábrica, no desenrolar da Revolução Industrial inglesa: a transformação do artesão em operário.


Sobre o assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Q2751136 História

São características da Segunda Revolução Industrial, EXCETO:

Alternativas
Q2749555 História

Não se constitui consequência da Revolução Industrial.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: D
5: A
6: A
7: D
8: B
9: C
10: D
11: A
12: D
13: A
14: A
15: C
16: C
17: B
18: A
19: D
20: A