Questões de História - Revolução Industrial para Concurso

Foram encontradas 204 questões

Q3051448 História
É sempre difícil datar com precisão o período de acontecimento de uma Revolução Industrial, pois ela pode ocorrer mais rapidamente em alguns locais (países) e mais devagar em outros. Soma-se a isso o fato de ser um movimento “silencioso”, cujas transformações acontecem paulatinamente enquanto novas tecnologias substituem outras, seja no campo produtivo, seja na vida cotidiana das pessoas. É consenso no meio historiográfico que, para se ter uma nova Revolução Industrial, um conjunto de novas estruturas produtivas (tecnologias) devem se apresentar como alternativas às estruturas anteriormente existentes, podendo substituí-las ou conviver com elas. São consideradas as principais transformações nas estruturas produtivas que caracterizam uma Revolução Industrial:
Alternativas
Q3050104 História

Relacione as fases da Revolução Industrial a seguir às suas características. 


1. Primeira Fase da Revolução Industrial.

2. Segunda Fase da Revolução Industrial.

3. Terceira Fase da Revolução Industrial.


( ) A substituição do ferro pelo aço na construção de maquinário, devido à sua leveza, além do estímulo às pesquisas científicas.


( ) O surgimento do capitalismo industrial em contraste com a produção rural, o que causou o declínio de formas tradicionais de trabalho, como as de artesãos, e resultou em um aumento significativo da urbanização.


( ) O surgimento de novas formas de comunicação, a introdução de produtos eletrônicos, como softwares, e o uso da energia nuclear.



Assinale a afirmativa que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Alternativas
Q3050103 História
Leia o trecho a seguir.

O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante debatido na história das ciências e na história dos livros e das edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”, possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura e de uma civilização transnacional dos jornais.

KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).


Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX. 
Alternativas
Q3034753 História
As mudanças em virtude da Revolução Industrial foram muitas. A vida no trabalho mudou, ocorrendo um extraordinário aumento da produção pela invenção de novas máquinas o que levou bens industrializados à população. No entanto, a corrida por emprego fez com que operários vendessem sua força de trabalho em troca de remuneração de 14 horas a 16 horas ao dia. Assinale a alternativa que evidencia uma consequência da Revolução Industrial.
Alternativas
Q3028581 História
A Revolução Industrial transformou as relações de trabalho e a unidade de produção passou a ser a fábrica. O trabalho deixou de ser manual e passou a ser efetuado por uma máquina, controlada pelo homem que agora era operário e não artesão. Para os trabalhadores, esse processou desencadeou o(a)
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: D