Questões de Concurso
Sobre o código braille na grafia da língua portuguesa em braille
Foram encontradas 319 questões
Com base nessa definição, assinale a alternativa que não é um leitor de tela:
I. Preservar a qualidade dos textos em braille e, principalmente, o seu melhor aproveitamento por parte do leitor, em especial dos livros didáticos, nos quais são constantes as alterações de diagramação, a inserção de novos símbolos e o uso de novos recursos nas representações gráficas e de imagens (mapas, tabelas, fluxogramas, histórias em quadrinhos e gráficos), exigindo de adaptadores, designers, transcritores e revisores cada vez mais empenho e conhecimento.
II. Oferecer a usuários do Sistema Braille, professores, adaptadores, transcritores e revisores um documento que lhes traga informações atualizadas e que possa orientá-los nas suas atividades estudantis e profissionais.
III. Garantir a padronização dos textos produzidos em todo o país, prática indispensável para que todos os estudantes cegos possam continuar usufruindo dos livros em braille como o principal instrumento para o seu pleno desenvolvimento intelectual.
IV. Tornar a linguagem do documento mais clara e objetiva
I. A cela ou célula braille é um espaço retangular onde se produz um sinal braille.
II. Braillista é todo e qualquer usuário ou profissional que domina com profundidade diferentes aspectos do Sistema Braille.
III. O revisor braille é o profissional que realiza a revisão da paginação de textos transcritos para o braille.
IV. Reglete é um dispositivo metálico ou plástico, constituído de uma placa frisada ou com cavidades circulares rasas e de uma régua ou placa com retângulos vazados, para a produção manual, da direita para a esquerda, de sinais em braille.
I. A numeração dos pontos de uma cela braille se faz de cima para baixo, da esquerda para a direita II. O Sistema Braille é constituído por 64 sinais, distribuídos em 7 séries III. Os sinais do Sistema Braille que ocupam uma só cela são chamados de sinais simples. IV. O Sistema Braille, na Língua Portuguesa, conserva quase todos os sinais a sua significação original.
1. Ponto de interrogação 2. Dois pontos 3. Ponto de exclamação 4. Aspas
Combinações (__) (25) (__) (26) (__) (236) (__) (235)
Assinale a correspondência correta em:
1. ç 2. h 3. j 4. y
Combinações (__) (245) (__) (12346) (__) (13456) (__) (125)
A sequência correta dessa associação é:
I. O Sistema Braille, empregado universalmente na escrita e na leitura pelas pessoas cegas, tem aplicações na Literatura, Matemática, Química, Física e Informática, exceto Musicografia e Fonética.
II. A adaptação do texto deve ser feita, preferentemente, por um profissional experiente, para evitar o risco de serem alteradas ou omitidas informações essenciais ao conteúdo
III. Os textos produzidos em braille devem ser submetidos a, no mínimo, uma revisão, que deve ser realizada por um profissional cego, usuário do Sistema Braille e com bons conhecimentos de, pelo menos, uma de suas áreas de aplicação e por um assistente vidente.
IV. Os programas de computador que permitem a visualização dos textos em braille na tela, oferecem maior segurança para os transcritores, pois diminuem a necessidade de repetidas correções após a conclusão da tarefa.
Nessa direção, o CMU estabelece algumas orientações:
I. expressões matemáticas se escrevem, preferencialmente, sem celas vazias intermediárias.
II. expressões e sentenças longas, quando não couberem em uma linha, devem ser cortadas, preferencialmente, em um sinal de relação ou de operação.
III. a transcrição de uma fórmula inserida em um texto comum deve ser feita sem celas vazias intermediárias.
Classificando as assertivas como verdadeira (V) ou falsa (F) temos, respectivamente,
Esses sinais correspondem, respectivamente, a:
I. Na representação em braille dos números atômicos e de massa, utilizam-se os indicadores (34) para a posição inferior e (16) para a posição superior.
II. O elétron (e-) é representado em textos de química por (15 5 36).
III. Para a transcrição do benzeno sugere-se utilizar os símbolos (264 351)
Assinale a alternativa que apresenta orientações corretas para os professores, transcritores e usuários.