Questões de Concurso Sobre escrita de sinais - transcrição e tradução de língua de sinais em libras

Foram encontradas 109 questões

Q3088646 Libras

Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.


No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3067390 Libras
A autora Audrei Gesser (2009), em sua obra ‘Libras? Que língua é essa?” defende que as línguas de sinais não são línguas ágrafas, ou seja, elas possuem escrita.
A proposta de escrita usada no Brasil é o:
Alternativas
Q3047700 Libras
Como professor de Libras, é importante conhecer os diferentes sistemas de transcrição e escrita das Língua de Sinais para apoiar o ensino e a documentação dessas línguas, tendo em vista essa necessidade. Considerando os métodos abaixo, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3047693 Libras
Criado em 1972 por Valerie Sutton, o sistema denominado SignWriting (SW) representa hoje uma das possibilidades de registro por escrito para as línguas de sinais. Gumiero (2020, p. 47), narra que, de 1974 aos dias atuais, esse sistema de escrita foi utilizado em vários países. Ferramentas e softwares próprios para esse tipo de escrita foram criados, dentre eles o SW-Edit, uma criação brasileira que foi amplamente difundida e que serviu de base e influência para a criação do software SignPuddle. Sobre o SW, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2773628 Libras

Assinale a alternativa a qual NÃO faz referência a imagem acima


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2773586 Libras

Denominado palavra ou item lexical nas línguas orais-auditivas recebe o nome na Língua de Sinais de:

Alternativas
Q2754849 Libras

Neves (2007) afirma que “na legendagem para pessoas com surdez, a passagem da oralidade à escrita deverá ser feita de forma que a escrita comunique o máximo possível da informação contida na expressão oral.” Neste sentido, é INCORRETO afirmar que o transcritor:

Alternativas
Q2742814 Libras

Durante muito tempo, a língua de sinais foi considerada ágrafa, ou seja, não existia na modalidade escrita. Desde 1981, Valerie Suton criou um sistema para escrever danças que despertou a curiosidade dos pesquisadores da língua de sinais e, depois de anos de pesquisas e estudos, fomos apresentados ao “SignWriting”, um sistema de escrita para escrever línguas de sinais, que no Brasil chamamos de escrita visual dos sinais. Assinale a alternativa que corresponde à escrita dos sinais apresentado.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2574813 Libras
Julgue o item que se segue.

Na LIBRAS, as palavras não apresentam desinência de gênero, ficando a escrita das palavras representadas com o sinal @ no lugar das desinências "a" e "o" comumente utilizadas na Língua Portuguesa para indicar feminino e masculino, e também o plural, pois não há desinência de número.
Alternativas
Q2561488 Libras
Segundo Felipe et al. (2001), no contexto educacional de Libras como L2, pode-se utilizar-se ou deparar-se com o sistema de transcrição de Libras. Sobre esse sistema, analise as assertivas abaixo:

I. Um sinal traduzido por duas ou mais palavras em Língua Portuguesa será representado pelas palavras correspondentes separadas por hífen. Exemplos: CORTAR-COM-FACA = 'cortar', QUERER-NÃO = 'não querer', MEIO-DIA = 'meio-dia', AINDA-NÃO = 'ainda não'.

II. Na Libras, não há desinências para gênero (masculino e feminino) e número. O sinal representado por palavra da Língua Portuguesa que possui essas marcas será terminado com o símbolo @ para reforçar a ideia de ausência e não haver confusão. Exemplos: AMiG@ = 'amiga ou amigo', FRI@ = 'fria ou frio', EL@ = 'ela ou ele', ME@ = 'minha ou meu'.

III. Os sinais da Libras, para efeito de simplificação, serão representados por itens lexicais da Língua Portuguesa em letras maiúsculas. Exemplos: CASA, ESTUDAR, CRIANÇA.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2554835 Libras
Os dicionários e glossários digitais de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) oferecem uma ampla gama de benefícios que facilitam o acesso à língua e promovem a compreensão e o uso adequado dos sinais. Sobre esses recursos digitais, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2490893 Libras
Em Libras, é possível criar um novo sinal utilizando o significado de sinais já existentes; para os sinais compostos juntam-se duas bases de sinais preexistentes, sendo exemplos desse processo:
Alternativas
Q2466930 Libras

Observe a seguinte sentença interrogativa em Libras: 

  Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta a construção da tradução correta.

Alternativas
Q2464161 Libras
Sinais com o mesmo ponto de articulação e mesma configuração de mão:
Alternativas
Q2464155 Libras
Direcionais, não direcionais, contorno ou forma geométrica refere-se a: 
Alternativas
Q2464154 Libras
Trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte. Além disso, é nesse olhar-se, e nesse narrar-se que acontecem as percepções do ser deficiente, do não ser ouvinte, percepções que legitimam as práticas terapêuticas habituais. (SKLIAR, 1998, p. 15):
Alternativas
Q2464152 Libras
Feliz, Alto são sinais com movimento:
Alternativas
Q2464151 Libras
Sinais que correspondem a mesma configuração de mão, movimentos diferentes e sinaliza-se em outros pontos de articulação: 
Alternativas
Q2464150 Libras
São sinais icônicos:
Alternativas
Q2464144 Libras
No que refere-se a sinais arbitrários é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: D
6: D
7: A
8: D
9: C
10: B
11: A
12: C
13: C
14: A
15: C
16: A
17: A
18: B
19: C
20: B