Questões de Concurso
Sobre iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais em libras
Foram encontradas 155 questões
Analise a imagem a seguir (sinal de dirigir) e marque a alternativa que melhor caracteriza o sentido por ela ilustrado.
Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo de sinal icônico quando sinalizado em Libras.
Assinale a alternativa que contém somente exemplos de sinais icônicos na Libras:
Assinale a alternativa CORRETA quanto à principal diferença entre sinais icônicos e sinais arbitrários em Libras.
Analise as imagens a seguir:
(Retirado de: https://books.google.com.br).
Com base no sinal referente à MANEIRA/JEITO, analise as sentenças.
I- Este sinal está ligado à arbitrariedade da língua.
II- Os sinais icônicos são todos iguais em todas as línguas.
III- Este sinal está ligado à iconicidade da língua.
Está CORRETO o que se afirma em:
Analise as afirmações abaixo
I - É correto usar a expressão surdo-mudo, pois se trata de uma pessoa que tem uma língua visuo-gestual, e, sua fala é sinalizada
II - O Surdo é mudo, pois ele não fala porque não ouve.
III - A LIBRAS-Língua Brasileira de sinais teve influência da língua de sinais francesa. A LIBRAS é a única língua de sinais no mundo que recebe a classificação de Língua Universal.
IV - O Surdo que se reconhece enquanto pessoa que tem uma cultura e identidade diferente aceita o uso da língua de sinais.
O signo linguístico é a associação relação entre o significado com significante. Assinale a alternativa que apresenta uma Polissemia.
Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente. Durante muito tempo afirmou-se que as línguas de sinais não eram línguas por serem icônicas, não representando, portanto, conceitos abstratos. Isto não é verdade, pois em língua de sinais tais conceitos também podem ser representados, em toda sua complexidade. A alternativa correta para os sinais arbitrários é:
A iconicidade apresenta-se em vários sinais das Línguas de Sinais. São exemplos de sinais icônicos na Libras:
Segundo Quadros e Karnopp (2004), NÃO é mito sobre as línguas de sinais:
Santaella (1986) descreve que a língua é a parte fixa da linguagem e a linguagem é a língua em movimento, de modo que o ato de compreender, interpretar, traduzir um pensamento em outro, forma um ciclo em movimento ininterrupto. Nessa perspectiva, a linguagem é estabelecida através da associação entre as coisas que são percebidas e as lembranças de sensações, sentimentos e ideias despertadas pela percepção. Na Libras, esse movimento se desdobra por meio da via estrutural de aspectos da iconicidade e da arbitrariedade. Analise as alternativas abaixo, e assinale a única afirmativa CORRETA em relação aos aspectos básicos da iconicidade e arbitrariedade na LIBRAS:
Segundo Ferreira-Brito (1990), os sinais icônicos são alguns sinais da LIBRAS, gestos que fazem alusão à imagem do seu signifi cado. Marque a alternativa CORRETA para os sinais icônicos.
FERREIRA-BRITO, L. Uma abordagem fonológica dos sinais da LSCB. Espaço: Informativo Técnico-científico do INES, Rio de Janeiro, v.1, p.23-43, 1990.
Especificamente, os estudos linguísticos das línguas de sinais costumam dar mais ênfase à iconicidade em detrimento da noção de arbitrariedade e, não raro, opondo-a a esta. Sobre iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais, é correto afirmar que:
A arbitrariedade linguística na Libras refere-se à ideia de: