Questões de Concurso Sobre divisões da linguística em linguística

Foram encontradas 132 questões

Q3276552 Linguística
Com base nos estudos sobre Semântica e Pragmática, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3274821 Linguística
Como toda e qualquer língua viva do mundo, a língua portuguesa também recebeu, tem recebido, recebe e receberá contribuições lexicais de diferentes línguas. Essas contribuições são tradicionalmente classificadas como
Alternativas
Q3171494 Linguística
Em relação às concepções de leitura, analise os enunciados:

I – Expressão de linguagem com foco no autor: atividade de captação de ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
II – Instrumento de comunicação com foco no texto: atividade de decodificação, reconhecimento das estruturas do texto.
III – Foco na interação (autor/ texto/ leitor): atividade de produção de sentidos.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q3158603 Linguística
A fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. A palavra fonologia é oriunda do grego: phonos = voz/som e logos = palavra/estudo. Estuda também a função que os sons da língua desempenham no sistema de comunicação linguística, sua organização e classificação. Seu principal objeto de estudo são os fonemas, menor unidade sonora das palavras.

(https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-quee-fonologia.htm)

Com base nisso, identifique a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA: 
Alternativas
Q3158331 Linguística
Estilística é o ramo da linguística que estuda os efeitos de estilo na linguagem, analisando como as escolhas de palavras, estruturas e figuras de linguagem influenciam a comunicação. Foca na expressividade e na variedade de formas de expressão usadas em diferentes contextos, como literatura, discursos e textos cotidianos (VIEIRA, 2000).
Assinale a alternativa correta em relação à estilística e os fatores que a envolvem:
Alternativas
Q3322959 Linguística
Fonética e fonologia são ramos da linguística que estudam os sons da linguagem, mas com enfoques diferentes e complementares. Ambos são essenciais para entender como os sons são produzidos, percebidos e organizados em diferentes línguas. Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I. A fonética e a fonologia estudam o aspecto físico-fisiológico, isto é, o aspecto fônico. A fonética se ocupa do aspecto acústico e fisiológico dos sons reais e concretos dos atos linguísticos: sua produção, articulação e variedades.
II. Já para a fonologia, a unidade básica não é o som, mas o fonema, visto como unidade acústica que desempenha função linguística distintiva de unidades linguísticas superiores dotadas de significado.
III. Enquanto a fonética se concentra na natureza física dos sons da fala, a fonologia investiga como esses sons são organizados e utilizados nas línguas para criar significados. Ambas são essenciais para uma compreensão completa da linguística e são interdependentes, ajudando a descrever e analisar as complexidades da comunicação verbal.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3311749 Linguística
A semântica se constitui de diversos recursos que compõem os textos e seus sentidos e significados. Abordá-la em sala de aula é fundamental para que os estudantes compreendam melhor múltiplos e variados textos com os quais interagem em seu cotidiano. Nesta temática, analise o texto a seguir: 

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://encrypted tbn1 .gstatic.comfomages?q=tbn:ANd9GcR5rOUZ7K8tmESH j iuOM33az l uv6 i 3Yh i 2K 0WaVYmD4EFsVhNCG

Podemos afirmar que, na tirinha, ocorre uma:  
Alternativas
Q3311742 Linguística
A Semântica e area da Linguística que estuda o significado das línguas naturais. Ela se interessa pelo estudo das relações entre as expressões linguísticas e os conceitos associados a elas. Abordar a semântica em sala de aula é explorar as possibilidades linguísticas de nossos estudantes, levá-los à reflexão, que alcança inúmeros aspectos da língua. Em abordagem semântica, analise os fenômenos apresentados a seguir. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona textos aos fenômenos semânticos neles presentes: 

Primeira coluna: Fenômeno semântico

1.Homofonia.
2.Paronímia.
3.Polissemia.

Segunda coluna: Textos 
(_)
Imagem associada para resolução da questão

Dasponível em: https:1/encryptediatbn0. gstatc.comflmages?q=tbn:ANd9GcTL5IFnDRqRv0bpmJFEu2AwyAySYEF6S ia5pOIQ&s

(_)
Imagem associada para resolução da questão

Diasponível em: https://encryptedtbn3. gstatc.comflmages?q=ia tbn:ANd9GcS RN 1 fubrSmdhlRb8CcvZjRkkpX9smCSYKQyMXT vtELe9HUm-P

(_)

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://i.pínímg.comf736x/4e/51/91/4e51913b4cbdd8065460d46d35d11517.jpg 


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 
Alternativas
Q3311020 Linguística
As estratégias de reparo representam os recursos mais utilizados para adequar a realização do sistemaalvo ao sistema fonológico infantil. As crianças utilizam esses recursos no lugar do segmento e/ou estrutura silábica que ainda não conhecem ou cuja produção não dominam. À medida que o processo de aquisição fonológica progride, os recursos utilizados também se modificam, visto a tendência de o sistema fonológico infantil adequar-se ao do adulto (Lamprech, 2004). Analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve a estratégia de reparo “plosivização”. 
Alternativas
Q3274720 Linguística
A partir da teoria linguística pragmática, observa-se que os atos de fala possuem objetivos geralmente específicos. Observe o seguinte exemplo: “Acredito que você virá para a reunião”. Qual dos atos de fala abaixo correspondem ao exemplo apresentado? 
Alternativas
Q3255363 Linguística

Podemos classificar os fonemas consonantais de acordo com o papel desempenhado pelas pregas vocais no momento em que são produzidos. Neste caso, os fonemas podem ser classificados em surdos ou sonoros.


Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de fonemas surdos.

Alternativas
Q3151205 Linguística
Qual é o ramo da linguística que tem como intuito a identificação da estrutura e da organização dos constituintes fonológicos, propondo descrições e explicações?
Alternativas
Q3149044 Linguística

No que diz respeito à fonologia, analise as afirmativas a seguir:


I. O vocábulo 'erro' é um exemplo de como a diversidade de timbre fechado ou aberto da vogal tônica é suficiente para estabelecer uma oposição entre substantivo e verbo.


II. Todos os sons que pronunciamos em português têm o mesmo valor no funcionamento da língua.


III. Toda distinção significativa entre duas palavras de uma língua estabelecida pela oposição ou contraste entre dois sons revela que cada um desses sons representa a unidade mental sonora diferente.


IV. Entre as vogais e as consoantes situam-se as semivogais que se juntam para formar uma sílaba.


V. Os alofones são as realizações fonéticas de fonemas diferentes, variação essa que é condicionada por fatores contextuais (inerentes à vizinhança fonética ou coarticulação), dialetais (em função da variedade geográfica que é falada) ou que simplesmente decorre de opções estilísticas individuais.


Estão corretas:

Alternativas
Q3149043 Linguística

"Linguística da Enunciação é a área da filosofia da linguagem que trata do estudo dos enunciados, dos discursos e suas condições de produção. Essa área de estudos da linguagem ganhou destaque com a publicação da obra Marxismo e Filosofia da Linguagem (1929), quando Mikhail Bakhtin lançou as bases de um novo arcabouço teórico-metodológico para análise dos fenômenos de linguagem, cujo objeto é a enunciação, isto é, a interação verbal."


https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/ o-que-e-enunciado.htm)


As condições de produção de textos levam em consideração a (o), EXCETO:

Alternativas
Q3145170 Linguística
À luz da concepção sociocognitiva e interacional da linguagem, são características próprias da linguagem falada:

I.Ser relativamente não-planejável de antemão, o que decorre de sua natureza altamente interacional.

II.Apresentar-se no em se fazendo , isto é, em sua própria gênese, em que o planejamento textual e a verbalização ocorrem simultaneamente.

III.Apresentar uma sintaxe característica, sem, contudo, deixar de ter como pano de fundo a sintaxe geral da língua.

IV.O fluxo discursivo que apresenta descontinuidades frequentes, determinadas por uma série de fatores de ordem cognitivo-interacional, as quais têm, portanto, justificativas pragmáticas de relevância.

V.A fala é processo, portanto, é dinâmica; enquanto a escrita é resultado de um processo, logo, estática.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3137822 Linguística
A sintaxe é a área da gramática que examina a organização das palavras nas frases e das frases dentro do discurso, estabelecendo a relação lógica entre elas. Ao elaborar uma mensagem verbal, o emissor deve buscar transmitir um significado completo e claro, para o qual é fundamental a combinação adequada de palavras e orações. A sintaxe, assim, se torna uma ferramenta indispensável para manejar as variadas possibilidades de combinação linguística, permitindo a construção de estruturas maiores, como frases, orações, períodos e textos.

Assim, analisar sintaticamente os enunciados da língua é:
Alternativas
Q3137816 Linguística
De maneira simplificada, a Morfologia é a área da gramática que estuda as palavras da língua, classificando-as em diferentes classes gramaticais. Ela se dedica à análise da estrutura das palavras, dos processos de flexão e formação e a sua organização em categorias específicas.

A palavra "Morfologia", derivada do grego (morphê = figura + logias = estudo), trata das palavras:
Alternativas
Q3137801 Linguística
As palavras possuem um caráter polissêmico, podendo apresentar múltiplos sentidos conforme o contexto em que estão inseridas. Essa característica exige que o intérprete se apoie em pistas linguísticas, culturais e discursivas para justificar qualquer interpretação, demandando conhecimento específico dos recursos expressivos da língua e normas de interação para garantir uma compreensão adequada.

Esse caráter polissêmico e vago de uma palavra requer do usuário:
Alternativas
Q3136589 Linguística
 A pontuação é vital na comunicação escrita, funcionando como sinais não-verbais que orientam a interpretação do texto, regulando o fluxo, as pausas e o tom da mensagem, assim como gestos e expressões fazem na fala. Esses sinais ajudam a evitar ambiguidades e aprimoram a clareza da informação transmitida. Assim, avalie as proposições:
I.Os sinais de pontuação conferem entoação e pausa à oração.
II.A pontuação indica exclusivamente os limites sintáticos da oração.
III.Os sinais de pontuação são unidades de sentido da oração, embora refute ritmo à mesma.
Considera-se correta apenas a/as:
Alternativas
Q3136581 Linguística
 A linguagem apresenta níveis distintos entre a oralidade e a escrita, cada um com características específicas na representação de signos e no uso de significantes. Sobre características dos signos linguísticos, avalie as proposições: 
I.A união do significado e significante é arbitrária, não existindo nenhuma razão natural para essa associação, é imotivada.
II.Os signos linguísticos são considerados em três dimensões.
III.Os falantes escolhem os significantes.
Considera-se correta apenas a/as: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: B
5: A
6: B
7: C
8: D
9: B
10: A
11: B
12: B
13: C
14: C
15: B
16: B
17: D
18: C
19: B
20: C