Questões de Concurso
Sobre escolas literárias em literatura
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Época marcada pelos conflitos e contradições espirituais, o que acabou, consequentemente, influenciando na literatura. As obras do período são marcadas pela angústia, melancolia e oposição entre o mundo material e o espiritual, emulando o confronto interno dos indivíduos divididos entre os mundos Medieval (teocêntrico) e Moderno (Antropocêntrico).
O texto acima refere-se ao:
Leia este poema do concretista Décio Pignatari e responda que se pede:
No poema "Beba Coca Cola" de Décio Pignatari, como a disposição espacial das palavras contribui para o significado do texto?
I.O cravo e o órgão eram instrumentos musicais muito utilizados nesse período.
II.Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel foram compositores importantes do Barroco.
III.A ópera, a oratória e a suíte foram gêneros musicais que se desenvolveram nesse período.
IV.A música barroca era caracterizada por um estilo mais extrovertido e emocional em comparação com a música renascentista.
V.A música barroca era predominantemente instrumental, com pouca importância para a voz humana.
É correto o que se afirma em:
I. Há uma forte aproximação com a oralidade, a fala. Oswald de Andrade, em seu Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de 1924, preconiza: “A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros”.
II. Os modernistas estabelecem, em todas as artes, uma aproximação crítica com as obras do passado. Há a releitura de textos famosos, tanto como rejeição quanto admiração, sob, muitas vezes, uma perspectiva humorística: a paródia.
Está CORRETO o que se afirma:
Assinale a alternativa que apresenta a correta subdivisão da poesia trovadoresca:
Assinale a alternativa que indica o período literário ao qual Clarice Lispector pertence:
Assinale a alternativa que apresenta uma característica principal do Realismo na literatura brasileira:
O arcadismo, iniciado em 1756, valorizou temas como o bucolismo, o pastoralismo e a idealização do amor, inspirados em elementos greco-latinos e orientados pela busca da(o):
A partir da leitura dos trechos dos romances de Machado de Assis e Aluísio Azevedo, julgue o item a seguir.
No trecho transcrito do romance de Machado de Assis, apresenta-se o fim da narrativa, com a morte do narrador, ao passo que, no trecho transcrito do romance de Aluísio Azevedo, é narrado o início do enredo: a morte de Bertoleza marca o alvorecer da abolição.
A partir da leitura dos trechos dos romances de Machado de Assis e Aluísio Azevedo, julgue o item a seguir.
Com base nos sentidos estabelecidos em cada um dos fragmentos de romance apresentados, é correto afirmar que o vocábulo “Pentateuco”, no primeiro fragmento, é exemplo de hiponímia, e a palavra “anta”, no segundo, de hiperonímia.
A partir da leitura dos trechos dos romances de Machado de Assis e Aluísio Azevedo, julgue o item a seguir.
No introito à narrativa de sua própria morte, Brás Cubas deixa evidentes traços marcantes de sua composição como narrador-personagem: suas contradições recorrentes, seu amor pelas aparências e sua megalomania.
A partir da leitura dos trechos dos romances de Machado de Assis e Aluísio Azevedo, julgue o item a seguir.
A caracterização da personagem Bertoleza como “anta bravia” que morre “rugindo e esfocinhando moribunda numa lameira de sangue” expressa uma das principais características de O cortiço: a zoomorfização dos seres humanos.
A partir da leitura dos trechos dos romances de Machado de Assis e Aluísio Azevedo, julgue o item a seguir.
Pela semelhança evidenciada entre os dois fragmentos — a temática da morte apresentada de forma crua —, é correto afirmar que os seus autores partilham a dimensão estética naturalista.