Questões de Concurso Sobre modernismo: tendências contemporâneas em literatura

Foram encontradas 53 questões

Q3179448 Literatura
Clarice Lispector, uma das principais vozes do Modernismo tardio no Brasil, é conhecida por sua prosa introspectiva e subjetiva, frequentemente explorando o fluxo de consciência e temas como identidade, transcendência e os dilemas existenciais da condição humana. Obras como "A Paixão Segundo G.H." exemplificam sua capacidade de transformar eventos cotidianos em profundas reflexões metafísicas.
Com base nas características da obra de Clarice Lispector, identifique a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3179444 Literatura
A literatura contemporânea no Brasil é marcada pela fragmentação narrativa, pela diversidade de vozes e pela incorporação de novos temas, como os desafios da vida urbana, as tensões sociais e as mudanças tecnológicas. Obras como "Eles Eram Muitos Cavalos", de Luiz Ruffato, destacam-se por explorar a multiplicidade de perspectivas e a complexidade da experiência urbana contemporânea.
Com base nas características dessa produção literária, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3137814 Literatura
Clarice Lispector foi uma escritora brasileira amplamente reconhecida por sua prosa introspectiva e pelo mergulho psicológico de seus personagens, frequentemente explorando questões existenciais e subjetivas. Sua obra destaca-se pela originalidade e pela linguagem inovadora, que reflete aspectos da vida interior e da complexidade humana.

Assinale a alternativa que indica o período literário ao qual Clarice Lispector pertence:
Alternativas
Q3028666 Literatura
São características predominantes da literatura contemporânea, EXCETO
Alternativas
Q3016460 Literatura
O Modernismo no Brasil, que teve início com a Semana de Arte Moderna em 1922, é caracterizado por uma série de fases distintas. Sobre essas fases e seus autores, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2955952 Literatura
“Ninguém, antes de Nelson [Rodrigues], havia apreendido tão profundamente o caráter do país. E desvendado, sem nenhum véu mistificador, a essência da própria natureza do homem. O retrato sem retoques do indivíduo, ainda que assuste em pormenores, é o fascínio que assegura a perenidade da dramaturgia rodrigueana.” (S. Magaldi, Moderna Dramaturgia Brasileira, 1998)

A encenação de Vestido de Noiva, em 1943, marcou o início da modernidade do teatro brasileiro. Após sua morte em 1980, Nelson Rodrigues se tornou o dramaturgo brasileiro mais encenado no país.

Assinale a montagem teatral abaixo que não é baseada em sua obra.
Alternativas
Q2560805 Literatura
Sobre a Literatura brasileira contemporânea assinale a afirmação CORRETA:
Alternativas
Q2535690 Literatura
Marque a alternativa, que esteja em desacordo, o representante com a escola literária. 
Alternativas
Q2495772 Literatura

A questão é baseada nos textos 1, 2 e 3.


TEXTO 1

Fios de ouro


Quando Halima, a suave, desembarcou nas águas marítimas brasileiras, em 1852, a idade dela era de 12 anos. Da aldeia dela parece que só Halima sobreviveu em um tempo de viagem que durou quase dois meses. Das lembranças da travessia, Halima conseguia falar pouco. Séculos depois, pedaços de relatos viriam compor uma memória esgarçada, que seus descendentes recontam como histórias de família. E eu que chamo Halima, trago em meu nome, a lembrança daquela que na linhagem familiar materna, foi a mãe de minha tataravó.

Assim reconto a história de Halima:

Halima em solo africano, lugar impreciso por falta de informações históricas, portanto vazios de nossa história e de nossa memória, pertencia a um clã, em que um dos signos de beleza de um corpo era o cabelo. A arte de tecer cabelos era exercida por mulheres mais velhas que imprimiam aos penteados as regras sociais do grupo. [...]


EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2017. p.49.



TEXTO 2

Contadora de histórias


Venha, minha avó

Traga sua memória

Vamos relembrar

Pegadas de nossa história



Solte a fumaça da cultura

Pelo cachimbo do saber

Fale para nossas crianças

Das lutas que tivemos que viver



Sentimos o genocídio

Atravessadas

Pela espada da opressão

Estupro, morte, invasão

Tem sangue das parentas pelo chão



Estamos em guerra

Mas nossa caminhada não se encerra

Porque sempre terá quem conte uma história

Narrando cenas de dor e de glória

Sob a fumaça da memória


KAMBEBA, Márcia Wayna. De almas e águas kunhãs. São Paulo: Jandaíra, 2023. p.157.



TEXTO 3


– Suspende, monstro! disse ela encarando o assassino com majestade; não cometas um novo crime, não mates teu filho!
– Meu filho?! respondeu, levantando-se, D. Luiz: e quem és tu que assim me falas?
– Sou a filha do cacique da tribo tupi, que deute hospitalidade nas praias desertas da Jureia, onde havia a tua nau naufragado, e onde por meu pai foste livre não só da morte, como de cair em poder dos Botocudos, cuja crueldade não te havia (de) poupar; mas em vez de reconhecer o benefício, seduziste sua filha única e a abandonaste depois de a perder. 
Sabendo ela então que um fruto do seu desgraçado amor alimentava-se em seu ventre e conhecendo o desprezo e a execração a que esse pobre inocente seria votado desde o seu nascimento por toda a tribo, correu após teus passos. Errante andou muito tempo, crendo achar-te a cada dia que ela via o sol.
Seu filho nasceu nesta triste lide; n’uma noite de tempestade [...]. Abatida pela dor e pela doença, a desgraçada mãe afrouxou da atividade; não podendo fazer longas marchas para poupar seu filhinho, ela parou algum tempo n’um sítio em que achou cômodos para vida; foi aí que a tua gente a apanhou e trouxe para a vivenda dos brancos, onde ela se resignou a viver na escravidão: essa mãe desamparada que procurava incansável o pai de seu filho, sou eu, [...].


CASTRO, Ana Luísa de Azevedo. D. Narcisa de Villar: legenda do tempo colonial. Rio de Janeiro: Tipografia Paula Brito, 1859. p.108. 






A literatura produzida por mulheres hoje no Brasil, em particular negras e indígenas, tal como se observa nos textos 1 e 2, tem se caracterizado por um movimento de construção e elaboração pautado na:
Alternativas
Q2495771 Literatura

A questão é baseada nos textos 1, 2 e 3.


TEXTO 1

Fios de ouro


Quando Halima, a suave, desembarcou nas águas marítimas brasileiras, em 1852, a idade dela era de 12 anos. Da aldeia dela parece que só Halima sobreviveu em um tempo de viagem que durou quase dois meses. Das lembranças da travessia, Halima conseguia falar pouco. Séculos depois, pedaços de relatos viriam compor uma memória esgarçada, que seus descendentes recontam como histórias de família. E eu que chamo Halima, trago em meu nome, a lembrança daquela que na linhagem familiar materna, foi a mãe de minha tataravó.

Assim reconto a história de Halima:

Halima em solo africano, lugar impreciso por falta de informações históricas, portanto vazios de nossa história e de nossa memória, pertencia a um clã, em que um dos signos de beleza de um corpo era o cabelo. A arte de tecer cabelos era exercida por mulheres mais velhas que imprimiam aos penteados as regras sociais do grupo. [...]


EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2017. p.49.



TEXTO 2

Contadora de histórias


Venha, minha avó

Traga sua memória

Vamos relembrar

Pegadas de nossa história



Solte a fumaça da cultura

Pelo cachimbo do saber

Fale para nossas crianças

Das lutas que tivemos que viver



Sentimos o genocídio

Atravessadas

Pela espada da opressão

Estupro, morte, invasão

Tem sangue das parentas pelo chão



Estamos em guerra

Mas nossa caminhada não se encerra

Porque sempre terá quem conte uma história

Narrando cenas de dor e de glória

Sob a fumaça da memória


KAMBEBA, Márcia Wayna. De almas e águas kunhãs. São Paulo: Jandaíra, 2023. p.157.



TEXTO 3


– Suspende, monstro! disse ela encarando o assassino com majestade; não cometas um novo crime, não mates teu filho!
– Meu filho?! respondeu, levantando-se, D. Luiz: e quem és tu que assim me falas?
– Sou a filha do cacique da tribo tupi, que deute hospitalidade nas praias desertas da Jureia, onde havia a tua nau naufragado, e onde por meu pai foste livre não só da morte, como de cair em poder dos Botocudos, cuja crueldade não te havia (de) poupar; mas em vez de reconhecer o benefício, seduziste sua filha única e a abandonaste depois de a perder. 
Sabendo ela então que um fruto do seu desgraçado amor alimentava-se em seu ventre e conhecendo o desprezo e a execração a que esse pobre inocente seria votado desde o seu nascimento por toda a tribo, correu após teus passos. Errante andou muito tempo, crendo achar-te a cada dia que ela via o sol.
Seu filho nasceu nesta triste lide; n’uma noite de tempestade [...]. Abatida pela dor e pela doença, a desgraçada mãe afrouxou da atividade; não podendo fazer longas marchas para poupar seu filhinho, ela parou algum tempo n’um sítio em que achou cômodos para vida; foi aí que a tua gente a apanhou e trouxe para a vivenda dos brancos, onde ela se resignou a viver na escravidão: essa mãe desamparada que procurava incansável o pai de seu filho, sou eu, [...].


CASTRO, Ana Luísa de Azevedo. D. Narcisa de Villar: legenda do tempo colonial. Rio de Janeiro: Tipografia Paula Brito, 1859. p.108. 






Em 2024, a escritora Conceição Evaristo se tornou a primeira mulher negra a tomar posse na Academia Mineira de Letras e Ailton Krenak, o primeiro indígena a integrar a Academia Brasileira de Letras. Ao romper com uma longa história de exclusão de indígenas e negros/as dos meios literários no Brasil, as academias de letras têm paulatinamente reconhecido a importância da contribuição de línguas, usos, formas e expressões dos diferentes povos que historicamente constituíram o país.
Nesse contexto, produções contemporâneas têm assinalado a importância das memórias na reconfiguração do atual cenário cultural. O papel desempenhado pela literatura nesse processo aparece indicado, nos textos 1 e 2, por um tratamento literário da memória que se caracteriza pela
Alternativas
Q2438320 Literatura
Qual das seguintes obras de Jorge Amado é percebida por Alfredo Bosi, em “História concisa da Literatura Brasileira”, como um grupo de escritos de pregação partidária?
Alternativas
Q2410498 Literatura

Não corresponde ao título de uma obra de Guimarães Rosa:

Alternativas
Q2403698 Literatura

No que concerne à literatura contemporânea no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403695 Literatura

Texto 9 para responder às questões de 72 a 75.


----------------A corda bamba da poesia na sala de aula


1-----------Vamos começar nossa conversa a respeito de poesia

------em sala de aula lembrando um poema de Antônio Carlos de

------Brito, o Cacaso. Ele traduz bem a concepção de poesia e de

4-----literatura que penso ser a mais adequada para conduzir o

------trabalho com a literatura em geral e a poesia em específico

------em contextos de ensino, os quais podem produzir, além da

7-----criticidade, a humanidade dos seres humanos. Cacaso era

------mestre em criar preciosidades em forma de poemas-pílula;

------era um sábio que ensinava a moçada de seu tempo a viver e

10----a escrever poesia por meio dos seus aforismos desaforados,

------bem-humorados, doces e amargos. Eis o “poeminha”:


----------------Na corda bamba [para Chico Alvim]


13----Poesia

------Eu não te escrevo

------Eu te

16----Vivo

------E viva nós!


1-----------Nesse texto que, na verdade, sintetiza toda a sua

19----poética, Cacaso embaralha alguns elementos que, na

------concepção escolar mais tradicional de poesia, estão

------separados. No contexto escolar, poesia e vida são, quase

22----sempre, coisas completamente diferentes. A poesia é, em

------geral, apresentada aos alunos com uma aura de solenidade

24----que apaga suas relações com a vida real das pessoas.


PILATI, Alexandre. Poesia na sala de aula: subsídios para pensar o lugar e

----a função da literatura em ambiente de ensino. Campinas, SP: Pontes

----------------------------------------Editores, 2017, com adaptações.

Assinale a alternativa que corresponde às características da produção artística de Antônio Carlos de Brito em seu contexto estético.

Alternativas
Q2381671 Literatura
“Vou-me Embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei...”

Este é um poema de:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284121 Literatura
Leia o seguinte trecho, do romance de Bernardo Carvalho:
Leusipo perguntou o que eu tinha ido fazer na aldeia. Preferi achar que o tom era amistoso e, no meu paternalismo ingênuo, comecei a lhe explicar o que era um romance. Ele não estava interessado. Queria saber o que eu tinha ido fazer na aldeia. Os velhos estavam preocupados, queriam saber por que eu vinha remexer no passado, e ele não gostava quando os velhos ficavam preocupados. Eu tentava convencê-lo de que não havia motivo para preocupação. Tudo o que eu queria saber já era conhecido. E ele me perguntava: “Então, por que você quer saber, se já sabe?”. Tentei lhe explicar que pretendia escrever um livro e mais uma vez o que era um romance, o que era um livro de ficção (e mostrava o que tinha nas mãos), que seria tudo historinha, sem nenhuma consequência na realidade. Ele seguia incrédulo. Fazia-se desentendido, mas na verdade só queria me intimidar. Eu estava entre irritado e amedrontado. Tinha vontade de mandar o índio à puta que o pariu, mas não podia me indispor com a aldeia. Se é que havia alguma coisa a descobrir (e Leusipo a me intimidar punha ainda mais lenha nessa minha fantasia), era preciso ser diplomático.
CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 85.
Com base no fragmento acima transcrito e na leitura integral de Nove noites, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284120 Literatura
A respeito de O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques, considere as seguintes afirmativas:
1. A obra possui caráter explicitamente confessional, o que se materializa na forma dos poemas, que simulam registros de um diário pessoal.
2. O livro está dividido em quatro partes, “Livro”, “Cartografias”, “Visitas ao lugar-comum” e “O livro das semelhanças”, sendo a última a mais longa delas.
3. A seção intitulada “Livro” possui um aspecto metaliterário, organizando-se conforme a estrutura de um livro de poemas.
4. Os poemas desta obra se caracterizam pelo emprego de métrica e de esquemas de rimas regulares.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2081909 Literatura
Também no que se refere à literatura infantil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do(a) autor(a) de “A Mulher que Matou os Peixes”:
Alternativas
Q2081908 Literatura
No que tange à literatura infantil, assinale a alternativa que apresenta o nome do(a) autor(a) da obra “Bisa, Bia, Bisa Bel”: 
Alternativas
Q2081899 Literatura
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do(a) autor(a) de “Verão no Aquário”: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: A
6: C
7: C
8: E
9: A
10: E
11: A
12: D
13: A
14: C
15: A
16: A
17: B
18: B
19: A
20: C