Questões de Concurso
Sobre acentuação gráfica: acento diferencial em português
Foram encontradas 700 questões


Analise as assertivas a seguir sobre as regras básicas de gramática e ortografia da língua portuguesa e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. O uso de “mau” é sempre recomendado quando a palavra tem o sentido de "não bom", enquanto “mal” deve ser usado apenas como advérbio de modo.
II. O uso da vírgula é opcional antes de "que", em orações subordinadas, desde que o significado da frase não seja alterado.
III. A concordância verbal deve ser realizada de acordo com o sujeito da oração, levando em consideração se ele está no singular ou plural.
IV. O acento diferencial em “pára” (verbo) e “para” (preposição) foi mantido pelo Novo Acordo Ortográfico, visando evitar ambiguidades.
Com base no Novo Acordo Ortográfico, assinale a alternativa CORRETA.
I.Nos vocábulos 'contém' e 'contêm' o acento diferencial é empregado para sinalizar a mudança de classe gramatical.
II.O vocábulo 'você' é acentuado pela mesma regra de 'vê' e 'lê'.
III.O vocábulo 'possível' é paroxítono, assim como 'pudico' e 'néctar'.
IV.O vocábulo 'proibida' foi grafado incorretamente, pois deveria ser acentuado, já que forma hiato com 'i'.
V.O vocábulo 'física' é uma proparoxítono, assim como 'boêmio'.
Estão corretas:
Das Virtudes Intelectuais
A inteligência e a perspicácia, em virtude das quais se diz que os homens são considerados inteligentes ou perspicazes, não se ______ (identifica/identificam) inteiramente com a opinião ou com o conhecimento científico (pois nesse caso todos os homens seriam inteligentes), nem são elas ______ (parte/partes) das ciências particulares, como a medicina, que é a ciência das coisas relacionadas com a saúde, ou a geometria, que é a ciência das magnitudes espaciais. A inteligência não trata das coisas eternas e imutáveis, nem de alguma das coisas que vierem a existir, mas somente daquelas que podem se tornar temas de questionamento e deliberação. Portanto, trata-se dos mesmos objetos da sabedoria prática; mas a inteligência e a sabedoria prática não são a mesma coisa. A sabedoria prática emite comandos, uma vez que sua finalidade é aquilo que deve ou não ser feito; a inteligência por seu turno, apenas julga. (A inteligência é idêntica ______ (a/à) perspicácia, e homens inteligentes são o mesmo que homens perspicazes.) A inteligência não é nem a posse, nem a aquisição da sabedoria prática; mas assim como o aprendizado é chamado entendimento quando significa o exercício da faculdade de conhecer, o entendimento é aplicável ao exercício da faculdade de opinar, com o propósito de julgar o que outra pessoa diz sobre os assuntos que são o objeto da sabedoria prática – e de julgar corretamente, pois “bem” e “corretamente” são a mesma coisa. Daí vem o uso do nome “inteligência”, em virtude do qual se diz que os homens são “perspicazes” – da aplicação da palavra ______ (a/à) apreensão da verdade científica, pois muitas vezes chamamos a isso de ter bom entendimento.
(Este texto foi adaptado especificamente para este concurso. O texto original é de Aristóteles in Ética a Nicômaco, Livro VI – p.144. Trad. Maria Stephania da Costa Flores, Ed. Principis 2021.)
(__)O trema foi abolido de todas as palavras portuguesas e derivadas de nomes próprios estrangeiros.
(__)Nas palavras paroxítonas, foi abolido o acento agudo na vogal i e na vogal u quando aparecem após ditongos.
(__)O acento diferencial foi mantido em alguns pares de palavras, como pôr e por, pôde e pode.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Leia o texto a seguir:
Cientistas encontram fóssil de rinoceronte de 32 mil anos intacto
Baixas temperaturas teriam conservado a pele e os pelos do
animal; espécie foi encontrada em região da Sibéria
Um grupo de pesquisadores desenterrou um fóssil de uma espécie pré-histórica de rinoceronte na região russa da Sibéria. O corpo do rinoceronte-lanoso (Coelodonta antiquitatis), segundo as análises, data de aproximadamente 32 mil anos atrás, no entanto, as baixas temperaturas podem ter ajudado a preservar o animal praticamente intacto por todos esses anos.
O animal, apelidado de “rinoceronte de Abyisky”, teria vivido de quatro a cinco anos, um jovem-adulto para a espécie. Ele foi encontrado em uma região de permafrost, onde o solo permanece congelado durante todo o ano, em 2020, mas as novas descobertas só foram divulgadas recentemente em artigo publicado na revista científica Doklady Earth Sciences.
Outros exemplares de rinocerontes-lanosos já haviam sido identificados na Sibéria, mas nunca tão bem preservados. O fóssil permaneceu tão intacto que até parte da pele e dos pelos do animal podem ser observados. "Esta é uma descoberta verdadeiramente única que nos permitirá estudar mais profundamente a história da região, sua fauna antiga, clima e condições geológicas”, destacou Anatoly Nikolaev, reitora da Universidade Federal do Nordeste (NEFU), universidade russa para onde o exemplar foi doado.
O rinoceronte-lanoso foi um animal herbívoro que surgiu por volta de 3,6 milhões de anos atrás habitou a região até por volta de 11.700 anos atrás. A extinção do animal teria acontecido por conta do aumento da temperatura terrestre.
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/10/6956310-cientistas-encontram-fossil-de-rinoceronte-de-32-mil-anos-intacto.html. Acesso em 15 out. 2024.
I.A palavra "país" é acentuada, porque se acentua a letra "i" quando ela forma hiato com a segunda vogal átona e esteja sozinha ou seguida de "s".
II.As palavras "ibero", "pudico" e "Nobel" são paroxítonas.
III.De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, perdem o acento agudo as vogais tônicas "i" e "u" de palavras paroxítonas, quando antecedidas de ditongo, conforme exemplificado em "baiuca", "feiura" e "teius".
IV.Em "O gato soltou tanto pêlo que precisei aspirar a casa duas vezes naquela semana", o vocábulo "pêlo" recebe acento para ser diferenciado de "pelo" preposição exemplificado em: "Ele passou pelo parque antes de chegar em casa."
V.O verbo "averiguar" possui dupla prosódia, estando corretas as formas "averiguo" ou "averíguo".
Estão corretas:
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Viajar com casal de amigos
Eu não viajo com outros casais. É minha regra inviolável de turismo. Há grandes chances de causarem incômodo.
Sempre que viajei com par de amigos, eles brigaram e boicotaram o luxo das minhas férias.
Decidi ser egoísta. O que você economiza no rateio de gasolina e divisão de gastos será pulverizado pelos prejuízos na saúde emocional.
Estou com Beatriz em uma praia paradisíaca, ansioso para me deitar numa cadeira em frente ao mar, e precisamos, de repente, intervir como escudo contra ofensas. Perdemos uma diária astronômica do hotel com aborrecimentos alheios.
Não há como abandoná-los enquanto nos divertimos. Existe um senso de solidariedade de equipe, já que viemos juntos.
Os arrulhos dos pombinhos na ida se transformam em crocitos de urubus durante a hospedagem.
O que deveria ser leve, com drinks e mergulhos, vira martírio. Eu falo com o marido litigante, Beatriz com a esposa emburrada, e ainda precisamos juntar versões e atuar como cupidos. É como liberar dois reféns confinados nas almas dos próprios sequestradores.
Não há maior chatice do que insistir para que perdoem os desentendimentos. Em vez de resolverem em privado, fazem questão de espalhar o ódio.
Ao encontrar plateia, demoram mais para resolver. Tiram proveito da nossa atenção para lavar roupas sujas e revisitar crises do passado.
O café da manhã costuma ser o palco preferido das dissidências. Chegamos animados, e um deles não responde, não diz nada. É o sinal da tempestade de nervos que estragará a temporada.
Não me arrisco mais. Esse erro não cometemos. Beatriz e eu jamais discutimos em viagem. Sabemos o quanto nossa paz é cara.
Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado
https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/2024/11/1/viajarcom-casal-de-amigos
I.A palavra " saúde" é acentuada pois acentua-se o "u" átonos quando forma hiato com a vogal anterior, estando ele sozinho na sílaba ou acompanhado apenas de "s", desde que não seja seguido por "-nh".
II.As palavras "você", "será" são acentuadas devido à regra das oxítonas terminadas em "a" e "e".
III.As palavras "prejuízos" e " egoísta " são acentuadas pois acentua-se o "i" átonos quando forma hiato com a vogal anterior, estando ele sozinho na sílaba ou acompanhado apenas de "s", desde que não seja seguido por "-nh".
Assinale a alternativa correta:
I.Apresentam o mesmo acento tônico as palavras 'cenotes', 'isolados' e 'proteger'.
II.O vocábulo 'apneia' pertence ao grupo de palavras paroxítonas que perderam o acento com o Novo Acordo Ortográfico.
III.O vocábulo 'vêm' pertence ao grupo do verbos que apresentam acento diferencial, da mesma forma que os verbos 'manter' e 'conter'.
IV.O vocábulo 'para' não sofreu alteração com o Novo Acordo Ortográfico.
V.Assim como o vocábulo 'também' é uma oxítona acentuada, as palavras 'aloés' e 'uretér' também estão acentuados corretamente como oxítonas.
VI.A palavra 'atraído' está corretamente acentuada, e pela mesma regra o vocábulo 'feiúra' também recebe acento gráfico.
Estão corretas: