Questões de Concurso
Sobre acerca de- há cerca de em português
Foram encontradas 62 questões
Leia as orações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
1. Não conseguia entender o __________ de tanta agressividade.
2. Estava com um __________ pressentimento.
3. Ele saiu cedo __________ de poder chegar a tempo.
4. __________ de uma semana, discutíamos uma melhor saída para o caso.
Julgue o item a seguir.
Na frase "A cerca de dez metros daqui, há um parque; e
acerca de parques, este é um dos mais bonitos", a
expressão "a cerca de" é usada para indicar distância,
enquanto "acerca de" é usada para introduzir um assunto.
I. A cerca de um mês, tornados atingiram fortemente algumas ilhas do Pacífico, causando graves estragos.
II. O lugar onde estávamos indo era longe, porém, belíssimo – a viagem compensava.
III. Senão chover, há risco iminente de racionamento de água.
Considerando-se os parâmetros da norma culta é correto afirmar que:
I. Em “abordou os caminhos para fazer da alimentação a principal fonte de energia” e “há inúmeras possibilidades de alimentos e complementos nutricionais”, as expressões “fonte de energia” e “complementos nutricionais” são empregadas com o mesmo sentido no texto.
II. Em “pesquisador e consultor de gastronomia funcional” e “O consultor começou a estudar nutrição”, a expressão “gastronomia funcional” e a palavra “nutrição” apresentam o mesmo significado e podem ser substituídas uma pela outra.
III. Em “recomenda às pessoas escolherem suas fontes de informação com o mesmo cuidado que têm ao escolher os alimentos”, a forma verbal “têm” está acentuada, porque o antecedente a que se refere está no plural.
IV. Em “Cerca de vinte anos atrás”, a frase pode ser substituída por “Há vinte anos”, sem prejuízo do sentido original.
Assinale a alternativa correta.
Texto 01
Projeto Galileo vai procurar objetos extraterrestres no Sistema Solar.
(Este texto foi modificado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/projeto-galileo-vai-procurar-objetos-extraterrestres-no-sistema-solar/ )
Em 2017, um objeto rochoso desconhecido invadiu nosso Sistema Solar. O pedregulho foi identificado pelo telescópio Pan-STARRS1, no Havaí, e nomeado como Oumuamua, que significa “mensageiro” em havaiano. Na época, (I) ______ (criou se – criou-se) um grande impasse na comunidade científica, já que ninguém sabia definir o que era aquilo. Enquanto alguns defendiam que o objeto era um asteroide ou um cometa, outros diziam que poderia ser uma nave alienígena.
Em março de 2021, foi divulgado um estudo feito pela União Geofísica Americana que classificava o Oumuamua como um fragmento de exoplaneta. Mesmo assim, há quem acredite que extraterrestres podem estar por aí. No início desta semana, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou o lançamento do Projeto Galileo, que buscará evidências de vida alienígena no espaço.
O projeto é liderado por Avi Loeb, astrofísico e autor do livro ‘Extraterrestre: o primeiro sinal de vida inteligente fora da Terra’. Na obra, Loeb analisa (II) ______ (as – às) possibilidades do Oumuamua ser uma construção alienígena, já que não liberou gases nem deixou rastros de poeira estelar ou detritos durante sua passagem.
Após a publicação do livro, em maio deste ano, alguns investidores procuraram Loeb para financiar um projeto de busca por extraterrestres. O pesquisador conseguiu, no total, US$ 1,75 milhão – valor suficiente para montar uma equipe e começar o planejamento do projeto, que pretende analisar informações coletadas pelos telescópios já existentes ao redor do mundo, e encontrar objetos físicos interestelares, sejam eles de origem natural ou não. Loeb pretende levantar fundos para construir uma rede de telescópios de baixo custo – que, segundo ele, custariam apenas US$ 500 mil cada.
Além do Oumuamua, o projeto também consiste em um relatório do governo americano (III) ______ (a cerca – acerca) de fenômenos aéreos não identificados (UAP, na sigla em inglês) divulgado no último mês. O documento, que analisa uma série de casos envolvendo UAPs, conclui que a maioria deles eram objetos físicos. Apesar disso, não há dados suficientes para dizer se os objetos eram balões meteorológicos, drones utilizados em programas secretos dos EUA ou qualquer outra coisa.
De toda forma, o trabalho de Loeb não focará nesses UAPs já documentados, mas olhará para a frente. O objetivo do grupo é capturar imagens em (IV) ______ (auta – alta) resolução de objetos não identificados e estudá-las o mais cedo possível. O Oumuamua, por exemplo, só ficou visível para os telescópios por dois meses e meio.
Assinale a alternativa onde a grafia da palavra sublinhada está INCORRETA.
Considere o seguinte trecho:
Considerando o cenário que se apresenta com posições diversas ________ da ________, tanto por parte dos alunos como dos servidores ________ e docentes, a Administração da Universidade Federal do Amapá esclarece que respeitará o princípio do ________ de cada um por fazer adesão ou não ao movimento de ________ e espera que esse seja um princípio básico da ação de cada membro da comunidade acadêmica.
(Disponível em: http://www.unifap.br/.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
A questão se refere ao trecho da notícia abaixo:
Tudo bem que o nome é clichê, mas o espaço oferece um ambiente singular, seja para grupos de amigos, ou famílias, o local situado às margens da SC-477, ___________ 70 quilômetros do centro de Blumenau, é uma alternativa para curtir dias de calor no Médio Vale do Itajaí. O acesso é por uma trilha bem conservada e sinalizada. São 20 minutos de uma caminhada que _____ um visual compensador, com direito até a um pequeno mirante. [...]
Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/cachoeira-em-doutor-pedrinho-e-opcao-para-os-dias-quentes-de-verao-no-vale-do-itajai. Acesso em: 02 jan. 2019. [modificado]