Questões de Concurso
Sobre estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências) em português
Foram encontradas 174 questões
Condições pós-covid ainda têm diagnóstico e tratamento difícil no Brasil
I. “Incorporação” é uma palavra formada pelo processo denominado derivação parassintética.
II. O vocábulo “éticos” é formado por raiz, vogal temática e desinência de número.
III. Em “infância”, não temos a presença da vogal temática.
IV. “Incorporação” sofreu um processo de formação conhecido como derivação pré-sufixal.
V. Ocorreu uma derivação prefixal na palavra “infância”.
Com base nos itens acima, assinale a alternativa correta.
Lygia Fagundes Telles e uma aula de horror em “Venha ver o pôr do sol”
No dia 3 de abril de 2022, o Brasil perdeu uma de suas principais vozes literárias. Consagrada por crítica e público, lida tanto nas universidades quanto nas escolas e traduzida para inúmeros idiomas, a paulistana Lygia Fagundes Telles deixa uma obra de imenso valor, composta por coletâneas de contos e romances que figuram em qualquer lista de melhores títulos da literatura brasileira no século 20.
Marcas reconhecidas dessa produção são a profundidade psicológica de personagens, a dedicação às filigranas da escrita e o teor político subjacente à composição ficcional. Mas outras características de Telles são igualmente importantes, como a expressão do sobrenatural, do mágico e, por que não?, do horror.
(OSCAR NESTAREZ - Revista Galileu - 14 ABR 2022) - adaptado
I. Tem uma forma rizotônica. II. Tem uma forma arrizotônica. III. É um verbo regular. IV. Tem como vogal temática a.
Estão CORRETAS apenas as afirmações:
De acordo com as regras de ortografia da Língua Portuguesa, todos os verbos derivados de palavras cujo radical termina com "s" devem ser obrigatoriamente escritos com a letra "s" nas formas de pretérito na língua portuguesa. Como por exemplo: analisar.
Quantos verbos a frase abaixo tem?
Ela cantava enquanto dançava ao som da música agitada.
I. O verbo “haver” é impessoal.
II. “Crescente escassez de professores qualificados” é o sujeito da oração.
III. Admite-se a seguinte reescrita: “Há crescente escassez de professores qualificados, os quais comprometem o ensino.”
IV. “Comprometendo” é uma das formas nominais do verbo “comprometer” e dá ao trecho sentido de desenvolvimento da ação.
Está correto o que se afirma apenas em
Os verbos crescer e nascer estão no _________________ e pertencem à ________________.
A forma verbal “selecionam‑se” (linha 37) poderia ser substituída no texto, mantendo‑se o sentido original e a correção gramatical, por é escolhido.
Em narrativas que descrevem cenários ou hábitos passados, o uso do pretérito imperfeito do indicativo é apropriado para expressar a continuidade ou regularidade das ações, como em "Ele caminhava pela praia todas as manhãs".
Tirinha para o item.
A forma verbal “sou”, da fala do pato sem cabelo no primeiro quadrinho, e a forma verbal “são”, do mesmo pato no segundo quadrinho, não pertencem à conjugação do mesmo verbo.
I. Prefixos e sufixos recebem o nome de afixos; são prefixos os afixos que se pospõem ao radical, e sufixos os que se lhes antepõem.
II. Tema é o radical acrescido da vogal temática e que constitui a parte da palavra pronta para funcionar no discurso e para receber a desinência ou sufixo.
III. As desinências nos nomes e em certos pronomes marcam as flexões de gênero e número; nos verbos: número, pessoa, tempo e modo.
Quais estão corretas?
Texto para a questão.
Ao se considerar o excerto citado, analise as palavras (ou termos) nas alternativas, sob o viés morfológico e semântico, identificando a que esteja com a classificação correta, na íntegra.