Questões de Concurso Sobre há-a em português

Foram encontradas 336 questões

Q3185334 Português
Complete a frase:

___ alguns quarteirões daqui ___ uma comunidade que, ___.segundas-feiras, realiza um campeonato de futsal em homenagem ___ suas crianças.
Alternativas
Q3179621 Português

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das seguintes orações:


I - Precisa falar ______ cerca de cem pessoas.

II - Daqui ____ alguns meses tudo será diferente.

III - Pedro ______ dias está desaparecido.

IV - Mesmo com a barreira, todos chegaram ____ tempo _____ palestra.



Alternativas
Q3174742 Português
Assinale a frase em que houve troca indevida entre A, À ou HÁ.
Alternativas
Q3171001 Português
Analise o excerto a seguir e assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas apresentadas.

__ anos não se encontravam. Mesmo assim, sentaram-se __ mesa e falaram sobre tudo, __ começar por seus casamentos. 
Alternativas
Q3132609 Português
".....algum tempo, a resistência a antibióticos vem-se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas."
"A origem da angústia pode estar ligada a questões.....resolvidas do sujeito, e que precisam ser compreendidas e trabalhada."
"Não sei ainda.....vou comprar o material escolar."

A alternativa que completa os espaços corretamente é:
Alternativas
Q3079295 Português
O atleta negro brasileiro que enfrentou o nazismo
nas Olimpíadas de 1936
(Itan Cruz)


    A poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, [...] a competição de 1936 tem muito a nos ensinar. Além de ter sido realizada em Berlim, capital da Alemanha nazista de Adolf Hitler, a competição internacional testemunhou a ascensão de um dos mais brilhantes esportistas de todos os tempos: o atleta negro estadunidense James Cleveland Owens, conhecido como Jesse Owens.

   Ele desafiou o nazismo com suas quatro medalhas de ouro no atletismo, derrubando a crença hitlerista na insignificância das habilidades da população negra que apregoaria a sua inferioridade racial. Mas do que pouco se fala é que um brasileiro, também negro, esteve ao lado de Owens nesse confronto.

    Seu nome era José Bento de Assis Junior, mais conhecido como Bento de Assis. Nasceu na capital paulista em 28 de fevereiro de 1914. Com muito custo, competindo pelo Vasco da Gama, o velocista e saltador reuniu as credenciais necessárias para integrar a delegação brasileira composta por 73 atletas, que embarcaram com destino às Olimpíadas de Berlim.

    Com apenas 22 anos de idade, esse atleta conheceria uma Europa orgulhosa da sua branquitude e do seu empenho colonial instrumentalizado pela violência na África. Certamente, entre as dezenas de competidores brasileiros, Assis não era o único negro a enfrentar esse desafio.

    Também corredor como Owen, Bento de Assis não conquistou medalha naquela competição – assim como toda a delegação brasileira. No entanto, a sua simples presença na competição, tal qual a de Owen e outros negros, serviria para confrontar Hitler e toda a Alemanha ariana.

    A habilitação de atletas negros para os jogos naquele ano significava a ruína dos parâmetros tidos como “científicos” do racismo, argumento usado pelos alemães para tentar comprovar a sua vanguarda civilizacional.

    Naquele ano, os partidários de Hitler tiveram de testemunhar vários esportistas negros nas disputas. No ano seguinte, Bento de Assis, além de ter sido escolhido para empunhar a bandeira do Brasil na abertura dos jogos latino-americanos, sagrou-se campeão em quatro modalidades diferentes na corrida dos 100 e 200 metros rasos, no revezamento 4 x 100 e 4 x 400 metros.

    A falta de conhecimento sobre a trajetória de Bento de Assis comprova como o racismo também pode se manifestar pela negação da memória, na manifestação deliberada e sistemática da política de esquecimento em relação às pessoas negras no Brasil.

[...]


(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/presencahistorica/2024/07/17/o-atleta-negro-brasileiro-que-enfrentouo-nazismo-nas-olimpiadas-de1936.htm#:~:text=Seu%20nome%20era%20Jos%C3%A9%2 0Bento,conhecido%20como%20Bento%20de%20Assis. Acesso em 18 de julho de 2024.) 
Palavras diferentes com a mesma pronúncia podem provocar dúvidas em seu emprego. Considere a expressão “A poucos dias” (1º§), que introduz corretamente o texto, e assinale a alternativa em que a ortografia é usada também de forma correta.
Alternativas
Q3078322 Português
Leia atentamente o texto abaixo.

Linguiça Blumenau

A Linguiça Blumenau, patrimônio da culinária germânica de Santa Catarina............ 130 anos, agora é um ativo territorial exclusivo e oficial do Vale do Itajaí. O produto recebeu o selo de Indicação Geográfica do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que garante que a iguaria só pode ser produzida em 16 municípios que um dia já pertenceram............ Blumenau.

A autorização do selo dado............Linguiça Blumenau foi feita pelo INPI, uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que gerencia questões relacionadas............patentes , marcas e direitos autorais.

O pedido de reconhecimento da Indicação Geográfica do termo e do produto “Linguiça Blumenau” teve início em 2019, quando empresários da região, no setor de embutidos e defumados, demonstraram interesse pela ideia.

Segundo a documentação apresentada ao INPI, o nome geográfico Blumenau passou a identificar o produto cuja origem e características estavam diretamente relacionadas ao processo de colonização alemã na região do Vale do Itajaí, fruto da adaptação de um saber trazido pelos imigrantes, tornando-se autêntico, emblemático e típico.

A produção da linguiça fresca e defumada abrange o território original do município de Blumenau em 1894, conforme demonstrado na documentação. O selo de Indicação Geográfica, autorizado em 2024, 130 anos depois, permite............exclusividade da produção da Linguiça Blumenau a 16 cidades catarinenses: Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó, Indaial, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio, Presidente Getúlio, Ibirama, Rio do Sul, Lontras, Aurora, Agronômica e Laurentino.

NDMAIS. Ano 17, fevereiro de 2024. Adaptado.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 
Alternativas
Q3066194 Português
As ideias de um pensador indígena para adiar o fim do mundo


Em livro, Ailton Krenak reflete sobre o “mito da sustentabilidade” e desafia a visão sobre humanidade.


    Ansiedade climática. Este é apenas um dos males que acometem tanta gente em tempos de enchentes, onda de calor, secas e tantos outros desastres que são consequência, sobretudo, da devastação ambiental levada a cabo por nós mesmos. Mas diante de tal aflição, um dos maiores pensadores indígenas da atualidade questiona “por que nos causa tanto desconforto a ideia de que estamos caindo? A gente não fez outra coisa nos últimos tempos senão despencar”. Longe de fazer pouco caso do iminente colapso do planeta, Ailton Krenak quer chamar a atenção para algo que às vezes nos escapa: a destruição que hoje assusta a humanidade começou há séculos. Essa é uma das considerações centrais em “Ideias para adiar o fim do mundo”.

    O livreto de cem páginas é uma adaptação de duas palestras e uma entrevista concedida por Krenak entre 2017 e 2019. Mas contrariando – e criticando – o cientificismo ocidental, o autor não fornece uma fórmula ou um passo a passo para evitar o fim do mundo que conhecemos. Ele provoca com reflexões que colocam em xeque a base do pensamento ocidental. [...]

   Para adiar o fim do mundo, é preciso deixar de insistir no que Krenak chama de “mito da sustentabilidade”, defendido inclusive por instituições como a ONU (Organização das Nações Unidas). É mito porque afirma ser possível salvar o planeta com ações que, na verdade, só abrandam minimamente o problema, mas não agem na raiz dele. Para piorar, essas ações muitas vezes sequer saem do papel. O Brasil, por exemplo, aumentou em 21,4% sua emissão de gases do efeito estufa nos últimos sete anos, e com isso está distante de cumprir a meta assumida no Acordo de Paris, em 2015.

      De acordo com o pensador indígena, é preciso, antes de tudo, mudar a forma como concebemos a natureza: deixar de enxergá-la como um “recurso natural”, a ser explorado, e aceitar que somos parte dela. Nos desapegarmos da ideia de que somos uma única humanidade, mas que há vivências múltiplas.

    Recorrendo a outros grandes nomes como Eduardo Viveiros de Castro, Davi Kopenawa e Eduardo Galeano, Krenak nos lembra da resistência secular dos povos indígenas, recorda crimes ambientais, questiona as corporações e instituições ocidentais e sentencia: “se pudermos dar atenção a alguma visão que escape a essa cegueira que estamos vivendo no mundo todo, talvez ela possa abrir a nossa mente para alguma cooperação entre os povos, não para salvar os outros, mas para salvar a nós mesmos”.


(Por: Taís Ilhé. Em: 19/06/2024.)
A correção gramatical pode ser identificada por meio do emprego do verbo “haver” em “[...] a destruição que hoje assusta a humanidade começou há séculos.” (1º§). O mesmo NÃO ocorre em: 
Alternativas
Q3051394 Português
Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
_____ alguns anos fui _____Ilha dos Sonhos. _____ estadia lá foi maravilhosa.
Alternativas
Q3029542 Português
A frase abaixo em que houve ERRO no emprego da forma “há”, em lugar de “a”, é:
Alternativas
Q3011423 Português
A vida nas primeiras cidades áridas do Brasil
Por Juliana Faddul



(Disponível em: piaui.folha.uol.com.br/cidades-aridas-brasil-desertificacao/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando a regência verbal e o acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 02, 22 e 31. 
Alternativas
Q2741465 Português

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.


I. O médico atende_______ cinco anos naquela clínica.

II. Devemos obedecer_______ regras do hospital.

Alternativas
Q2715404 Português

Preenchem adequadamente as lacunas abaixo, respectivamente:

Não ____________ Vagas.

Inauguração daqui ____________ três semanas.

Alternativas
Q2700577 Português

Quantos livros você leu este ano? O pequeno Thomas Rafael já ultrapassou a marca dos 60. Para uma criança de apenas seis anos, o número deixa muita gente grande para ______. Quem trabalha na Biblioteca Municipal de Blumenau se surpreende com a paixão do menino. Não ______ outra criança na mesma faixa etária com tantos empréstimos no acervo público.

Nas prateleiras da biblioteca, que acaba de completar 67 anos, o garoto mostra os favoritos. O Pequeno Príncipe, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, está no topo da lista.[...]


Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/blumenauense-de-seis-anos-ultrapassa-60-livros-lidos-em-2019. Acesso em: 05/ago/2019.[adaptado]

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:

Alternativas
Q2658089 Português

Leia o parágrafo a seguir.


"_________________________ duas semanas, tive uma notícia incrível, que mudaria completamente ________________ minha vida. Minha esposa estava grávida!

No começo, confesso que fiquei assustado com ____________________ imensa responsabilidade de criar uma criança, mas esses pensamentos repousaram em minha mente por pouco tempo e, logo, eu exclamei de felicidade '__________! Que benção'. Não ficarei alheio ____________________ responsabilidades e prometo __________________ você, minha filha, que serei o melhor pai do mundo."


Indique a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto.

Alternativas
Q2566513 Português
Assinale a frase em que houve troca indevida entre A e HÁ.
Alternativas
Q2555193 Português

Leia a tirinha a seguir:


      Imagem associada para resolução da questão


Em relação ao verbo “Há”, presente no quadrinho 2, é CORRETO afirmar quanto a ele que:

Alternativas
Q2549216 Português

Panelas e saúde



Panelas metálicas fazem mal ........ saúde? Panelas podem liberar resíduos e contaminar os alimentos? Considerações como essas assustam os consumidores, mas não são reais.


Pois é, o assunto volta e meia vem ...... tona e, recentemente, aqueceu as redes sociais.......... acusação era de que os tipos metálicos não seriam seguros. Ocorre que a afirmação carece de comprovação científica. “Utensílios que entram em contato com alimentos precisam de uma certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e não ........ nenhum estudo significativo que justifique mudanças nas panelas aprovadas atualmente”, esclarece a nutricionista Beatriz Tenuta, autora do livro Negócios com Comida. Segundo ela, que também é professora do Centro Universitário São Camilo, na capital paulista, ........ maior diferença entre os materiais autorizados é o tempo de transferência de calor para os alimentos, o que pode alterar o período de cozimento.


Mas jamais devemos usar panelas de cobre, pois segundo pesquisas, o mineral pode causar danos renais e cerebrais. As panelas de cobre não são aprovadas pelo INMETRO.


VejaSaúde. Editora Abril, São Paulo. Edição 503, maio de 2024; adaptado.

Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco do texto acima.
Alternativas
Q2523655 Português

 Ditado para o professor: uma possibilidade de escrita na alfabetização


     

 


(Disponível em: novaescola.org.br – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise as seguintes assertivas sobre o fragmento retirado do texto: “Há muito tempo atrás”, considerando o que descreve Bechara a respeito do uso desse verbo e da preposição “a”:


I. Pode-se ou não suprimir a palavra “atrás” que aparece com o verbo “haver”, uma vez que esse já indica tempo transcorrido.


II. O verbo “haver” (há) refere-se a tempo decorrido, e a preposição “a” a tempo futuro. Por exemplo: “Há três dias não o vejo. Daqui a três dias o verei”.


III. Quando se tem na escrita a locução “cerca de”, é possível usar “a cerca de” ou “há cerca de”. Por exemplo: “Ele falou a cerca de mil ouvintes”, “Há cerca de trinta dias foi feita a proposta”.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2523120 Português
Analise o texto abaixo:
“Um dos principais eventos nacionais voltados ao reconhecimento e ............. divulgação de profissionais e instituições que fazem ............. diferença na nossa música, Prêmio da Música Brasileira, revelou os indicados para ............ 31ª edição, marcada para o dia 12 de junho de 2024, ............. 20 horas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. ........... quem diga que esse é o maior evento da nossa indústria musical. O homenageado nessa edição de 2024 será Tim Maia.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: A
5: A
6: A
7: D
8: B
9: D
10: D
11: B
12: C
13: C
14: D
15: E
16: A
17: B
18: E
19: E
20: C