Há ainda países que experien...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3257659 Português
Há ainda países que experienciam taxas de fecundidade chamadas de ultrabaixas pela ONU, ou seja, abaixo de 1,4 nascimento por mulher, casos de China, Espanha, Itália e Coreia do Sul, por exemplo.

Assinale a alternativa em que a alteração do segmento destacado no período acima tenha sido feita de acordo com a norma culta. Não leve em conta as alterações de sentido.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

HAVER (verbo auxiliar) = varia / concorda

HAVER (verbo principal) = não varia / tudo fica no singular

a) HAVERÃO de existir

b) PODE haver

c) HÁ de existir

e) DEVEM existir

Alguém explica de uma maneira fácil de entender?

O verbo haver impessoal (ou outro impessoal que o substitua) vem sempre no singular e “contamina” os verbos auxiliares que formam locução com ele. Se o verbo for pessoal, como “existir”, aí o verbo auxiliar se flexiona normalmente

A: Haverá de existir países - Correto seria: Haverão de existir países (pois o verbo existir é pessoal e daí o auxiliar flexiona-se - manda seta para o substantivo)

B: Podem haver países - Correto seria: Pode haver países. (o verbo haver é impessoal, por isso, seu verbo auxiliar não irá se flexionar - manda seta para o verbo impessoal)

C: Hão de haver países - Correto seria: Há de haver países (o verbo haver é impessoal, por isso, seu verbo auxiliar não irá se flexionar - manda seta para o verbo impessoal.)

D: Hão de existir países - RESPOSTA CORRETA - manda seta para países

D: Deve existir países - Correto seria: Devem existir países. manda seta para países

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo