Questões de Concurso
Sobre noções de fonética em português
Foram encontradas 180 questões
https://www.pensador.com/osho/. Acesso em: 11 out. 2024.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
I.A análise fonológica se preocupa com a articulação levando em conta as variações, ou seja, os alofones, enquanto a análise fonética se preocupa somente com o fonema
II.Na língua portuguesa, a base da sílaba ou o elemento silábico é a vogal e os elementos assilábicos são a consoante e a semivogal.
III.Os ditongos nasais são sempre fechados, enquanto os orais podem ser abertos (pai, céu) ou fechados (meu, doido, veia).
IV.O vocábulo '"coordenação" possui 11 letras e 11 fonemas e o vocábulo "queixa" possui 6 letras e 5 fonemas.
V.Dígrafo é a sequência de duas letras que representam, na palavra, um único fonema, exemplificados nos vocábulos: queda, ombro, chuva, aguar, equino.
Estão corretas:
Acerca dessa temática é INCORRETO afirmar que:
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.
I. Assim sendo, enquanto a análise fonética se preocupa tão somente com a articulação, a fonêmica atenta somente para o fonema que, reunindo um feixe de traços que o distingue de outro fonema, permite a comunicação linguística.
II. A fonética pode reconhecer, e realmente o faz, diversas realizações para o / t/ da série ta-te-ti-to-tu; a fonêmica não leva em conta as variações (que se chamam alofones), porque delas não tomam conhecimento os falantes de língua portuguesa.
III. Um fonema admite uma gama variada de realizações fonéticas que vai até a conservação da integridade do vocábulo: quando isto não ocorre, diz-se que houve mudança de fonema.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. (Com adaptações)
Está CORRETO o que se afirma em:
Fonética e Fonologia são dois ramos da Linguística que estudam os sons da fala, mas cada um com enfoques diferentes. Em relação a essa temática, analise as afirmações que seguem:
I. Fonema: É a menor unidade de som que pode diferenciar o significado de palavras em uma língua. Por exemplo, em português, os sons /p/ e /b/ são fonemas diferentes, pois distinguem palavras como "pato" e "bato".
II. A Fonética é abstrata e funcional, lidando com o sistema de sons de uma língua e as regras que determinam como esses sons interagem para transmitir significado.
III. A fonologia também estuda as estruturas silábicas, como as sílabas se organizam dentro das palavras, e os padrões de acentuação e entonação que afetam a comunicação.
Está CORRETO o que se afirma em:
A fala e a escrita possuem características bem distintas. O falante da Língua Portuguesa muitas vezes acrescenta na oralidade um fonema vocálico em meio a consoantes.
Este é o caso de qual das palavras abaixo?
I. Diz-se que sons foneticamente semelhantes estão em variação livre quando a ocorrência de um ou de outro som, em um ambiente comum, não modifica o significado das palavras.
II. Não são somente os aspectos fonológicos que atuam sobre os diferentes usos na fala, sendo as variantes sociolinguísticas circunstâncias extrafonológicas que também podem afetar o falar.
III. Uma forma estigmatizada é aquela que é considerada como de menor prestígio, caracterizando o usuário como membro de classes sociais inferiores ou de pessoas sem instrução, sendo que tais julgamentos advêm, em sua maioria, de membros da comunidade que usa essa forma socialmente marcada.
Quais estão corretas?
Leia o texto a seguir para responder às questões 10 a 12.
O Que Eu Também Não Entendo
Jota Quest
Essa não é mais uma carta de amor
São pensamentos soltos
Traduzidos em palavras
Pra que você possa entender
O que eu também não entendo
Amar não é ter que ter
Sempre certeza
É aceitar que ninguém
É perfeito pra ninguém
É poder ser você mesmo
E não precisar fingir
É tentar esquecer
E não conseguir fugir, fugir
[...]
Agora o que vamos fazer
Eu também não sei
Afinal, será que amar
É mesmo tudo?
Se isso não é amor
O que mais pode ser?
Tô aprendendo também.
Disponível em: < https://www.letras.mus.br/jota-
quest/46693/>. Acesso em: 16 de abril de 20204. [Fragmento].
Indique a alternativa em que todas as palavras são oxítonas devido à mesma regra.
A identificação e a classificação dos fonemas na língua portuguesa podem ser realizadas com precisão sem a necessidade de distinguir entre sons vocálicos e consonantais, uma vez que todos os fonemas compartilham propriedades acústicas e articulatórias semelhantes.
A análise fonológica dos sons do português pode ser conduzida satisfatoriamente sem a necessidade de considerar as nuances da articulação vocal, uma vez que a correspondência entre letras e sons é direta e inalterada pelas variações contextuais.
A correspondência entre letras e fonemas no português é sempre direta e previsível pode simplificar excessivamente o ensino da ortografia e da leitura.
A aliteração é uma figura de som que envolve a repetição intencional de sons consonantais no início ou ao longo de palavras próximas, utilizada para conferir ritmo e harmonia ao texto, além de enfatizar o significado ou criar uma atmosfera específica. Por exemplo, no verso "Vozes veladas, veludosas vozes," de Cruz e Sousa, a repetição do som /v/ contribui para criar uma sensação de suavidade e mistério.
A análise fonológica dos fonemas na língua portuguesa requer uma abordagem multidimensional que considere não apenas os aspectos articulatórios e acústicos, mas também as interações suprassegmentais e morfofonêmicas, dada a complexidade das variações sonoras condicionadas por contextos morfológicos e prosódicos.