Questões de Concurso
Sobre substantivos em português
Foram encontradas 3.815 questões
“Naquele dia, os proprietários compraram cravos para a equipe, composta por muitas mulheres.”
Leia a tirinha e responda a questão abaixo:
(https://bibliotecaearte.blogspot.com/2014/07/tirinhas-de-quadrinhos-charge-imagem.html)
“Um bom e grande livro!”
As palavras em destaque podem ser classificadas, respectivamente, como:
Leia o texto a seguir:
Na obra literária “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do autor brasileiro Lima Barreto, a figura do protagonista é construída a partir de um ideal ultranacionalista baseado na valorização das questões do próprio país. Analogamente, fora da ficção, a sociedade brasileira não se comporta como Policarpo, visto que esta não se preocupa em valorizar a memória dos povos tradicionais brasileiros, embora sejam tão importantes para a identidade nacional. Nesse interím, entende-se a negligência estatal e a não eficiência da legislação como causas desse desafio.
A princípio, sobre esse assunto, vale ressaltar a importância de um Estado ativo na resolução de questões sociais. Dessa forma, para o filósofo polonês Zygmmunt Bauman, uma instituição, quando posicionada de forma a ignorar sua função original, é considerada em um estado de “zumbi”. Sob esse viés, o Estado brasileiro é análogo a esse conceito, visto que, no que tange à valorização e proteção dessas comunidades, ele é ausente. Isso posto, tal postura negligente contribui para que os povos tradicionais não recebam o amparo estatal necessário, colocando em risco anos de história, de resistência e de memória de uma parcela fundamental da sociedade.
Outrossim, a ausência de uma legislação que abrace a causa ameaça diretamente a sobrevivência desses grupos. Nessa ótica, a obra literária “Cidadão de papel”, do jornalista Gilberto Dimenstein, apresenta um contexto social em que as garantias constitucionais estão restritas apenas à parte escrita, sem ser colocada em prática. Diante disso, essas comunidades originais tupiniquins podem ser consideradas de papel, tendo em vista a não eficiência das leis e projetos que garantem seus direitos. Assim, ao invés de promover a valorização e o reconhecimento dessas populações, tais determinações falhas contribuem para a manutenção do sentimento de invisibilidade social desses povos.
Destarte, é inegável que, a respeito dos povos tradicionais, o Brasil possui entraves que precisam ser resolvidos. Logo, o Governo Federal, órgão de maior poder político nacional, deve, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, criar projetos de reconhecimento e que garantam os direitos desses grupos. Essa ação será viabilizada por meio de campanhas estabelecidas pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), de forma que a valorização dessas populações torne-se cada vez mais uma pauta discutida na sociedade. Para isso, é fulcral a disseminação de informações acerca da importância de proteger os territórios indígenas e quilombolas, evidenciando a necessidade da não reivindicação desses locais para fins economicos e privados. Dessa forma, será possível formar uma sociedade ciente das causas sociais do país e, principalmente, manter viva a memória daqueles que essencialmente formaram a identidade nacional. (Maria Eduarda Braz) Texto disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/04/10/enem2022-leia-redacoes-nota-mil.ghtml. Acesso em 22SET2024
Assinale a opção em que todos os vocábulos sejam substantivos.
( ) Os substantivos que terminam em “il” são pluralizados de duas formas: a) em palavras oxítonas terminadas em “il”, coloca-se “s” no lugar do “i”; b) em palavras paroxítonas terminadas em “il”, acrescenta-se “eis” no lugar do “il”.
( ) Os substantivos terminados em consoante “z” e “s” fazem o plural de duas formas: a) em substantivos monossilábicos ou oxítonos, há o acréscimo de “es”; b) os substantivos paroxítonos ou proparoxítonos são invariáveis.
( ) Os substantivos terminados em “ão” podem ser pluralizados de três formas: a) substituindo o “ão” por “ões”; b) substituindo o “ão” por “ães”, c) substituindo o “ão” por “ãos”.
( ) Os substantivos terminados em consoante “x” são invariáveis.
Leia o texto a seguir:
Fonte: https://www.noroesteonline.com/primeiro-caso-de-sarampo-e-registrado-em-ijui-em-2019/. Acesso em 30/10/2024
Leia o texto a seguir:
Exposição a calor extremo de menores de 1 ano aumentou 250% no Brasil de 2014 a 2023
Crianças de até um ano no Brasil enfrentaram até 250% mais ondas de calor de 2014 a 2023 comparadas aos bebês de mesma idade no período de 1986 a 2005.
Similarmente, idosos com mais de 65 anos também vivenciaram 234% mais calor extremo no mesmo período, comparado ao intervalo de tempo anterior.
Na população economicamente ativa brasileira, a maior exposição a dias de calor representou, também no período de 2014 a 2023, uma perda de 6,2 bilhões de horas de trabalho devido às temperaturas elevadas, gerando uma perda potencial anual de US$ 19,6 milhões (cerca de R$ 152,2 mi corrigidos pela inflação).
Além disso, o aumento das temperaturas médias anuais no país associado às mudanças climáticas elevaram as precipitações, provocando um crescimento de doenças infecciosas transmitidas por mosquitos, como dengue, de 29% no período. Outras doenças, como as provocadas por inundações e contaminações da água, também cresceram.
Em contrapartida, nenhuma das dez cidades analisadas desde 2015 melhorou a sua cobertura vegetal ou apresentou estratégias para mitigação dos efeitos do aquecimento global às suas populações.
As conclusões são do relatório mais recente de saúde e mudança climática Lancet Countdown, produzido pela mais prestigiada revista médica do mundo, que contou com a colaboração de 122 cientistas líderes de agências da ONU (Organização das Nações Unidas) e instituições acadêmicas de todo o mundo.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2024/10/exposicao-a-calor-extremo-de-menores-de-1-ano-aumentou-250-no-brasil-de-2014-a-2023.shtml. Excerto. Acesso em 30/10/2024
Analise as afirmativas a seguir:
I.O vocábulo 'famosas' é um substantivo que está concordando com 'gotinhas'.
II.O vocábulo 'novas' está concordando com o substantivo 'maneiras'.
III.O vocábulo 'administradas' está concordando com 'vacinas'.
IV. 'alimentação' é um adjetivo masculino.
Estão corretas:
I.'corpo' e 'injeção' são substantivos masculinos.
II.O plural de 'nariz' é 'narizes'.
III.'gotinhas' é um substantivo masculino no diminutivo.
IV.'criança' é um substantivo sobrecomum.
V.'banana', 'batata' e 'tomate' são substantivos comum.
As afirmativas corretas são:
As questões de 01 a 10 dizem respeito ao texto. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
Relacione classes gramaticais (Coluna 1) com palavras do texto (Coluna 2).
Coluna 1
(1) Advérbio.
(2) Preposição.
(3) Verbo.
(4). Substantivo.
Coluna 2
( ) ‘Calor’ (linha 32).
( ) ‘a’ (linha 02).
( ) ‘Evapora’ (linha 15).
( ) ‘Mais’ (linha 01).
( ) ‘Dentro’ (linha 12).
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses?
Relacione classe de palavras (Coluna 1) com palavras do texto (Coluna 2).
Coluna 1
(1) Substantivo.
(2) Adjetivo.
(3) Verbo.
(4) Pronome.
Coluna 2
( ) ‘Italianos’ (linha 13).
( ) ‘Onda’ (linha 29).
( ) ‘Presentear’ (linha 03).
( ) ‘Seus’ (linha 04)
( ) ‘Trabalhadores’ (linha 25).
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses?
Uma breve história da expectativa de vida
(Disponível em: uper.abril.com.br/coluna/. Acesso em: 10/07/2024. Adaptado.)