Questões de Concurso
Comentadas sobre aspectos gerais da comunicação oficial em redação oficial
Foram encontradas 856 questões
Considerando-se os preceitos da redação oficial, é falso afirmar que
Considerando que os excertos abaixo constituem adaptações de textos disponíveis no sítio do Ministério de Minas e Energia, assinale a opção em que o excerto apresenta características essenciais ao texto oficial, segundo o MRPR, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e emprego da norma culta.
Com relação às características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), assinale a opção correta acerca do tipo de linguagem e dos pronomes de tratamento adequados à comunicação oficial.
Entre os mecanismos de coesão recomendados pelo Manual de Redação da Presidência da República, está a elipse, que “consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto”. Assim, o trecho redigido com correção e que apresenta a elipse de um verbo como mecanismo de coesão está em:
A frase que teria de ser reescrita para se adequar a essa regra da escrita oficial é:
I. Para a obtenção de clareza: evitar o emprego de expressão ou palavra que confira duplo sentido ao texto.
II. Para a obtenção de precisão: escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitando o uso de expressões locais ou regionais.
III. Para a obtenção de ordem lógica: buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto das normas legais.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção).
II. O que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que o faz.
III. Quem recebe essa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública do Poder Executivo ou dos outros Poderes.
Está(ão) CORRETO(S):