Questões de Concurso Comentadas sobre aspectos gerais da comunicação oficial em redação oficial

Foram encontradas 856 questões

Q3009526 Redação Oficial
O uso adequado dos pronomes de tratamento na comunicação oficial deve ser padronizado conforme o cargo ou função do destinatário, garantindo respeito e formalidade na correspondência. Por isso a padronização é importante na comunicação oficial, pois tem o papel de: 
Alternativas
Q2885749 Redação Oficial

Considerando-se os preceitos da redação oficial, é falso afirmar que

Alternativas
Q2883490 Redação Oficial

Considerando que os excertos abaixo constituem adaptações de textos disponíveis no sítio do Ministério de Minas e Energia, assinale a opção em que o excerto apresenta características essenciais ao texto oficial, segundo o MRPR, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e emprego da norma culta.

Alternativas
Q2883489 Redação Oficial

Com relação às características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2883487 Redação Oficial

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), assinale a opção correta acerca do tipo de linguagem e dos pronomes de tratamento adequados à comunicação oficial.

Alternativas
Q2630746 Redação Oficial

Entre os mecanismos de coesão recomendados pelo Manual de Redação da Presidência da República, está a elipse, que “consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto”. Assim, o trecho redigido com correção e que apresenta a elipse de um verbo como mecanismo de coesão está em:

Alternativas
Q2486256 Redação Oficial
       No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. A CAIXA sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil.

         Com sua experiência acumulada, inaugurou, em 1931, operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas; três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares.

         No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da Caixa do Rio de Janeiro.

        Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

         Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

          Desde o início, alinhada às necessidades da população.

       Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades  imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

      Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

        O ano de 1969 foi um dos marcos na história da CAIXA. O Decreto-Lei Nº 759 daquele ano a constituiu como uma empresa pública e deu a ela diversas obrigações e deveres, com foco em serviços de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país.

         Desde sua criação, a CAIXA não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Uma prova é seu Estatuto Social, renovado sempre que é preciso se adaptar à realidade dos brasileiros. A última atualização foi em 4 de agosto de 2021. A CAIXA, além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

          Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua principal finalidade: a de acreditar nas pessoas.


https://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/ apresentacao/Paginas/default.aspx
[Questão inédita] A redação oficial tem como atributo a clareza, não se admitindo, para os textos, mais de um entendimento possível.

A frase que teria de ser reescrita para se adequar a essa regra da escrita oficial é:
Alternativas
Q2315144 Redação Oficial
Assinale a alternativa que apresenta grafia correta de numerais em documentos oficiais.
Alternativas
Q2314915 Redação Oficial
Dentre os gêneros textuais que constituem redações técnicas, o ofício se demonstra como um intermédio de comunicação, requerimento ou solicitação destinado a um órgão público ou privado, por vezes também a autoridades. Em razão de sua versatilidade quanto à intencionalidade e seus usos para a transmissão da mensagem, o ofício pode mostrar-se em diversas formas, finalidades e âmbitos laborais, a partir dos quais pode ser classificado. Um ofício de comunicação, por exemplo, recebe esta classificação quando é utilizado para:
Alternativas
Q2312980 Redação Oficial
A redação administrativa, também conhecida como redação técnica, se configura como o conjunto de gêneros textuais comuns aos ambientes corporativos e institucionais. Esses gêneros são marcados pelo uso de linguagem denotativa, objetiva e imparcial, e podem se dar de diversas formas, como ofícios, memorandos, requerimentos etc. Portanto, a função da linguagem comum à redação administrativa é:
Alternativas
Q2312976 Redação Oficial
Dá-se o nome de requerimento ao gênero textual utilizado para realizar pedido, solicitação ou exigência ao representante legal de uma instituição, com o fito de que este último acate as disposições propostas no documento. Sobre a estruturação de um requerimento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2312972 Redação Oficial
A carta comercial é um meio de comunicação que se estabelece entre empresas ou entre uma empresa e seu cliente. De modo a obter um parecer favorável aos objetivos a que se propõe, sua linguagem deve ser compreensível, coesa e objetiva. Uma forma de obedecer a esse critério consiste em atentar-se quanto às convenções linguísticas atreladas ao envio de mensagens em âmbito profissional, como reduções vocabulares. Um exemplo está no termo “atenciosamente”, frequentemente utilizado nesse gênero textual e que tem como abreviação adequada:
Alternativas
Q2307176 Redação Oficial
O conjunto de normas reguladoras de todos os atos e todas as atividades de um órgão denomina-se:
Alternativas
Q2306888 Redação Oficial
Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos, tendo por finalidade básica comunicar com
Alternativas
Q2306738 Redação Oficial
Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos, tendo por finalidade básica comunicar com
Alternativas
Q2306017 Redação Oficial
Marque a alternativa que descreve características típicas do ofício na comunicação oficial.
Alternativas
Q2305574 Redação Oficial
Em conformidade com a Lei Complementar nº 95/1998, as disposições normativas serão redigidas com clareza, precisão e ordem lógica, observadas, para esse propósito, as seguintes normas:

I. Para a obtenção de clareza: evitar o emprego de expressão ou palavra que confira duplo sentido ao texto.
II. Para a obtenção de precisão: escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitando o uso de expressões locais ou regionais.
III. Para a obtenção de ordem lógica: buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto das normas legais. 

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2303774 Redação Oficial
A Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Com base nessa informação, assinalar a alternativa que corresponde a um dos atributos da redação oficial em que um texto apresentado consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras:
Alternativas
Q2303201 Redação Oficial
Em relação ao uso do correio eletrônico (e-mail), é correto afirmar que:
Alternativas
Q2301524 Redação Oficial
Sobre o panorama da comunicação oficial, no caso da redação oficial, analisar os itens abaixo:

I. Quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção).
II. O que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que o faz.
III. Quem recebe essa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública do Poder Executivo ou dos outros Poderes.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: B
6: C
7: B
8: C
9: C
10: D
11: A
12: D
13: B
14: B
15: B
16: B
17: B
18: B
19: C
20: D