Acerca dos princípios que regem as correspondências oficiai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300122 Redação Oficial
Acerca dos princípios que regem as correspondências oficiais, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca dos princípios que regem as correspondências oficiais.



a) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a impessoalidade decorre de princípio constitucional, e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público. Desse modo, esta alternativa está incorreta.
b) Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Ou seja, trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Sendo assim,  esta alternativa está incorreta.
c) Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Assim, para atender a tal atributo, o manual orienta que o assunto seja indicado já no primeiro parágrafo do texto. Portanto, esta é a alternativa correta.
d) A formalidade de tratamento não é apenas fazer uso deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, diz respeito à civilidade e à necessária uniformidade das comunicações. Dessa forma, o uso do pronome de tratamento é obrigatório em documentos oficiais. Assim, esta alternativa está incorreta.




Gabarito: Letra C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

Qual o erro da B?

GAB: C

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República:

O erro da B está em afirmar que deve haver economia de pensamentos. Vejamos:

3.3 Concisão

A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

"O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

a) da ausência de impressões individuais de quem comunica [...];

b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação [...];

c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado [...]" (Manual da Presidência da República)

O erro da alternativa "B"

3.3 Concisão

A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo