Questões de Concurso
Sobre ata em redação oficial
Foram encontradas 355 questões
Essa definição refere-se a qual documento?
( ) Deve possuir uma estrutura rígida, contendo data, horário, título e corpo do texto, bem como as devidas assinaturas.
( ) O tipo textual deve ser em texto corrido, sem parágrafos ou alíneas. Deve-se evitar números cardinais, devendo ser escritos por extenso.
( ) Trata-se de um registro que, em hipótese alguma, poderá ser legalmente reconhecido, sendo emitido apenas para controle interno e pessoal.
( ) É essencial para garantir transparência, responsabilidade e prestação de contas dentro de organizações.
A sequência está correta em
Com base na descrição acima, assine o documento referenciado no texto:
Considerando a estrutura composicional de uma ata, que se define como o resumo escrito de fatos ou ocorrências verificadas e resoluções tomadas numa assembleia, numa sessão ou reunião de corpo deliberativo ou consultivo de uma agremiação, associação, diretoria, congregação etc. (MARTINS E ZILBERKNOP, 2009) – julgue as afirmativas abaixo, assinalando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Geralmente as atas são transcritas à mão pelo secretário, em livro próprio.
( ) A ata deve conter pelo menos três partes: um termo de abertura, o texto e um termo de encerramento.
( ) O tempo verbal usado na ata deve ser preferencialmente o presente do indicativo.
( ) Por ter valor jurídico, a ata deve ser lavrada de tal modo que nada lhe seja ser acrescentado ou alterado.
A ordem do correto julgamento, de cima para baixo, é:
I. Ata Informal / Simples: aspecto informal que se caracteriza como uma espécie de súmula na qual serão registradas apenas as informações mais relevantes e que posteriormente poderá ser enviado ao RH.
II. Reuniões departamentais, reuniões com clientes são exemplos de ata informal/simples.
III. Ata Informal / Simples: aspecto extremamente e unicamente formal, sendo assinada por todos os integrantes e registrada em cartório. Ex: alteração contratual, alteração de diretoria, entre outros.
Assim, estão corretas as afirmações:
A Ata é um tipo de documento muito utilizado na redação oficial. Entende-se Ata como
Ata é o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem-do-dia, previamente divulgada. Sobre esse documento, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.
( ) A ata vai assinada por todos os presentes, ou somente pelo presidente e pelo secretário, quando houver registro específico de frequência.
( ) O texto apresenta-se em parágrafos para separação dos assuntos abordados na reunião.
( ) A fim de ressalvar os erros, durante a redação, faz-se um risco no termo errado e, logo em seguida, escreve-se o termo correto.
( ) Quem redige a ata é o secretário (efetivo do órgão, ou designado ad hoc para a reunião).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale a opção que apresenta os tipos de documentos que podem ser descritos, respectivamente, como:
- atestado ou ato pelo qual se dá testemunho de um fato;
- documento que indica fato que deve ser divulgado pela imprensa para conhecimento das pessoas interessadas;
- relatório escrito do que se disse ou se fez em uma reunião ou assembléia.
As atividades humanas são validadas por meio de textos que obedecem a certas regras de organização e atendem propósitos específicos. Considerando o comentário acima, identifique o texto que registra as ocorrências de uma reunião.
Dentre as rotinas administrativas e de escritório, destaca-se a redação de documentos comerciais, cuja confecção atende a requisitos próprios. Dentre as assertivas abaixo, assinale a opção correta.
Considerando-se os preceitos da redação oficial, é falso afirmar que
Os instrumentos de comunicação escrita que se caracterizam como um tipo de carta expedida por autoridade pública sobre assunto de ordem administrativa ou predominantemente oficial, são denominados de: