Questões de Concurso
Sobre correio eletrônico em redação oficial
Foram encontradas 281 questões
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Via de regra, as comunicações administrativas devem ser formais; mas podem adotar um tom informal quando realizadas por meios eletrônicos (e-mail, por exemplo), exigindo-se a formalidade apenas em documentos impressos.
II. Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma.
III. O uso de pronomes de tratamento em comunicações oficiais tradicionalmente adota a segunda pessoa do plural.
IV. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, está correto o que se afirma em:
I. A estrutura de e-mails na administração pública deve incluir a inserção de local e data logo após o fecho, pois esses elementos são obrigatórios para caracterizar o e-mail como um documento oficial adequado.
II. O texto dos e-mails na administração pública deve começar sempre com uma saudação formal, utilizando vocativos como “Senhor” ou “Senhora”, seguidos do cargo do destinatário, ou “Prezado Senhor” e “Prezada Senhora”, especialmente quando enviado a instituições ou pessoas desconhecidas.
III. “Atenciosamente”, assim como sua abreviação “Att.”, e outras expressões como “Abraços” e “Saudações” são considerados fechos padrão em comunicações oficiais, sendo vistos como apropriados para e-mails profissionais na administração pública.
IV. O e-mail, como um gênero textual utilizado na administração pública, pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício, e, portanto, deve sempre evitar o uso de linguagem que não seja compatível com o caráter formal exigido para comunicações oficiais.
Estão corretas apenas as alternativas:
A redação oficial garante a clareza da comunicação entre órgãos e entidades da Administração Pública. Considerando as regras relativas à redação oficial, julgue o item.
As comunicações administrativas devem ser
formais. Porém, no caso do e-mail, por ser um meio
de comunicação mais rápido e informal, admite-se
certa informalidade tanto na forma quanto no
conteúdo da mensagem.
A redação oficial garante a clareza da comunicação entre órgãos e entidades da Administração Pública. Considerando as regras relativas à redação oficial, julgue o item.
Nas mensagens oficiais por correio eletrônico (e-mail), deve-se utilizar o mesmo fecho dos demais
documentos oficiais, que pode ser
“Atenciosamente” ou “Respeitosamente”.
A redação de e-mails no contexto oficial exige aderência a certas normas para garantir a formalidade e a eficiência na comunicação. As mensagens devem começar com uma saudação apropriada, como "Senhor" ou "Prezada Senhora", seguida da indicação do cargo, quando conhecido. O fecho padrão deve ser "Atenciosamente", evitando-se abreviações informais ou expressões coloquiais. Além disso, a assinatura do e-mail deve ser completa, incluindo o nome, cargo, unidade, órgão e contato telefônico do remetente. Os anexos, quando necessários, devem ser mencionados de forma clara na mensagem, e deve-se ter cautela com seu tamanho e relevância para evitar redundâncias e sobrecarga na comunicação.
Considerando o contexto das normas para a redação de e-mails oficiais, julgue o item a seguir:
Referência: Manual de Redação da Presidência da República
A inclusão de informações sobre o conteúdo do anexo é desnecessária em e-mails oficiais, pois o destinatário pode verificar o anexo para obter os detalhes necessários.
Segundo indica o Manual de Redação da Presidência da República, para que uma mensagem enviada por email tenha valor documental e possa ser aceita como documento original, é necessário(a):
Sobre o Correio Eletrônico (e-mail) nas correspondências oficiais, só NÃO é possível afirmar que:
“Documento digital, produzido ou recebido via sistema de correio eletrônico, incluindo anexos que possam ser transmitidos com a mensagem, adquiriu caráter documental, após recorrentes decisões judiciais que consideraram mensagem desse modelo como prova documental.”
Sobre isso, leia as afirmações e assinale a incorreta.
O e-mail é o meio de comunicação mais utilizado nas empresas, na atualidade. Por meio dele são transmitidas informações para clientes internos e externos. Quando a informação dirigir-se a um cliente externo, o email deve ser bem redigido, procurando manter a formalidade e a elegância da mensagem.
(GOLD, Miriam. Redação Empresarial. Editora Pearson. Companion Website (C.B) 4ªed. São Paulo.)
Marque a afirmação incorreta.
O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se atualmente na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Sobre o e-mail, segundo o padrão oficial, assinale a alternativa CORRETA:
TEXTO II
"O Correio Eletrônico é a principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica. No primeiro caso, pode ser considerado um documento oficial, assim como o Ofício."
Disponível em: http://WWW.4.planalto.gov.br/centro de estudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica. 3ªedicao. p. 46. Texto adaptado. Acesso em: 21/08/2019.
Marque a alternativa correta quanto ao vocativo empregado no Correio Eletrônico:
Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Em relação a esse gênero, qual a recomendação do Manual de Redação da Presidência da República a ser observada por todo servidor público federal?
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a forma de comunicação que apresenta mais flexibilidade quanto à sua forma e estrutura é o (a)
A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República (2018) instituiu o Padrão Ofício em substituição a três tipos de expedientes oficiais que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE esses três tipos de expediente.
Ao enviar um e-mail para um Reitor de uma Universidade, qual deverá ser o pronome de tratamento: