Questões de Concurso Sobre emprego dos pronomes de tratamento em redação oficial

Foram encontradas 1.004 questões

Q3171287 Redação Oficial
Quanto ao emprego dos vocativos nas correspondências oficiais, deve-se utilizar em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, a expressão:
Alternativas
Q3164333 Redação Oficial
Nas comunicações oficiais em que for utilizada a expressão “A Sua Excelência o Senhor” na parte do endereçamento, a forma de tratamento a ser utilizada no corpo do texto deve ser:
Alternativas
Q3160386 Redação Oficial
Considerando as normas de redação oficial e o uso adequado dos pronomes e vocativos de tratamento para diferentes autoridades, assinale a alternativa em que o tratamento está incorreto para o destinatário indicado. 
Alternativas
Q3160214 Redação Oficial
Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos. Assinale a alternativa que não contempla nenhum desses momentos. 
Alternativas
Q3160183 Redação Oficial
Qual é a forma de tratamento adequada para se dirigir a um Ministro de Estado em documentos oficiais?
Alternativas
Q3151020 Redação Oficial
Maria, Agente Administrativo, foi encarregada de elaborar uma carta oficial a ser enviada a um órgão parceiro. Em uma redação oficial, acerca do padrão mais adequado para o pronome de tratamento ao se dirigir a um ministro, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3150122 Redação Oficial
Marque a opção que indica para que destinatário, em correspondências oficiais, se utiliza o pronome de tratamento "Vossa Reverência".
Alternativas
Q3150112 Redação Oficial
Considerando a abreviatura "V.Sa. Revma.", é correto afirmar que ela é utilizada para correspondências destinadas a um
Alternativas
Q3147880 Redação Oficial
O que é redação oficial
    Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.
Disponível em: <https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 22 set. 2024, com adaptações.
Tendo como referência o contexto e a finalidade da redação oficial e o que prescreve o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3136010 Redação Oficial
João, Analista Legislativo recentemente empossado, recebeu a tarefa de redigir um ofício dirigido ao Prefeito Municipal para encaminhar uma proposta de emenda à Lei Orgânica. O documento precisa ser formal e seguir as diretrizes de redação oficial. Ao se dirigir ao Prefeito no texto, qual pronome de tratamento João deve utilizar para manter o rigor e a formalidade adequados ao cargo e à função administrativa? 
Alternativas
Q3135462 Redação Oficial
Ao redigir um memorando oficial para a comunicação interna entre departamentos de uma empresa pública, o Analista de Recursos Humanos precisa seguir a redação oficial. Qual dos seguintes elementos é obrigatório para garantir a formalidade e o padrão exigido pela redação oficial?
Alternativas
Q3113789 Redação Oficial

Com base na redação oficial, julgue o item seguinte.


Para comunicação direcionada ao presidente do Congresso Nacional, o tratamento dado no corpo do texto a ser dado é o de Vossa Senhoria.

Alternativas
Q3100747 Redação Oficial

A respeito da redação oficial, julgue o item seguinte.


Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento em redação oficial adota a terceira pessoa do plural, de maneira direta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige, com especial atenção para que o uso dos pronomes de tratamento limite‑se ao endereçamento e ao vocativo.

Alternativas
Q3090134 Redação Oficial
Qual é o pronome de tratamento presente no corpo do texto que deve ser utilizado em correspondência oficial direcionada ao Papa?
Alternativas
Q3080943 Redação Oficial
Analise as assertivas abaixo:

I. Via de regra, as comunicações administrativas devem ser formais; mas podem adotar um tom informal quando realizadas por meios eletrônicos (e-mail, por exemplo), exigindo-se a formalidade apenas em documentos impressos.

II. Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma.

III. O uso de pronomes de tratamento em comunicações oficiais tradicionalmente adota a segunda pessoa do plural.

IV. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.


Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3079417 Redação Oficial
Numa correspondência destinada ao reitor de uma universidade, a forma adequada de dirigir-se a ele é:
Alternativas
Q3079238 Redação Oficial
Acerca do fecho nas correspondências oficiais, deve-se empregar a seguinte forma de cortesia para autoridades de hierarquia superior à do emissor:
Alternativas
Q3076435 Redação Oficial

Leia a charge a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


https://amigopai.wordpress.com/2015/08/10/pronomes-de-tratamento/ 


Considerando o pronome de tratamento, Vossa Excelência, podemos afirmar que é empregado


I. para se dirigir ao Presidente da República, Governadores de Estados e Prefeitos.


II. no âmbito das relações diplomáticas para se dirigir a embaixadores e cônsules.


III. por líderes religiosos notáveis, os sacerdotes e os patriarcas da Igreja Ortodoxa.


IV. com os Membros do Congresso Nacional, Senadores e Deputados Federais.


V. no direcionamento a todas as pessoas com cargo público com quem não se tem intimidade.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS. 

Alternativas
Q3065972 Redação Oficial
Ciente de que os pronomes de tratamento são as formas polidas pelos quais nos dirigimos a nossos interlocutores, de acordo com a idade ou cargo ocupados, indique nas alternativas abaixo a forma correta de nos dirigirmos, respectivamente, a um cardeal, a um prefeito e a um reitor de universidade:
Alternativas
Q3059008 Redação Oficial
Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento. Considerando-se o cargo de Presidente da República, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: D
6: C
7: C
8: D
9: C
10: B
11: D
12: E
13: E
14: A
15: C
16: D
17: C
18: A
19: A
20: D