Questões de Concurso
Sobre grafia de cargos compostos em redação oficial
Foram encontradas 13 questões
De acordo com o Manual da Redação Oficial da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta a grafia do cargo-composto incorreta:
“A Sua Excelência o Senhor Francisco Campos Senador da República Senado Federal Praça dos Três Poderes CEP 70.165-900, Brasília-DF [...]
Excelentíssimo Senhor Senador, É de conhecimento de Vossa Senhoria que o Município de Passa Amanhã é um dos destaques brasileiros no tocante ao analfabetismo funcional...”
I. Os textos oficiais devem seguir a normatização prescrita pelos dicionários e pelas gramáticas tradicionais.
II. A linguagem utilizada nos gêneros oficiais deve ser rebuscada, repleta de termos formais, técnicos, com vocabulário amplo e refinado.
III. O padrão de linguagem utilizado nas correspondências oficiais deve se pautar na linguagem do cânone literário, com uso de figuras, ambiguidades e polissemia.
IV. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora, por isso, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.
Está correto o que se afirma apenas em
Quanto à comunicação e à redação de documentos oficiais, julgue o item.
Em palavras utilizadas para designar cargos e títulos cuja grafia exija o emprego do hífen, é opcional o uso de iniciais maiúsculas ou minúsculas, desde que todos os termos hifenizados sigam a mesma opção de grafia, como nos casos de diretor-geral e Diretor-Geral.
1. Os números cardinais, quando designam ano, devem ser escritos sem ponto e sem espaço entre o milhar e a centena. 2. Os nome dos meses devem ser escritos com inicial maiúscula. 3. Quando o ofício for assinado por mais de um signatário, deve-se observar a hierarquia do menor para o maior. 4. Em um ofício, não se antepõe título profissional ao nome do signatário. 5. Nos ofícios em que haja a necessidade de se utilizar mais de uma folha, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (3.a edição), julgue o item.
Seguindo-se o padrão ofício estabelecido no Manual de
Redação da Presidência da República, em um ofício
destinado ao vice-presidente do Conselho Regional de
Biomedicina da 4.a
Região, para referir-se ao cargo do
destinatário, pode-se optar pela grafia “vice-presidente”
ou pela grafia “Vice-Presidente”.
Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2002), o vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.
Por exemplo: “Excelentíssimo Senhor Presidente da República”.
As demais autoridades que não ocupam cargos de chefes de poder são tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Por exemplo, “Senhor Senador”.
No envelope, o endereçamento de uma comunicação dirigida às autoridades tratadas por Vossa Excelência, com sede em Brasília, ocupantes de cargos de ministros deve ter a seguinte forma: