Questões de Redação Oficial - Ortografia para Concurso
Foram encontradas 107 questões
I. A correção ortográfica é requisito elementar de qualquer texto, e ainda mais necessária quando se trata de textos oficiais. II. Na correspondência particular um erro gramatical seria apenas um lapso na digitação. Já em uma comunicação oficial ou ato normativo, esse mesmo erro traria repercussões indesejáveis. III. O mero conhecimento das regras gramaticais não é suficiente para que se escreva bem. No entanto, o domínio da ortografia, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação.
Assinale a frase em que a retirada do termo sublinhado não deve ser feita por modificar o sentido original da frase.
(_) A língua culta é contra a pobreza de expressão e, também, contra a sua simplicidade. (_) O uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. (_) A consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.
I. Clareza e precisão. II. Concisão. III. Informalidade e padronização. IV. Impessoalidade.
A redação oficial ao ser utilizada para transmitir informações, normas e decisões, deve observar determinados atributos expressos pelo Manual de Redação da Presidência da República. Em conformidade com o referido manual, é CORRETO afirmar que, das assertivas apresentadas, são atributos da redação oficial.
I. A língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade.
II. O uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário.
III. A consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.
Assinale
Assinale a alternativa que preenche adequada e respectivamente as lacunas.
TEXTO I
Disponível em: https://www.facebook.com/photo/?fbid=5289088824438379&set=pcb.5289089731104955
TEXTO II
Tag: gerundismo
Vou estar mandando? Xô!
Publicado em 25/07/2020 - 10:33 Dad Squarisi0 Comentáriosportuguês
A língua tem suas pragas. São vícios. Surgem tímidos, depois ganham espaço no rádio, na TV, na internet e no falar de todos os dias. Aí, dá no que dá. Enfeiam o texto, irritam os falantes, provocam o dicionário, a gramática e o estilo. É o caso do gerundismo. Olho vivo! Esse vício não tem perdão. Se você é do time que diz “vou estar […]
Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/tag/gerundismo/ (Com adaptações).
Analisando os dois textos no contexto de produção de gêneros textuais no serviço público, é possível afirmar que:
I. Excelentíssimo Senhor (Exmº. Sr). II. Vossa Senhoria (V. S.ª). III. Vossa Eminência (V. Em.ª). IV. Vossa Excelência (V. Ex.ª).
Os pronomes estão corretamente abreviados nas alternativas:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as respectivas lacunas acima.