Questões de Redação Oficial para Concurso

Foram encontradas 2.870 questões

Q2507435 Redação Oficial
Analise a linguagem e o formato do exemplo abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao nome do documento.

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2503724 Redação Oficial
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), entre os documentos das comunicações oficiais está o ofício, representado pela figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

 Fonte: MRPR (2018)
Segundo o referido Manual, a parte do padrão ofício, que está destacada em amarelo na figura acima, se denomina:
Alternativas
Q2488517 Redação Oficial
O fragmento de texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.



Cada instituição pública ou privada, prestadora de serviços específicos, possui documentos que marcam as atividades que são realizadas nesse determinado contexto. A esses documentos chamamos de gêneros textuais administrativos, burocráticos ou institucionais. A secretaria da escola também possui seus gêneros textuais peculiares, isto é, o conjunto de textos com configurações específicas, que pertencem a um contexto específico e que serve a uma esfera social, que é a comunidade da escola. Portanto, ofício, requerimento, ata, ficha, certificado, histórico escolar, declaração, memorando, cadastro de professores, ofício circular e diário de classe são, por exemplo, gêneros textuais da secretaria escolar, pois têm configurações e finalidades específicas e servem, principalmente, para estabelecer a comunicação entre as pessoas.

Considerando o exposto, analise o modelo de documento a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão



A qual gênero textual administrativo se trata? 

Alternativas
Q2486256 Redação Oficial
       No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. A CAIXA sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil.

         Com sua experiência acumulada, inaugurou, em 1931, operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas; três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares.

         No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da Caixa do Rio de Janeiro.

        Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

         Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

          Desde o início, alinhada às necessidades da população.

       Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades  imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

      Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

        O ano de 1969 foi um dos marcos na história da CAIXA. O Decreto-Lei Nº 759 daquele ano a constituiu como uma empresa pública e deu a ela diversas obrigações e deveres, com foco em serviços de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país.

         Desde sua criação, a CAIXA não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Uma prova é seu Estatuto Social, renovado sempre que é preciso se adaptar à realidade dos brasileiros. A última atualização foi em 4 de agosto de 2021. A CAIXA, além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

          Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua principal finalidade: a de acreditar nas pessoas.


https://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/ apresentacao/Paginas/default.aspx
[Questão inédita] A redação oficial tem como atributo a clareza, não se admitindo, para os textos, mais de um entendimento possível.

A frase que teria de ser reescrita para se adequar a essa regra da escrita oficial é:
Alternativas
Q2484019 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República (2018) define que os documentos do padrão ofício devem obedecer a determinadas regras de formatação. Nesse sentido, analise a figura abaixo que representa um modelo de um ofício: 
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: MRPR (2018)
Segundo o referido Manual, entre as regras de formatação estão:
A margem lateral esquerda: no mínimo, ________ cm de largura. As margens superior e inferior: _____ cm. A margem lateral direita: _____ cm.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima, e que corresponde às margens que estão apontadas pelos números 1, 2 e 3, respectivamente, na figura acima.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: D