Questões de Concurso Comentadas sobre redação oficial

Foram encontradas 2.835 questões

Q3009526 Redação Oficial
O uso adequado dos pronomes de tratamento na comunicação oficial deve ser padronizado conforme o cargo ou função do destinatário, garantindo respeito e formalidade na correspondência. Por isso a padronização é importante na comunicação oficial, pois tem o papel de: 
Alternativas
Q3009513 Redação Oficial
A Redação Oficial busca garantir clareza, concisão e formalidade nos documentos oficiais. Marque a alternativa que explica a finalidade de uma Ata.
Alternativas
Q2885749 Redação Oficial

Considerando-se os preceitos da redação oficial, é falso afirmar que

Alternativas
Q2883490 Redação Oficial

Considerando que os excertos abaixo constituem adaptações de textos disponíveis no sítio do Ministério de Minas e Energia, assinale a opção em que o excerto apresenta características essenciais ao texto oficial, segundo o MRPR, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e emprego da norma culta.

Alternativas
Q2883489 Redação Oficial

Com relação às características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2883487 Redação Oficial

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), assinale a opção correta acerca do tipo de linguagem e dos pronomes de tratamento adequados à comunicação oficial.

Alternativas
Q2755970 Redação Oficial

À Mariana Silva, servidora da UNIFAL-MG, foi solicitada a elaboração de uma comunicação oficial cujo destinatário é a “Moça triste” do texto, que supostamente faz serviços de diarista. Considerando as normas de Redação Oficial, qual gênero do discurso Mariana elaborou?

Alternativas
Q2716980 Redação Oficial

Marque a alternativa abaixo que completa corretamente o enunciado a seguir:

_________________________________ é a comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários.

Alternativas
Q2630746 Redação Oficial

Entre os mecanismos de coesão recomendados pelo Manual de Redação da Presidência da República, está a elipse, que “consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto”. Assim, o trecho redigido com correção e que apresenta a elipse de um verbo como mecanismo de coesão está em:

Alternativas
Q2591761 Redação Oficial

Qual documento consiste em registro sucinto escrito de acontecimentos e/ou decisões de uma reunião e deve ser elaborado de forma a impedir alterações posteriores?

Alternativas
Q2589109 Redação Oficial

Assinale corretamente a assertiva que apresenta um instrumento de comunicação escrita e formal com entes externos, que as autoridades endereçam umas às outras, ou a particulares.

Alternativas
Q2556947 Redação Oficial
O Memorando é uma correspondência oficial que é utilizada para enviar ágeis mensagens para todos os funcionários, para determinados setores da empresa ou ainda para filiais e parcerias. Sobre sua estrutura, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2507435 Redação Oficial
Analise a linguagem e o formato do exemplo abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao nome do documento.

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2503724 Redação Oficial
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), entre os documentos das comunicações oficiais está o ofício, representado pela figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

 Fonte: MRPR (2018)
Segundo o referido Manual, a parte do padrão ofício, que está destacada em amarelo na figura acima, se denomina:
Alternativas
Q2488517 Redação Oficial
O fragmento de texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.



Cada instituição pública ou privada, prestadora de serviços específicos, possui documentos que marcam as atividades que são realizadas nesse determinado contexto. A esses documentos chamamos de gêneros textuais administrativos, burocráticos ou institucionais. A secretaria da escola também possui seus gêneros textuais peculiares, isto é, o conjunto de textos com configurações específicas, que pertencem a um contexto específico e que serve a uma esfera social, que é a comunidade da escola. Portanto, ofício, requerimento, ata, ficha, certificado, histórico escolar, declaração, memorando, cadastro de professores, ofício circular e diário de classe são, por exemplo, gêneros textuais da secretaria escolar, pois têm configurações e finalidades específicas e servem, principalmente, para estabelecer a comunicação entre as pessoas.

Considerando o exposto, analise o modelo de documento a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão



A qual gênero textual administrativo se trata? 

Alternativas
Q2486256 Redação Oficial
       No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. A CAIXA sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil.

         Com sua experiência acumulada, inaugurou, em 1931, operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas; três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares.

         No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da Caixa do Rio de Janeiro.

        Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

         Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

          Desde o início, alinhada às necessidades da população.

       Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades  imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

      Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

        O ano de 1969 foi um dos marcos na história da CAIXA. O Decreto-Lei Nº 759 daquele ano a constituiu como uma empresa pública e deu a ela diversas obrigações e deveres, com foco em serviços de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país.

         Desde sua criação, a CAIXA não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Uma prova é seu Estatuto Social, renovado sempre que é preciso se adaptar à realidade dos brasileiros. A última atualização foi em 4 de agosto de 2021. A CAIXA, além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

          Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua principal finalidade: a de acreditar nas pessoas.


https://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/ apresentacao/Paginas/default.aspx
[Questão inédita] A redação oficial tem como atributo a clareza, não se admitindo, para os textos, mais de um entendimento possível.

A frase que teria de ser reescrita para se adequar a essa regra da escrita oficial é:
Alternativas
Q2484019 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República (2018) define que os documentos do padrão ofício devem obedecer a determinadas regras de formatação. Nesse sentido, analise a figura abaixo que representa um modelo de um ofício: 
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: MRPR (2018)
Segundo o referido Manual, entre as regras de formatação estão:
A margem lateral esquerda: no mínimo, ________ cm de largura. As margens superior e inferior: _____ cm. A margem lateral direita: _____ cm.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima, e que corresponde às margens que estão apontadas pelos números 1, 2 e 3, respectivamente, na figura acima.
Alternativas
Q2469373 Redação Oficial
Leia o texto a seguir:


5 problemas que atrapalham a comunicação escrita


A gestão e o engajamento são mediados pela linguagem o tempo todo, e isso exige senso de responsabilidade na hora de escrever



Mensagens surgem de todas as telas. Apps de mensagem, ferramentas de gestão remota, e-mails de trabalho, newsletters, e-books, posts nas redes sociais. Segundo uma pesquisa de 2018 da Adobe, profissionais de escritório nos EUA gastavam uma média de 3,1 horas por dia em e-mail de trabalho. Isso em 2018, imagine agora em 2022.


Diante de tantos textos,é natural que surjam mil e uma fórmulas para escrever textos de sucesso, centenas de dicas de como melhorar sua escrita. Muitas delas focadas em contextos específicos: conquistar ou fidelizar clientes, aumentar engajamento nas redes sociais, vender produtos e serviços, construir e consolidar marcas.


E, como observadora, aprendiz, pesquisadora e professora, sigo acompanhando as mudanças dos canais na linguagem e seus efeitos em profissionais nas mais diversas empresas. O que percebo é que gatilhos e fórmulas podem ser úteis em alguns contextos sim e, claro, gerar muitos negócios. Mas ainda temos uma longa caminhada para aprimorar os textos que circulam nas organizações, especialmente as mensagens rotineiras, que constroem ou corroem, dia a dia, a confiança e o engajamento nas equipes.


Ainda são incontáveis os textos prolixos, com linguagem inadequada e imprecisos; inúmeros “oks” que podem significar “aprovado”, “lido” ou “faz o que achar melhor”; recados no chat com apenas “oi, tudo bem”, que aguardam resposta para revelar o real motivo do contato; e-mails sem cordialidade, objetivo ou prazos.


Curioso é que há quem ainda acredite que os problemas dos textos cotidianos são erros ortográficos, problemas de regência e concordância. Antes fosse…


Os problemas, na realidade, decorrem de:



1. Pressa


2. Sobrecarga de trabalho


3. Automatismo ao escrever


4. Desconexão com as pessoas envolvidas na interação (mesmo que remota)


5. Desatenção ao impacto da comunicação nas relações e na reputação profissional e corporativa


Talvez não seja possível resolver esse cenário de infoxicação e sobrecarga. Mas uma mudança de mindset pode ser muito útil: encare os inúmeros textos cotidianos como parte integrante e determinante do trabalho. A liderança, a gestão de processos e o engajamento das equipes são mediados pela linguagem o tempo todo, por isso, ter esse senso de responsabilidade pelo que e como escrever muda bastante a perspectiva diante das mensagens.


Experimente investir um minuto a mais antes de começar uma mensagem e antes de apertar o botão enviar. Eu sei que parece ser perda de tempo ou até impossível achar um minuto que não existe na sua agenda. Só que o retorno sobre o investimento é grandioso. Menos retrabalho e conflitos desnecessários, mais precisão e assertividade.


Não é uma fórmula matemática, porque o contexto está sempre ali para nos surpreender e nosso olhar pode estar sempre mais atento a pequenos grandes detalhes no uso das palavras. Mas pode ser um passo e tanto para navegar pelo oceano de mensagens infindáveis que tanto dizem sobre quem somos, sobre como nos relacionamos e sobre a empresa que representamos.


Sigo observando, aprendendo, linguista e curiosa que sou. E você?



Vivian Rio Stella
Doutora em Linguística pela Unicamp



Fonte: https://vocerh.abril.com.br/coluna/vivan-rio-stella/5-problemas-queatrapalham-a-comunicacao-escrita. Acesso em: 16 jan. 2024.
Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



Essa imagem indica a formatação exigida pelo Manual da Presidência da República para o documento denominado ofício padrão. No topo do documento, há o Brasão de Armas da República, que:
Alternativas
Q2460395 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República é um documento público que se destina a definir padrões a serem utilizados nas comunicações oficiais e elaboração de atos normativos pelo Poder Executivo Federal, servindo como referencia, também, para outras esferas de governo. Embora haja legislação recente abolindo o uso de certos pronomes de tratamento, no âmbito do poder executivo federal, esse manual é referencia para outras esferas de governo, na forma como se encontra disponível na internet.


Leia com a atenção a tabela a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


Quais itens estão corretos:
Alternativas
Q2444229 Redação Oficial
Os exemplos apresentados na figura abaixo representam que parte do documento no padrão ofício? 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: E
5: C
6: B
7: A
8: B
9: C
10: E
11: C
12: B
13: D
14: B
15: A
16: B
17: D
18: A
19: C
20: D