Questões de Concurso
Comentadas sobre signatário em redação oficial
Foram encontradas 46 questões
“A Sua Excelência o Senhor Francisco Campos Senador da República Senado Federal Praça dos Três Poderes CEP 70.165-900, Brasília-DF [...]
Excelentíssimo Senhor Senador, É de conhecimento de Vossa Senhoria que o Município de Passa Amanhã é um dos destaques brasileiros no tocante ao analfabetismo funcional...”
Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino, tal como apresentado nos exemplos a seguir:
Ministra de Estado Secretária-Executiva interina
De acordo com o MRPR, a comunicação realizada por meio de um expediente oficial pode ser relativa tanto às atribuições do órgão que comunica quanto às atribuições da pessoa que assina o expediente.
Signatário é aquele que assina a comunicação oficial.
( ) Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino não deve ser flexionado no gênero feminino. ( ) O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula. ( ) Em comunicações oficiais, está abolido o uso de “Digníssimo” e de “Ilustríssimo”.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.
Na identificação do signatário de uma comunicação oficial
destinada a uma pessoa do sexo feminino, dispensa-se flexão
de gênero no nome do cargo.
Disponível em: < https://softwarepublico.gov.br/social/sei/manuais/manual-do-usuario/visao-geral/#01> Acesso em: 02 nov. 2020.
O SEI apresenta diferentes tipos de documentos pré-formatados. Dentre eles, os mais usados são o ofício e despacho administrativo.
Em relação ao signatário desses gêneros textuais e excluindo as comunicações assinadas pelo Presidente da República, as comunicações oficiais devem informar:
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos “interino” e “substituto”, conforme as situações a seguir; analise-as.
I. Substituto é aquele nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância.
II. Interino é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.
III. Os termos “interino” e “substituto” devem ser utilizados depois do nome do cargo, sem hífen, sem vírgula e em minúsculo. Exemplos: Diretor-Geral interino ou Secretário-Executivo substituto.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Julgue o seguinte item de acordo com as prescrições constantes no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.
Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa
do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino,
como no seguinte exemplo: Ministra de Estado.