Questões de Concurso Comentadas sobre anorexia, bulimia, vigorexia, ortorexia em medicina

Foram encontradas 24 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479155 Medicina
Em relação à avaliação pré e pós cirurgia bariátrica da Obesidade e da Síndrome Metabólica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479151 Medicina
Em relação à atividade física na Obesidade e na Síndrome Metabólica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479150 Medicina
Em relação à nutroterapia da Obesidade e da Síndrome Metabólica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479141 Medicina
Em relação aos Distúrbios de Conduta Alimentar para Bulimia Nervosa (BN), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Traços de personalidade associados ao transtorno antissocial, limítrofe, falso e narcisista, impulsividade elevada, busca pela novidade, emotividade negativa, reação ao estresse são características da Bulimia Nervosa (BN). ( ) Erosões de esmalte dentário, intumescimento bilateral das parótidas, faringite, inflamação de esôfago, pneumonia aspirativa (Síndrome de Mallory-Weiss), sinal de Russel são características de Bulimia Nervosa (BN). ( ) Alcalose metabólica hipoclorêmica e hipocalêmia decorrente da perda de íons hidrogênio, cloro e potássio, podendo desencadear arritmias cardíacas ou lesão renal, são características de Bulimia Nervosa (BN).

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479137 Medicina
Com relação à Terapia Nutrológica Parenteral, analise os itens a seguir.

I. A Terapia de Nutrição Parenteral Periférica (TNPP) é usada em pacientes que necessitam de nutrição intravenosa por período muito curto (menos de duas semanas), necessidade calórica superior a 1800 Kcal/dia e com osmolaridade da solução entre 850 a 1500 mOsm/L, no máximo.
II. Os cateteres venosos centrais inseridos por via periférica (PICC) são empregados para o período intermediário da Nutrição Parenteral (p.ex.<30dias); devem posicionar a ponta do cateter em uma veia central, como a veia cava superior ou inferior.
III. Incluir lipídeos como fonte energética na Nutrição Parenteral reduz o risco da síndrome de realimentação. A oxidação de lipídeos na Nutrição Parenteral gera menos CO2 que a oxidação de glicose; tem como vantagem melhorar a tolerância à glicose e diminuir os níveis de insulina; facilita o balanço nitrogenado, promovendo a síntese hepática de proteínas (como a albumina).

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479136 Medicina
Com relação à Terapia Nutrológica Enteral, analise os itens a seguir.

I. São contraindicações de TNE nos pacientes com dificuldades mecânicas na progressão da dieta, seja por obstrução intestinal completa, seja em situações em que o peristaltismo estiver muito diminuído, caracterizando íleo hipodinâmico.
II. Em pacientes com fístulas nas porções proximais do intestino delgado, a extremidade distal da sonda nasal deverá estar posicionada anteriormente à fístula, minimizando as secreções de fluídos do estômago, pâncreas e bile.
III. Em pacientes subnutridos que apresentam musculatura cardíaca e respiratória diminuída, a sobrecarga de volume ou de carboidratos pode levar à insuficiência cardíaca ou respiratória.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479130 Medicina
Com relação à composição corporal, analise os itens a seguir.

I. Na subnutrição, há diminuição do componente hídrico intracelular (em proporção direta com o grau de hipotrofia das células); exceto no tecido ósseo, há predomínio de água no compartimento extracelular, em especial no interstício como ocorre no kwashiorkor. Sendo considerada subnutrição proteico-energética de 3º grau com IMC entre 16-17 Kg/m2 . II. A nível celular, a água é encontrada em dois compartimentos: na MCC (massa celular corporal) que consiste em 73% de água e 27% de sólidos; e o compartimento de líquido extracelular, que consiste em 94% de água e 6% de sólidos. III. Na perspectiva fisiológica ou clínica, o conceito de MCC (massa celular corporal) tem maior importância do que o de MLG (massa livre de gordura). A MCC é o componente da MLG com maior probabilidade de mostrar os efeitos iniciais da progressão de doenças, medicações, alterações nutricionais ou de atividade física reduzida no decorrer de um curto período.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Nutrólogo |
Q2479129 Medicina
Com relação à avaliação do estado nutricional, analise os itens a seguir.

I. Na criança com desnutrição proteico calórica (DPC) grave, que sofre de algum episódio infeccioso agudo, os sinais clínicos habituais de infecção (inflamação e febre) podem não estar presentes. II. Na avaliação do estado nutricional, a maior parte de casos de alteração do estado nutricional apresenta-se sob a forma aguda, exigindo do nutrólogo a utilização de todos os recursos disponíveis para o exame do paciente. III. Quando a subnutrição se desenvolve lentamente, como costuma ser o caso no nanismo, na emaciação moderada e no marasmo, os indivíduos se mostram melhor adaptados ao seu estado nutricional atual e apresentam um equilíbrio metabólico menos frágil do que aqueles com subnutrição mais aguda, como no kwashiorkor de início rápido.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2464624 Medicina
Doenças crônicas frequentemente levam a anemia, especialmente em adultos idosos. Quadros clínicos como infecções, doenças autoimunes (sobretudo artrite reumatoide), doenças renais e câncer causam, muito frequentemente, anemia por doença crônica. Quais as formas pelas quais a doença crônica pode causar anemia:

I - Supressão da produção de glóbulos vermelhos na medula óssea.
II - Diminuição do ciclo de vida dos glóbulos vermelhos.
II - Problemas na forma como o corpo utiliza o ferro.
IV - A supressão da produção de glóbulos vermelhos não costuma ser grave. Assim, a anemia se desenvolve lentamente e só fica evidente depois de algum tempo.
V - Quando há um problema na forma como o corpo utiliza o ferro, a medula óssea não consegue utilizar o ferro armazenado para criar novos glóbulos vermelhos.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2406869 Medicina
(A) __________ é um transtorno alimentar caracterizado pelo consumo rápido e repetido de grandes quantidades de alimentos (episódios de compulsão alimentar) seguido por tentativas de compensar o excesso de alimentos consumidos (por exemplo, ao praticar purgação, jejum ou exercício). Assinale a alternativa que melhor completa a lacuna do enunciado.
Alternativas
Q2332953 Medicina
Em tempos em que a beleza é cada vez mais exigida por uma sociedade narcisista, muitas pessoas praticam a bulimia, regimes extremos e uso abusivo de medicações para emagrecer. As complicações clínicas mais comuns, entre os pacientes com bulimia nervosa, incluem: 
Alternativas
Q2322314 Medicina
Sabe-se que na suspeita de anemia por deficiência de ferro, um hemograma completo deve ser solicitado, bem como a dosagem de ferritina. De acordo com os critérios diagnósticos da OMS, uma anemia por deficiência de ferro é considerada grave se o valor da hemoglobina for 
Alternativas
Q1948108 Medicina
Segundo Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock e Pedro Ruiz, em seu livro “Kaplan e Sadock - Compêndio de Psiquiatria, Ciência do Comportamento e Experiência Clínica - 11ª Edição, referente a anorexia nervosa encontra-se INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1948103 Medicina
Leia os tópicos a seguir e assinale a alternativa que apresenta o transtorno ao qual o texto se refere, conforme os critérios diagnósticos do DSM-5.
– Restrição da ingesta calórica em relação às necessidades, levando a um peso corporal significativamente baixo no contexto de idade, gênero, trajetória do desenvolvimento e saúde física.
– Medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com peso significativamente baixo.
– Perturbação no modo como o próprio peso são vivenciados, influência indevida do peso ou da forma corporal na autoavaliação ou ausência persistente de reconhecimento da gravidade do baixo peso corporal atual.
Alternativas
Q1759727 Medicina
O transtorno alimentar caracterizado pela utilização de técnicas prejudiciais à saúde para perda de peso é conhecido como:
Alternativas
Q1741766 Medicina

    Uma paciente de 28 anos de idade apresenta anorexia e perda progressiva de peso há aproximadamente um mês. Há duas semanas, iniciou febre, mal‐estar geral e rash malar simétrico após exposição solar. Foram realizados exames laboratoriais, que mostraram hemoglobina de 9,8 g/dL, 2.300 leucócitos/mm3, 96.000 plaquetas/mm3, Cr 1,6 mg/dL, Ur 62, velocidade de hemossedimentação (VHS) elevada e proteína C‐reativa (PCR) dentro dos limites da normalidade. O exame sumário de urina evidenciou proteinúria e cilindros hemáticos.

Com base nesse caso hipotético e nos conceitos médicos a ele associados, julgue o item.


A presença do anticorpo anti‐RNP na ausência de anti‐Sm é uma característica sorológica típica do lúpus.
Alternativas
Q1741764 Medicina

    Uma paciente de 28 anos de idade apresenta anorexia e perda progressiva de peso há aproximadamente um mês. Há duas semanas, iniciou febre, mal‐estar geral e rash malar simétrico após exposição solar. Foram realizados exames laboratoriais, que mostraram hemoglobina de 9,8 g/dL, 2.300 leucócitos/mm3, 96.000 plaquetas/mm3, Cr 1,6 mg/dL, Ur 62, velocidade de hemossedimentação (VHS) elevada e proteína C‐reativa (PCR) dentro dos limites da normalidade. O exame sumário de urina evidenciou proteinúria e cilindros hemáticos.

Com base nesse caso hipotético e nos conceitos médicos a ele associados, julgue o item.


A glomerulonefrite proliferativa difusa é a mais grave das nefrites lúpicas e pode cursar com proteinúria e hematúria.
Alternativas
Q1741760 Medicina

    Uma paciente de 28 anos de idade apresenta anorexia e perda progressiva de peso há aproximadamente um mês. Há duas semanas, iniciou febre, mal‐estar geral e rash malar simétrico após exposição solar. Foram realizados exames laboratoriais, que mostraram hemoglobina de 9,8 g/dL, 2.300 leucócitos/mm3, 96.000 plaquetas/mm3, Cr 1,6 mg/dL, Ur 62, velocidade de hemossedimentação (VHS) elevada e proteína C‐reativa (PCR) dentro dos limites da normalidade. O exame sumário de urina evidenciou proteinúria e cilindros hemáticos.

Com base nesse caso hipotético e nos conceitos médicos a ele associados, julgue o item.


O rash malar simétrico e associado à fotossensibilidade constitui uma das manifestações do lúpus cutâneo agudo.
Alternativas
Q1701658 Medicina

Transtornos alimentares são caracterizados por um comportamento alimentar extremo ou compulsivo, associando aspectos sociais, ambientais e psicobiológicos. Os transtornos alimentares podem gerar uma visão distorcida da realidade e do perfil corporal, principalmente em adolescentes e mulheres, particularmente em razão de estresse psicológico, de evitação fóbica e de padrão estético de beleza imposto pela mídia.


Considerando os transtornos alimentares, julgue o item a seguir.


A bulimia se caracteriza por uma condição de compulsão alimentar e comportamento purgativo ou laxativo, induzido para o controle do peso. 

Alternativas
Q1701657 Medicina

Transtornos alimentares são caracterizados por um comportamento alimentar extremo ou compulsivo, associando aspectos sociais, ambientais e psicobiológicos. Os transtornos alimentares podem gerar uma visão distorcida da realidade e do perfil corporal, principalmente em adolescentes e mulheres, particularmente em razão de estresse psicológico, de evitação fóbica e de padrão estético de beleza imposto pela mídia.


Considerando os transtornos alimentares, julgue o item a seguir.


Complicações percebidas em pacientes com transtornos alimentares do tipo bulimia são alterações hidroeletrolíticas, desidratação, erosão da arcada dentária, fraqueza, letargia e arritmia cardíaca. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: B
6: C
7: B
8: C
9: B
10: A
11: A
12: D
13: C
14: C
15: D
16: E
17: C
18: C
19: C
20: C