Questões de Concurso
Sobre artrite reumática em medicina
Foram encontradas 216 questões
I. O metotrexato é o medicamento antirreumático modificador de doença de escolha para o início do tratamento.
II. Os pacientes costumam apresentar queixa de dor, edema e calor em diversas articulações das mãos, pés, ombros e joelhos com rigidez matinal superior a 1h, poupando as articulações interfalangeanas distais.
III. O uso de agentes biológicos dirigidos contra citocinas e anticorpos monoclonais, isolados ou em conjunto com metotrexato, não mostrou benefício em reduzir a velocidade de progressão das lesões radiográficas, reduzindo apenas a intensidade dos sintomas.
Quais estão CORRETAS?
Em avaliação de paciente feminina, 32 anos, com diagnóstico recente de lúpus eritematoso sistêmico (SLEDAI=16), apresentando artrite, serosite e nefrite classe IV, observa-se: C3=42mg/dL (VR>90), antiDNA=1:640, FAN 1:1280 padrão nuclear homogêneo, anti-Sm positivo, proteinúria=3,8g/24h. No seguimento, evolui com:
• Lesões cutâneas bolhosas disseminadas; • Histopatologia: depósito linear de IgG na zona da membrana basal; • Imunofluorescência direta: padrão granular de IgG e C3.
Esta apresentação indica:
Julgue o item que se segue.
Em um determinado plantão, uma mulher de 55 anos,
apresentando sintomas agudos de artrite reumatoide,
incluindo dor, inchaço e rigidez nas articulações das
mãos e dos pés, chega ao posto de saúde e relata
dificuldade para realizar tarefas simples, como segurar
objetos e caminhar. Após a correta análise de exames, é
diagnosticada a artrite rematoide. Nessa situação, o
médico deve começar o tratamento com medicamentos
modificadores do curso da doença (DMARDs), como
metotrexato, hidroxicloroquina ou sulfassalazina, para
controlar a inflamação e retardar a progressão da
doença.
Julgue o item que se segue.
O tratamento medicamentoso de Artrite Reumatoide
inclui o uso de anti-inflamatórios esteroidais (AIE),
glicocorticoides, imunossupressores e medicamentos
modificadores do curso da doença (MMCD) – sintéticos e
biológicos.
I - O tratamento não incluir exercícios e talas, somente medicamentos (medicamentos antiinflamatórios não esteroides, medicamentos antirreumáticos modificadores da doença e imunossupressores) e, nunca a cirurgia.
II - O diagnóstico baseia-se principalmente nos sintomas, mas também em exames de sangue para fator reumatoide e para antipeptídeo citrulinado cíclico (anti‑CCP) e em radiografias.
III - As articulações (normalmente as pequenas articulações dos membros) tornamse dolorosas e têm rigidez que persiste por mais de 60 minutos ao despertar e após inatividade.
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune, que pode cursar, além de dor articular, com complicações sistêmicas, e implicar no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes.
Ao atender um caso suspeito de artrite reumatoide, o médico
clínico geral deve ter conhecimentos suficientes sobre os
sinais e sintomas da doença e saber diagnosticar e tratar de
forma correta pois, quanto antes se iniciar a terapêutica
adequada, menos complicações e menos impacto no
prognóstico o paciente terá. Sobre diagnóstico e/ou
tratamento, tem-se que:
Qual manifestação mucocutânea, entre as relacionadas a seguir, melhor caracteriza uma artrite reativa?
O DAS28 é um dos Índices compostos da atividade de doença utilizados em artrite reumatoide, proposto a partir do DAS (Disease Activity Score), que utiliza a contagem de 28 articulações (edemaciadas ou dolorosas), avaliação global da saúde e uso de um marcador de atividade inflamatória (Proteína C Reativa ou Velocidade de Hemossedimentação). Em relação ao estado de atividade de doença da artrite reumatoide, um paciente com DAS28 de 3,6 está em:
A artrite reumatóide (AR) é uma das doenças reumatológicas mais comuns e presente na rotina dos reumatologistas. Acomete pacientes por todo o mundo e sua análise epidemiológica muitas vezes é dificultada pela carência de estudos populacionais e variações de critérios diagnósticos aplicados. Em relação à artrite reumatoide (AR), assinale a alternativa correta.
Na artropatia do ombro por artrite reumatoide, é comum encontrarmos