Questões de Concurso Sobre coma em medicina

Foram encontradas 75 questões

Q3125462 Medicina
Em relação aos sinais e aos sintomas no coma, de acordo com a localização da lesão, assinale a associação correta.
Alternativas
Q3051555 Medicina
Paciente vítima de trauma apresenta-se com abertura ocular ausente, assim como sem resposta verbal. Do ponto de vista motor, há uma extensão anormal. Ele ainda possui reação bilateral ao estímulo. Segundo a escala de coma de Glasgow, sua pontuação é de:
Alternativas
Q2574635 Medicina

Julgue o item subsequente.


Com base na Escala de Glasgow (1974) que vai de 3 a 15 e se baseia em um esquema de estímulo e resposta, temse que de 15 a 12 o indivíduo está normal e consciente. De 11 a 7 o estado é de coma intermediário e de 6 até 3 o coma é profundo. Neste último nível existem grandes probabilidades morte cerebral ou então de persistência do estado vegetativo.

Alternativas
Q2570670 Medicina
Um usuário de 65 anos, em visita ao Tribunal de Contas apresenta um mal-estar súbito. Ao exame clínico - escala de Coma de Glasgow 4.
Assinale a opção que indica os parâmetros clínicos condizentes com esta pontuação.
Alternativas
Q2484765 Medicina
O coma é a ausência completa de despertar e de conteúdo da consciência. Para ser diferenciado dos quadros de síncope ou concussão, o quadro de coma deve persistir por mais de: 
Alternativas
Q2484761 Medicina
Um paciente, vítima de politrauma, na avaliação neurológica, apresentou abertura ocular ausente, sons incompreensíveis, flexão normal.Apontuação na escala de coma de Glasgow é igual a
Alternativas
Q2437794 Medicina

Um médico está de plantão na emergência do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) e recebeu um paciente inconsciente, vítima de colisão moto contra moto, que ocorreu na porta do hospital. Ao chegar, foi contatado que a vítima apresenta abertura ocular aos estímulos dolorosos, palavras inapropriadas e está sem resposta motora. Com base nessas informações, qual a pontuação na escala de coma de Glasgow desse paciente?

Alternativas
Q2415755 Medicina
Qual a pontuação na escala de coma de Glasgow para uma criança de cinco anos que diz palavras inapropriadas, apresenta abertura palpebral à dor e faz extensão em resposta à dor?
Alternativas
Q2388243 Medicina
C.L.M., 42 anos, vítima de acidente automobilístico colisão moto-carro (sem utilização de capacete), está com traumatismo craniano. Na aplicação da escala de Glasgow, o paciente apresentou abertura ocular sem resposta, respostas verbais inapropriadas e desconexas, resposta motora extensora anormal. Nesse caso, o escore na escala de coma de Glasgow é igual a 
Alternativas
Q2342036 Medicina
Qual é o primeiro passo na avaliação de um paciente em coma?
Alternativas
Q2270037 Medicina
Um paciente internado em unidade de terapia intensiva devido a Traumatismo Crânio Encefálico, evolui com rebaixamento do nível de consciência. O paciente apresenta abertura ocular aos estímulos dolorosos, localiza dor e não tem resposta verbal. Marque a opção abaixo que apresenta a pontuação na escala de coma de Glasgow.
Alternativas
Q2269851 Medicina
A criança de 10 anos foi levada a emergência com rebaixamento do nível de consciência, vômitos incoercíveis e cefaléia. Ao exame encontrava-se hemiparético a esquerda com petéquias em face e membros inferiores, Glasgow 3, bradicardico, hipertenso e anisocórico. Exames laboratoriais com 2 mil plaquetas, hemoglobina: 5 mg/dL, 400 mil leucócitos com 85% de linfócitos e 10% de blastos. A paciente foi internada em UTI pediátrica, intubada, recebeu suporte hemodinâmico, de hemoderivados e cuidados intensivos neurológicos. Tomografia de crânio com hemorragia parenquimatosa a direita com desvio de 6 cm de linha média. Após 24h da internação evoluiu com coma arreflexo. Foram desligadas as sedações e após o tempo adequado, realizada a abertura do protocolo de morte encefálica. O protocolo foi finalizado com o segundo exame clínico constatando a morte encefálica. Os aparelhos foram desligados algumas horas depois. A partir desse contexto, marque o que o Ministério da Saúde recomenda para o preenchimento da declaração de óbito dessa paciente. 
Alternativas
Q2222646 Medicina
Pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico são tradicionalmente avaliados no atendimento inicial (etapa Disability) de acordo com a escala de coma de Glasgow e pela análise das pupilas. Recentemente, tem sido empregado um método não invasivo para identificação precoce de aumento da pressão intracraniana, especialmente nos pacientes que não têm condições clínicas de serem transportados ao serviço de radiologia.
Esse método é o(a)
Alternativas
Q2127117 Medicina
Leia o texto abaixo e responda a questão abaixo.

D. Joaquina, 70 anos, com diagnóstico de infecção urinária em uso de antibiótico, é trazida para o PA devido a sonolência excessiva. Na ocasião, foram realizados SSVV: PA109/64 mmHg; FC 60 bpm; FR 18 irpm; SpO2: 96% aa; como também exames laboratoriais: HB 12,0; LEUCO 11.200; BASTÕES 5; PQT 260.000; PCR 24; UR 55; CR 1,2; TGO 20; TGP 22; NA 128; K 3,2; MG 2,0. Dr. Jairo, médico plantonista, ao avaliar os exames, comparou-os com outros trazidos pelos familiares (realizados três dias antes) e evidenciou melhora dos leucócitos e desvio à esquerda. 
Foi iniciada a reposição do íon de D. Joaquina, mas ela evoluiu com tetraparesia e rebaixamento do nível de consciência, tendo que ser intubada às pressas e enviada à UTI. O que pode ter ocorrido com D. Joaquina? 
Alternativas
Q2104292 Medicina
Acidentado de motocicleta com traumatismo cranioencefálico (TCE) dá entrada no IJF e exibe os seguintes resultados na avaliação neurológica: abre os olhos aos estímulos dolorosos, apresenta flexão anormal de membros superiores e não apresenta reposta verbal a nenhum tipo de estímulo. Qual a contagem de pontos na escala de coma de Glasgow desse paciente?
Alternativas
Q2104280 Medicina
Nesta pandemia de COVID-19, alguns pacientes evoluíram para estado grave, formando pulmão de SARA, necessitando de intubação orotraqueal (IOT) e ventilação mecânica (VM). Sobre IOT e VM, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(__) É indicado IOT para paciente dessaturando com suporte de ventilação não invasiva e para pacientes com escala de coma de Glasgow menor ou igual a 8. (__) Transecção de traqueia é contraindicação absoluta para IOT. (__) Grau IV da classificação de Mallampati é indicativo de dificuldade para intubação. (__) Instabilidade hemodinâmica é indicativo de IOT e VM. (__) Barotrauma é umas das complicações da ventilação mecânica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2104257 Medicina
Paciente de 80 anos encontra-se internado por AVC isquêmico há 1 mês. Desde então está em ventilação mecânica, e já passou por 3 diferentes esquemas antimicrobianos de largo espectro. Inicia quadro de diarreia pastosa, sem sangue, que não respondeu às alterações dietéticas. A opção que define corretamente um exame diagnóstico e uma opção terapêutica de escolha é:
Alternativas
Q2104235 Medicina
Motociclista sem capacete sofre acidente automobilístico e é levado à emergência do IJF. Ao exame físico: abria os olhos ao ser chamado, balbuciava palavras incompreensíveis e reagia localizando a dor. Segundo a escala de coma de Glasgow, no momento da avaliação, qual a classificação desse paciente?
Alternativas
Q2104216 Medicina
Segundo o protocolo de Morte Encefálica (ME) atualmente vigente no Brasil, assinale V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta.
(__) Pelo menos um dos médicos que atesta a ME deve ser neurologista ou neurocirurgião.
(__) O intervalo mínimo entre os dois exames clínicos deve ser de 6h.
(__) No segundo exame clínico, é necessário repetir o teste de apneia, quando o resultado do primeiro teste for positivo.
(__) A administração de fenobarbital, mesmo em doses terapêuticas usuais, não impede a determinação de ME.
(__) A hipernatremia grave refratária ao tratamento não inviabiliza a determinação de ME, exceto quando é a única causa do coma.
Alternativas
Q2104214 Medicina
Qual dos exames NÃO é aceito para complementar o diagnóstico de morte encefálica?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: B
6: A
7: D
8: D
9: C
10: D
11: D
12: C
13: C
14: D
15: B
16: A
17: C
18: B
19: A
20: B