Questões de Concurso Sobre coma em medicina

Foram encontradas 79 questões

Q3283194 Medicina
Sobre a morte cerebral, assinale a alternativa que caracteriza corretamente o Sinal de Lázaro:
Alternativas
Q3283191 Medicina
O diagnóstico de morte encefálica (ME) é um processo rigoroso e que exige o cumprimento de protocolos específicos. O teste de apneia é uma etapa fundamental nesse processo. De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a execução e interpretação do teste de apneia na determinação de ME, analise as seguintes afirmações indicando a correta:
Alternativas
Q3279375 Medicina
Paciente masculino, 61 anos, foi admitido no pronto-socorro com quadro de dor torácica de forte intensidade, com 6 horas de evolução, do tipo facada, irradiada para região interescapular, sem fator de alívio. Tinha história prévia de hipertensão arterial sistêmica sem controle adequado, dislipidemia e obesidade; tabagista: 40 maços/ano. Ao exame físico admissional, apresentava-se em estado geral regular, com pressão arterial (PA) 180 × 120 mmHg, frequência cardíaca de 90 bpm, eupneico, ausculta pulmonar sem alterações, abdome globoso sem massa pulsátil, membro inferior direito com todos os pulsos palpáveis, membro inferior esquerdo com pulso femoral diminuído, demais pulsos ausentes, porém com membro compensado e boa perfusão.
Sobre o caso acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3277201 Medicina

Após reversão da PCR, a presença de alguns sinais está relacionada ao prognóstico a seguir:


I. Reflexos oculares ausentes após 24 horas do evento.

II. Decerebração ou ausência de resposta motora à dor (Glasgow motor < 2).

III. Padrão de sofrimento cortical difuso grave por mais de 24‑72 horas após o evento.

IV. ETCO2 abaixo de 10 mmHg.


Após 24 a 72 horas do evento, estão correlacionados a um pior prognóstico neurológico os itens

Alternativas
Q3223174 Medicina
Um jovem é admitido na sala de emergência. Na avaliação do nível de consciência foi utilizada a escala de coma de Glasgow. A avaliação da abertura ocular foi pontuada com 4 pontos.

Nesse caso, a resposta observada foi
Alternativas
Q3258731 Medicina
Paciente, vítima de traumatismo cranioencefálico, dá entrada em hospital e, ao ser submetido ao exame físico, tem abertura ocular ao estímulo doloroso, emite palavras inapropriadas e localiza estímulo álgico.

Assinale a alternativa que apresenta a pontuação na Escala de Coma de Glasgow. 
Alternativas
Q3258730 Medicina
Paciente motociclista, 32 anos de idade, previamente hígido, vítima de acidente de carro versus moto, dá entrada em pronto atendimento apresentando fratura em protocolo de trauma com vias aéreas pérvias, respirando com máscara não reinalante; ausculta com murmúrio vesicular simétrico bilateralmente; frequência cardíaca 120 bpm; pressão arterial 90x60 mm Hg; diminuição da pressão de pulso; frequência respiratória de 26 incursões por minuto; débito urinário menor que 20 – 30 mL/hora; e Escala de Coma de Glasgow de 13.

Acerca do caso hipotético e dos sinais e sintomas de choque hemorrágico/hemorragia por classe, assinale a alternativa que apresenta a classe e o percentual de sangue de perda do volume sanguíneo, respectivamente.
Alternativas
Q3125462 Medicina
Em relação aos sinais e aos sintomas no coma, de acordo com a localização da lesão, assinale a associação correta.
Alternativas
Q3051555 Medicina
Paciente vítima de trauma apresenta-se com abertura ocular ausente, assim como sem resposta verbal. Do ponto de vista motor, há uma extensão anormal. Ele ainda possui reação bilateral ao estímulo. Segundo a escala de coma de Glasgow, sua pontuação é de:
Alternativas
Q2574635 Medicina

Julgue o item subsequente.


Com base na Escala de Glasgow (1974) que vai de 3 a 15 e se baseia em um esquema de estímulo e resposta, temse que de 15 a 12 o indivíduo está normal e consciente. De 11 a 7 o estado é de coma intermediário e de 6 até 3 o coma é profundo. Neste último nível existem grandes probabilidades morte cerebral ou então de persistência do estado vegetativo.

Alternativas
Q2570670 Medicina
Um usuário de 65 anos, em visita ao Tribunal de Contas apresenta um mal-estar súbito. Ao exame clínico - escala de Coma de Glasgow 4.
Assinale a opção que indica os parâmetros clínicos condizentes com esta pontuação.
Alternativas
Q2484765 Medicina
O coma é a ausência completa de despertar e de conteúdo da consciência. Para ser diferenciado dos quadros de síncope ou concussão, o quadro de coma deve persistir por mais de: 
Alternativas
Q2484761 Medicina
Um paciente, vítima de politrauma, na avaliação neurológica, apresentou abertura ocular ausente, sons incompreensíveis, flexão normal.Apontuação na escala de coma de Glasgow é igual a
Alternativas
Q2415755 Medicina
Qual a pontuação na escala de coma de Glasgow para uma criança de cinco anos que diz palavras inapropriadas, apresenta abertura palpebral à dor e faz extensão em resposta à dor?
Alternativas
Q2388243 Medicina
C.L.M., 42 anos, vítima de acidente automobilístico colisão moto-carro (sem utilização de capacete), está com traumatismo craniano. Na aplicação da escala de Glasgow, o paciente apresentou abertura ocular sem resposta, respostas verbais inapropriadas e desconexas, resposta motora extensora anormal. Nesse caso, o escore na escala de coma de Glasgow é igual a 
Alternativas
Q2437794 Medicina

Um médico está de plantão na emergência do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) e recebeu um paciente inconsciente, vítima de colisão moto contra moto, que ocorreu na porta do hospital. Ao chegar, foi contatado que a vítima apresenta abertura ocular aos estímulos dolorosos, palavras inapropriadas e está sem resposta motora. Com base nessas informações, qual a pontuação na escala de coma de Glasgow desse paciente?

Alternativas
Q2342036 Medicina
Qual é o primeiro passo na avaliação de um paciente em coma?
Alternativas
Q2270037 Medicina
Um paciente internado em unidade de terapia intensiva devido a Traumatismo Crânio Encefálico, evolui com rebaixamento do nível de consciência. O paciente apresenta abertura ocular aos estímulos dolorosos, localiza dor e não tem resposta verbal. Marque a opção abaixo que apresenta a pontuação na escala de coma de Glasgow.
Alternativas
Q2269851 Medicina
A criança de 10 anos foi levada a emergência com rebaixamento do nível de consciência, vômitos incoercíveis e cefaléia. Ao exame encontrava-se hemiparético a esquerda com petéquias em face e membros inferiores, Glasgow 3, bradicardico, hipertenso e anisocórico. Exames laboratoriais com 2 mil plaquetas, hemoglobina: 5 mg/dL, 400 mil leucócitos com 85% de linfócitos e 10% de blastos. A paciente foi internada em UTI pediátrica, intubada, recebeu suporte hemodinâmico, de hemoderivados e cuidados intensivos neurológicos. Tomografia de crânio com hemorragia parenquimatosa a direita com desvio de 6 cm de linha média. Após 24h da internação evoluiu com coma arreflexo. Foram desligadas as sedações e após o tempo adequado, realizada a abertura do protocolo de morte encefálica. O protocolo foi finalizado com o segundo exame clínico constatando a morte encefálica. Os aparelhos foram desligados algumas horas depois. A partir desse contexto, marque o que o Ministério da Saúde recomenda para o preenchimento da declaração de óbito dessa paciente. 
Alternativas
Q2222646 Medicina
Pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico são tradicionalmente avaliados no atendimento inicial (etapa Disability) de acordo com a escala de coma de Glasgow e pela análise das pupilas. Recentemente, tem sido empregado um método não invasivo para identificação precoce de aumento da pressão intracraniana, especialmente nos pacientes que não têm condições clínicas de serem transportados ao serviço de radiologia.
Esse método é o(a)
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: C
5: D
6: A
7: A
8: C
9: B
10: C
11: E
12: B
13: A
14: D
15: C
16: D
17: D
18: D
19: C
20: C