Questões de Concurso Comentadas sobre gastroenterologia em medicina

Foram encontradas 2.215 questões

Q3169337 Medicina

Acerca de doenças gastrintestinais e hepáticas, julgue o item a seguir.  


Em relação aos marcadores sorológicos da hepatite viral B, depois do desaparecimento do HBsAg, o anticorpo para o HBsAg (anti-HBs) torna-se detectável no soro e assim continua, indefinidamente. 

Alternativas
Q3162819 Medicina
A respeito da abordagem do paciente com distúrbios gastrintestinais funcionais, como a síndrome do cólon irritável (SCI), podemos afirmar:
Alternativas
Q3165025 Medicina
Paciente com história de doença de Crohn apresenta dor abdominal intensa, febre e sinais de peritonite. Qual é a complicação mais provável?
Alternativas
Q3165023 Medicina
Paciente com dor súbita e intensa no epigástrio, acompanhada de rigidez abdominal. A tomografia revela ar livre na cavidade abdominal. Qual é a causa mais provável?
Alternativas
Q3165021 Medicina
Paciente apresenta dor intensa no quadrante inferior esquerdo do abdome e febre. A tomografia revela inflamação do cólon sigmoide. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3148783 Medicina
Mulher, 40 anos, com hepatite B crônica em uso de entecavir, desenvolve fadiga intensa e aumento da bilirrubina. Exames laboratoriais revelam aumento significativo das transaminases e carga viral indetectável. Qual a causa mais provável da alteração clínica e laboratorial?
Alternativas
Q3148252 Medicina
Em um exame ultrassonográfico, a presença de coleções líquidas no espaço peritoneal pode ser identificada. Qual dos seguintes achados ultrassonográficos é típico de uma coleção peritoneal?
Alternativas
Q3148249 Medicina

Em um congresso sobre imagem médica, foi discutido o uso de diferentes equipamentos de ultrassonografia e sua evolução tecnológica. Considere os itens abaixo sobre equipamentos de ultrassonografia:



I - : Este tipo de transdutor é utilizado em exames abdominais, proporcionando uma visão ampla e profunda das estruturas internas. Ele é conhecido por sua capacidade de penetrar em tecidos mais profundos, o que o torna ideal para o diagnóstico de órgãos como fígado, rim e pâncreas.


II - : Este transdutor é utilizado em exames ginecológicos e obstétricos, sendo inserido diretamente na cavidade vaginal para obter imagens detalhadas do útero e dos ovários, proporcionando maior clareza em comparação com os transdutores abdominais.



Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens: 

Alternativas
Q3141281 Medicina
Um paciente de 65 anos apresenta úlcera péptica gástrica com sangramento ativo, estável hemodinamicamente. Qual o procedimento de primeira escolha para o controle do sangramento?
Alternativas
Q3141278 Medicina
Um paciente do sexo masculino, 62 anos, apresenta um tumor gástrico avançado (T4N3M1), com metástases hepáticas. Após avaliação cuidadosa, o cirurgião propõe uma gastrectomia total com linfadenectomia D2 e quimioterapia adjuvante. Qual o tipo histológico mais frequente de câncer gástrico e qual o tratamento quimioterápico adjuvante padrão?
Alternativas
Q3141097 Medicina
 A esquistossomose mansoni é uma infecção parasitária causada pelo Schistosoma mansoni, prevalente em regiões tropicais e subtropicais. O tratamento medicamentoso é essencial para interromper o ciclo de transmissão, reduzir a carga parasitária e prevenir complicações graves, como a fibrose hepática. Acerca do tratamento medicamentoso da esquistossomose mansoni, assinale o item correto.
Alternativas
Q3130439 Medicina
Sobre gastrectomia total no adenocarcinoma gástrico é correto afirmar:
Alternativas
Q3130273 Medicina
Em relação ao tratamento cirúrgico de metástase hepática por câncer colorretal pode-se afirmar: 
Alternativas
Q3130262 Medicina
Quanto ao tratamento da acalasia esofágica idiopática, qual tem melhor resultado a longo prazo: 
Alternativas
Q3126591 Medicina
A complicação macrovascular mais frequente na evolução do hepato carcionoma é o(a)  
Alternativas
Q3126584 Medicina
Na cirrose hepática com hipertensão portal descompensada com ascite, deve‑se evitar o uso de furosemide por via parenteral, devido ao risco de desencadear  
Alternativas
Q3126571 Medicina
A causa mais frequente de enterorragia em grande quantidade é
Alternativas
Q3125096 Medicina
Em relação à colecistite aguda, julgue os itens a seguir.

I É fundamental que o antibiótico tenha excreção biliar, sendo que o esquema inicial deve consistir em um único agente como a cefoxitina.
II Os achados ao ultrassom de espessamento da parede vesicular, lama biliar, líquido perivesicular, distensão biliar e hipersensibilidade ecográfica local são patognomônicos de colecistite aguda.
III A colecistite aguda acalculosa ocorre mais frequentemente em pacientes que estão gravemente enfermos, com traumatismos, queimaduras, sepse, neoplasias, recebendo nutrição parenteral total e transfusões de sangue.
IV Se o paciente respirar, profundamente, durante a palpação profunda da área subcostal, ele sentirá uma dor aguda que o obrigará a interromper a inspiração, caracterizando sinal de Murphy.
V As elevações discretas dos níveis séricos de bilirrubinas, fosfatase alcalina e das aminotransferases são frequentes e atribuídas à inflamação do parênquima hepático e ou ductos biliares.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3124995 Medicina
        Paciente no primeiro pós‑operatório de transplante hepático apresenta elevação das transaminases, coagulopatia e acidose metabólica.
Com base nessa situação hipotética, a conduta para o diagnóstico deve ser 
Alternativas
Q3124978 Medicina
A respeito da síndrome compartimental abdominal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: A
5: A
6: D
7: B
8: C
9: D
10: D
11: A
12: B
13: C
14: C
15: B
16: C
17: D
18: D
19: A
20: A