Questões de Concurso Sobre genética médica em medicina

Foram encontradas 566 questões

Q3087033 Medicina
Dentre as causas de alta estatura secundária está:
Alternativas
Q3087029 Medicina
Dois irmãos, adolescentes gemelares, vão à consulta no ambulatório e questionam o porquê das alturas tão diferentes. A adolescente Maria, de 18 anos, está com 1.62 cm e o seu irmão, de 18 anos, está com 1.75 cm. Em relação aos pais, a mãe tem 1.57 cm e o pai 1.80 cm.
Neste caso, podemos afirmar que:
Alternativas
Q3085092 Medicina
Leia as afirmativas abaixo sobre o Código de Ética Médica e marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) O médico deve se abster de exercer sua profissão em situações nas quais suas condições físicas ou mentais sejam comprometidas.
( ) É permitida a realização de publicidade médica que contenha a promessa de resultados garantidos.
( ) O sigilo médico pode ser quebrado em situações que envolvam risco à saúde pública.
( ) A aceitação de presentes de pacientes, em qualquer situação, configura infração ética.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2024 - IF-TO - Médico |
Q3069518 Medicina
José, 34 anos, é lavrador e mora na zona rural, e precisou ser encaminhado hoje para um hospital mais próximo. Há cerca de 4 horas atrás, Ele estava trabalhando no pasto da fazenda onde mora, quando uma cobra picou o seu tornozelo esquerdo, porém ele não identificou a cobra. O Paciente relata que após a picada, Ele evoluiu com pequeno sangramento no local, edema em todo o membro inferior esquerdo, e dor muito intensa no local atingido. Não teve nenhum outro sinal e/ou sintomas. Que soro antiofídico esse Paciente deverá receber no Hospital?
Alternativas
Q3033789 Medicina
Paciente do sexo masculino com 15 anos de idade atendido no pronto-socorro com quadro de hemartrose importante no tornozelo direito após tropeço na calçada de casa. A mãe informa que, desde a infância, sempre apresentou equimoses grandes nos membros após pequenos traumas. Realizados hemograma, com plaquetas normais, e coagulograma, que identificou atividade de coagulação em 30% do normal.

Posteriormente à realização dos exames, a mãe informou histórico familiar de doença genética nos homens da família materna.

De acordo com essas informações, o diagnóstico mais provável para o caso acima é:
Alternativas
Q3030362 Medicina
A base etiológica da AR envolve mecanismos autoimunes, ou seja, uma resposta imune disfuncional devido à presença de autoantígenos. Qual gene está diretamente envolvido com a presença de polimorfismos que codificam uma sequência de aminoácidos conhecida como "epítopo compartilhado"? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Médico/Área Clinica |
Q3029204 Medicina
A hipercolesterolemia familiar é uma doença hereditária genética, definida pela presença de níveis muito elevados de LDL-C e, consequentemente, aumenta o risco de desenvolvimento precoce de doença aterosclerótica, principalmente de evento coronariano. Todavia, a despeito de sua gravidade, é uma condição clínica que persiste subdiagnosticada e subtratada. Indivíduos adultos com valores de CT ≥ 310 mg/dL ou crianças e adolescentes ≥ 230 mg/dL devem ser avaliados para essa possibilidade. Existem vários escores clínicos utilizados para estabelecer os critérios de diagnóstico dessa doença, segundo o Dutch Lipid Clinic Network. Qual dos achados abaixo relacionados tem maior peso para o diagnóstico? 
Alternativas
Q3011609 Medicina
É uma doença hereditária que causa movimentos aleatórios involuntários, como um fluxo, os quais não é possível suprimir (chamados coreia ). Às vezes, um músculo ou um grupo muscular entra em espasmo (chamados espasmos mioclônicos). A doença progride para movimentos involuntários mais pronunciados (às vezes movimentos de contorção, chamados atetose), deterioração mental e morte.

A informação refere-se à:
Alternativas
Q3011605 Medicina
As síndromes hereditárias de febres periódicas são um subconjunto das doenças autoinflamatórias hereditárias caracterizadas por febre recorrente e outros sintomas que não são explicados por outras causas.
Sobre a Síndrome de hiper-IgD, é CORRETO afirmar que:

I. É uma disfunção autossômica recessiva rara, com crises de febre e calafrios que começam no primeiro mês de vida.

II. Os episódios geralmente duram 4 a 6 dias e podem ser desencadeados por estresse fisiológico, como vacinação ou pequenos traumas.

III. O diagnóstico é principalmente clínico e inclui níveis séricos de IgD e, possivelmente, exame genético.

IV. Os ataques podem ser evitados com inibidores da interleucina-1 (anacinra ou canakinumabe). Os sintomas podem ser tratados com AINEs, corticoides e anacinra.


Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2907996 Medicina

Acerca da genética de populações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2907995 Medicina

O cariótipo que não afeta o fenótipo da pessoa portadora é o

Alternativas
Q2907994 Medicina

O cariótipo mais frequentemente encontrado em recém-nascido com síndrome de Down é o

Alternativas
Q2907992 Medicina

A surdez congênita afeta aproximadamente um em cada mil recém-nascidos. A identificação precoce dessa condição, por meio do teste de emissões otoacústicas evocadas, é importante para o prognóstico da criança e para o aconselhamento genético da família. Assinale a alternativa correta acerca da surdez.

Alternativas
Q2907990 Medicina

A não-disjunção meiótica é o mecanismo de mutação mais comum na espécie humana. É responsável pela ocorrência de anormalidades cromossômicas em grande parte das gravidezes reconhecidas. A não-disjunção de cromossomos autossomos ocorre com

Alternativas
Q2907988 Medicina

Lactente internado com hipoglicemia, arritmia cardíaca, elevação de enzimas aminotransferases, desidrogenase lática, creatinofosfoquinase total e principalmente a fração MB (cardíaca), bem como os valores de triglicerídeos e ácido úrico. A triagem para erros inatos do metabolismo mostrou elevação de fração específica de acilcarnitinas. Com base nesses dados, a hipótese diagnóstica adequada para o caso em estudo é

Alternativas
Q2907987 Medicina

Recém-nascido do sexo masculino a termo, sem intercorrências perinatais, iniciou crises convulsivas após introdução da amamentação. Na história familiar, havia relato de neonatos do sexo masculino que foram a óbito na primeira semana de vida. A gasometria mostrou alcalose respiratória, hiperamonemia, sem alteração da glicemia. Com base nessa situação, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica adequadas.

Alternativas
Q2907986 Medicina

Considere um recém-nascido do sexo feminino, com deficiência de crescimento, macrocefalia, face achatada, malformação cerebral, palato fendido, arqueamento anterior da tíbia com dimple cutâneo sobre a face convexa, fíbula curta, leve arqueamento do fêmur e tíbia, deslocamento do quadril, pés tortos equinovaros, caixa torácica pequena, cujo estudo citogenético revelou cariótipo 46,XY. Nesse caso, a explicação mais provável para esses achados é

Alternativas
Q2907983 Medicina

Em relação às hemoglobinopatias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2907982 Medicina

O diagnóstico pré-natal pode tranquilizar e reduzir a ansiedade dos pais, especialmente em casos de alto risco. Os testes pré-natais podem ser invasivos como a amniocentese e a punção de volosidades coriônicas; e não invasivos, como a ultrassonografia. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.

Alternativas
Q2907981 Medicina

Assinale a alternativa que apresenta a síndrome de craniossinostose que tem herança autossômica recessiva.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: E
5: E
6: D
7: E
8: A
9: B
10: A
11: D
12: C
13: A
14: C
15: D
16: A
17: D
18: E
19: B
20: D