Questões de Concurso
Sobre hematologia na patologia clínica em medicina
Foram encontradas 243 questões
• Hemoglobina: 10 g/dL
• Leucócitos: 18.000/mm³
• Lactato: 6 mmol/L
• Proteína C reativa: 200 mg/L
• Creatinina: 1,8 mg/dL (valor de base: 1,2 mg/dL)
A gasometria arterial mostra:
• pH: 7,30
• PaCO2: 30 mmHg
• HCO3-: 15 mmol/L
• PaO2: 80 mmHg
• SaO2: 94%
Considerando os conceitos de delivery of oxygen (DO2) e oxygen consumption (VO2), qual é a definição mais apropriada de choque circulatório nesse paciente?
Indique o provável diagnóstico e exames complementares que devem ser realizados.
( ) Os níveis de CT refletem a soma de colesterol de suas frações: lipoproteína de densidade alta (HDL), lipoproteína de densidade intermediária (IDL), lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) e lipoproteína de densidade baixa (LDL).
( ) O aumento de triglicerídeos (TG) reflete o aumento do volume de partículas ricas em TG, como VLDL, IDL e quilomícrons.
( ) O LDL colesterol pode ser calculado pela fórmula de Friedewald ou diretamente mensurado. Em pacientes com hipertrigliceridemia (TG superiores a 400 mg/dL), a equação é mais precisa.
( ) É recomendado que a determinação do perfil lipídico seja realizada após 6-8 horas de jejum em indivíduos com dieta habitual e peso estável por pelo menos uma semana.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Em relação ao quadro clínico acima, julgue o item.
O paciente em questão tem glicemia de jejum e hemoglobina glicada A1C dentro dos limites para quadro clínico e idade, não sendo necessário ajuste da terapêutica em curso.
Nos quadros de anemias hemolíticas pode ocorrer policromasia, a qual pode ser definida pela presença de eritrócitos jovens com DNA citoplasmático que se coram azulados.
Nas anemias megaloblásticas, talassemias e na esplenomegalia, pode haver presença de dacriócitos, que são eritrócitos em forma de lágrima, formados provavelmente pelo retardo da saída da medula óssea.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue o item a seguir.
Com base na antropometria, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define desnutrição grave como circunferência do braço inferior a 11,5 cm, escore Z de peso para estatura inferior ‒3, ou pela presença de edema nos pés bilateral em crianças com kwashiorkor.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue o item a seguir.
Na desnutrição ocorrem várias alterações hormonais, como diminuição nos níveis de glicose e aminoácidos; com isso, ocorre diminuição da insulina sérica e aumento do glucagon e da adrenalina, há também diminuição do cortisol e do hormônio do crescimento.
O desenvolvimento de deficiência de ferro é consequência de uma interação de três fatores de risco distintos: aumento das necessidades de hospedeiro, fornecimento limitado e aumento da perda de sangue. Com relação à deficiência de ferro, julgue o item a seguir.
A doença celíaca é uma causa de refratariedade à terapia oral
com ferro.
1.(__) A leucopenia é caracterizada por um aumento significativo no número de leucócitos.
2.(__) A policitemia é uma condição onde há um aumento na concentração de hemoglobina e no número de hemácias.
3.(__) As anemias ferroprivas são comumente tratadas com suplementação de ferro.
A sequência CORRETA é:
Sobre doenças do sangue, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Leia o caso a seguir.
Paciente jovem, sexo feminino, assintomática; procurou hemocentro para doação de sangue e, nesse processo, foi diagnosticada como caso suspeito de hepatite C. Na ocasião, não procurou atendimento médico. Hoje, 6 meses após a suspeita clínica, compareceu à unidade básica de saúde e foi atendida por clínico geral.
O médico fez algumas orientações, compartilhou
informações e tomou algumas condutas com relação à
hepatite C:
Homem, 32 anos, hígido, há dois dias, vem apresentando forte dor abdominal, associada à febre e mialgia com piora significativa nas últimas 24 horas. Acompanhante refere que o paciente há dez dias teve contato com água de esgoto após inundações no bairro onde reside; ao exame paciente se encontra sonolento, ictérico, desidratado. Ausculta respiratória com roncos difusos. Dor abdominal difusa, com fígado palpável a 2 cm do rebordo costal, com descompressão brusca negativa. Dor à palpação de panturrilhas bilateralmente. Sinais vitais: PA 100 x 60 mmHg; FC 110 bpm; FR 24 ipm; temperatura axilar 39,2° C. Saturação de Oxigênio de 90% em ar ambiente. Tempo de enchimento capilar de 5 segundos. Exames laboratoriais: Hb 9,5 g/dL; Ht 40%; Leucócitos 21.950; Neutrófilos 16500; Plaquetas 130.000; Cr 2,0 Ureia 90 mg/dL; K 2,9 mg/dL; Na 145 mg/dL; Bilirrubinas totais 4,0 mg/dL; CPK 4560; TGO 150; TGP mg/dL 100 mg/dL. Frente ao caso clínico e considerando a provável afecção do paciente, analise as afirmativas a seguir.
I. A doença pode se manifestar de formas assintomáticas ou subclínicas, até a sua manifestação mais grave, conhecida como síndrome de Weil.
II. A opção mais adequada para o tratamento deste caso é com doxaciclina 100 mg por via oral de doze em doze horas, por sete dias.
III. Casos como o do paciente sempre devem ser manejados com expansões volêmicas consideráveis, em torno de três a cinco litros de soro fisiológico por dia, devido ao elevado risco de desenvolvimento de disfunção renal.
Está correto o que se afirma apenas em
A anemia hemolítica costuma cursar com as seguintes alterações laboratoriais:
Considere o enunciado abaixo para a resolução das questões 28 e 29.
Paciente foi operada de paratireoide por carcinoma glandular. Após dois anos em seu seguimento, o PTH intacto que era de 850,0 ng/dl baixou para 50,0 ng/dl (vn: 45 ng/dl), e subitamente passou para 300,0 ng/dl.
Uma vez que a paciente tem mantido o PTH elevado, com recente aumento de 300,0 para 730,0 ng/dl, que exames devem ser solicitados e qual a conduta a ser empregada para a resolução do caso?
Paciente mulher, 40 anos de idade, admitida em Centro de Saúde com histórico de febre há 4 dias. Ao exame clínico, apresenta hiperemia em orofaringe, febre de 38,5° o e dores articulares. Informa que passou pelo pronto-atendimento da cidade há dias e realizou hemograma, que ficou pronto apenas no dia seguinte. O exame apontava neutropenia com 760 neutrófilos totais. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não indica possível causa da neutropenia.
Uma paciente de 25 anos de idade, G1, P0 A0, IG 40 semanas, foi internada em dia 22/01/2020 com quadro de pré-eclâmpsia e submetida a parto cesáreo no mesmo dia da internação, tendo alta hospitalar em 30/01/2020.
Assinale a alternativa incorreta em relação à cobrança dos procedimentos no laudo suplementar.