Questões de Concurso Sobre hematologia na patologia clínica em medicina

Foram encontradas 263 questões

Q3286368 Medicina
As variáveis pré-analíticas são fatores que podem interferir nos resultados de exames laboratoriais. Elas incluem condições fisiológicas, de coleta e de manipulação da amostra. Qual das seguintes opções não é considerada uma variável pré-analítica importante na coleta de sangue?
Alternativas
Q3277537 Medicina
As talassemias são um grupo de anemias hereditárias causadas por alterações na produção das cadeias de globina. Sobre esse distúrbio, é correto afirmar que, EXCETO: 
Alternativas
Q3262718 Medicina
A avaliação das anemias carenciais é essencial para o diagnóstico e tratamento adequado dessa condição, que pode ser causada por deficiências nutricionais, como ferro, vitamina B12 e folato. O diagnóstico diferencial entre diferentes tipos de anemia envolve a análise de parâmetros laboratoriais específicos, como índices hematimétricos, exames bioquímicos e revisões de esfregaço sanguíneo (Moniz et al., 2016).
Um paciente com suspeita de anemia microcítica teve os seguintes resultados laboratoriais: 
- hemoglobina reduzida - volume corpuscular médio (VCM) diminuído - um índice de Mentzer superior a 13
O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3262709 Medicina
As desordens hemorrágicas da fase proteica, como a Doença de von Willebrand e as deficiências dos fatores de coagulação, são avaliadas por testes laboratoriais específicos. A avaliação da função do fator von Willebrand é realizada pelo teste:
Alternativas
Q3262708 Medicina
As desordens hemorrágicas da fase proteica são investigadas por meio de testes laboratoriais de triagem, que avaliam a funcionalidade da cascata de coagulação. Os testes mais comuns incluem o tempo de protrombina (TP), o tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) e o tempo de trombina (TT). Um paciente que apresenta, após uma cirurgia, sangramento prolongado, além de TTPa prolongado e TP normal, tem deficiência provável no fator de coagulação:
Alternativas
Q3262707 Medicina
Um paciente de 28 anos apresenta anemia grave e valores de hemoglobina 7,2 g/dL, no resultado do hemograma. Além disso, o exame revela reticulocitose e o esfregaço periférico mostra esferócitos, sugerindo anemia. Na tentativa de confirmar a causa da anemia, o exame adicional a ser solicitado deve ser:
Alternativas
Q3262705 Medicina
O sistema hematopoiético é responsável pela produção e renovação das células sanguíneas, processo que ocorre na medula óssea a partir das células-tronco hematopoiéticas (CTHs), que possuem a capacidade de autorrenovação e de diferenciação em todas as linhagens hematopoiéticas e são influenciadas por fatores de crescimento. O fator de crescimento que está diretamente relacionado à diferenciação das células-tronco hematopoiéticas em megacariócitos é:
Alternativas
Q3169357 Medicina
        Um paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, brasiliense, compareceu ao atendimento médico com queixa principal de que estava “fazendo muito xixi”.

        História da doença atual: Paciente relata que nos últimos meses tem apresentado poliúria, noctúria e uma perda de acuidade visual, que atribui ao fato de estar ficando velho.

        Antecedentes pessoais: hipertenso, ateromatose carotídea e coronariana e dislipidemia, ex-fumante, que fumou por 15 anos cerca de 1 maço/dia.

        Medicações: valsartana + hidrocloratiazida e rosuvastatina.

        Ao exame: bom estado geral, acianótico, anictérico, hidratado, orientado em tempo e espaço. IMC 28 kg/m2 .

• ACV: RCR 2T BNF, sem sopro. FC 100 bpm, PA 142/87 mmHg.

• AR: sons respiratórios presentes bilaterais, sem RA. FR 19 ipm, SpO2 94% a.a.

• Abdome: em avental, ausculta e percussão sem alterações, flácido e indolor à palpação, descompressão brusca negativa. Circunferência abdominal 115 cm.

• Extremidades: sem edema, panturrilhas livres, TEC < 3 s.

        Exame laboratorial: Hb 14 g/dL, leucócitos 8000/mm3 ,
plaquetas 292000/mm3 , creatinina 1,20 mg/dL, ureia 54 mg/dL.
        HGT realizado na consulta: 213 mg/dL.
        A1C – hemoglobina glicada.

Com base no caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.


O diagnóstico de diabetes ainda não pode ser fechado, sendo necessário solicitar uma hemoglobina glicada ou uma glicemia de jejum; caso os valores sejam respectivamente > 6,5% ou > 126 mg/dL, o diagnóstico poderá ser confirmado.

Alternativas
Q3192630 Medicina
Considerando as recomendações atuais para o uso de hemoderivados em UTI, qual das seguintes alternativas é a mais correta? 
Alternativas
Q3186349 Medicina
O diagnóstico laboratorial da rubéola é realizado mediante detecção de anticorpos IgM no sangue, na fase aguda da doença. Assim, é correto afirmar:
Alternativas
Q3186347 Medicina
O diagnóstico de doenças infecciosas específicas geralmente é estabelecido através de uma combinação de sinais e sintomas clínicos, histórico de exposição, fatores de risco, exames de imagem e testes laboratoriais. Com relação aos exames laboratoriais de agentes bacterianos infecciosos, avalie as proposições:

I.As culturas de Haemophilus influenzae provenientes das vias respiratórias superiores devem ser interpretadas com cautela, pois essa bactéria faz parte da microbiota comum, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, e nem sempre indica a presença de doença.
II.Na infecção por Helicobacter pylori, o teste respiratório revela níveis elevados de CO2 marcado com isótopos após a ingestão de ureia marcada com 13C ou 14C, indicando um resultado fortemente positivo.
III.As espécies de Vibrio são exigentes em termos de condições de cultivo, e a maioria delas não cresce em ágar-chocolate ou nos meios de hemocultura de rotina.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3186346 Medicina
Alguns dos achados laboratoriais que podem estar presentes na glomerulonefrite pós-infecciosa, são:
Alternativas
Q3167458 Medicina
Assinale a alternativa que apresente um dos achados laboratoriais presentes na Leucemia Mieloide Aguda:
Alternativas
Q3139700 Medicina
A gravidade da evolução clínica da doença falciforme depende dos níveis de HbF, da concomitância com a alfatalassemia e dos haplótipos associados ao gene da HbS. Tendo em vista que os níveis de HbF estão inversamente associados com a gravidade da doença, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os pacientes com anemia falciforme (HbSS) não têm esplenomegalia após 2 anos de idade porque os repetidos episódios de vaso-oclusão determinam fibrose e atrofia do baco.
( ) As crises dolorosas representam as complicações mais frequentes da doença falciforme e comumente constituem sua primeira manifestação.
( ) O termo síndrome torácica aguda é utilizado para definir um evento agudo em paciente com doença falciforme, caracterizado pela presença de febre e/ou sintomas respiratórios (taquipneia, dispneia, tosse e dor torácica), acompanhada de infiltrado pulmonar recente à radiografia de tórax.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3130412 Medicina
Dois exames laboratoriais são amplamente utilizados para a avaliação da coagulação sanguínea em diferentes contextos clínicos. Preencha corretamente as lacunas com os nomes dos exames associados às descrições:

_____ 1: Este exame avalia a via extrínseca da coagulação, incluindo os fatores II, V, VII e X, sendo utilizado para monitorar o uso de anticoagulantes orais como a varfarina e para investigar deficiências de vitamina K.

______ 2: Este exame avalia a via intrínseca e comum da coagulação, incluindo os fatores VIII, IX, XI e XII, sendo frequentemente solicitado no diagnóstico de hemofilias e para monitorar o uso de heparina não fracionada.


As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Alternativas
Q3130408 Medicina
Na identificação de desvio à esquerda no hemograma, qual das seguintes afirmações descreve corretamente os achados laboratoriais associados a esta condição?
Alternativas
Q3130406 Medicina
Alteração do hemograma característica da anemia perniciosa:
Alternativas
Q3130402 Medicina
Na avaliação do hemograma de um paciente com suspeita de anemia ferropriva, qual das seguintes alterações laboratoriais é mais característica desta condição?
Alternativas
Q3130394 Medicina
Os distúrbios acidobásicos são identificados pela análise de parâmetros gasométricos no sangue arterial. Preencha corretamente as lacunas com os nomes dos distúrbios associados às descrições:

______ 1: Este distúrbio é caracterizado por uma diminuição do pH arterial e do bicarbonato (HCO₃⁻), acompanhado de uma redução compensatória no dióxido de carbono (PaCO₂). É frequentemente observado em cetoacidose diabética.

______ 2: Este distúrbio apresenta aumento do pH arterial e do bicarbonato (HCO₃⁻), com aumento compensatório da PaCO₂, sendo comumente associado ao uso prolongado de diuréticos.

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Alternativas
Q3130393 Medicina
Na análise da série vermelha do hemograma, o índice que avalia a variação no tamanho das hemácias e é utilizado como indicador de anisocitose, auxiliando no diagnóstico diferencial de anemias, é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: C
6: B
7: D
8: E
9: D
10: A
11: B
12: D
13: B
14: B
15: E
16: B
17: C
18: C
19: E
20: A