Questões de Concurso Sobre hematologia na patologia clínica em medicina

Foram encontradas 243 questões

Q3094669 Medicina
Caso clínico: Um homem de 55 anos chega ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal intensa, febre e confusão mental. Ele tem histórico de diabetes mellitus e hipertensão. No exame físico, ele se apresenta agitado, com pele fria e úmida. Seus sinais vitais são: pressão arterial 90/50 mmHg, frequência cardíaca 130 bpm, frequência respiratória 28 irpm, temperatura 38,8 °C e saturação de oxigênio 95% em ar ambiente. Os exames laboratoriais revelam:

• Hemoglobina: 10 g/dL
• Leucócitos: 18.000/mm³
• Lactato: 6 mmol/L
• Proteína C reativa: 200 mg/L
• Creatinina: 1,8 mg/dL (valor de base: 1,2 mg/dL)
A gasometria arterial mostra:
• pH: 7,30
• PaCO2: 30 mmHg
• HCO3-: 15 mmol/L
• PaO2: 80 mmHg
• SaO2: 94%

Considerando os conceitos de delivery of oxygen (DO2) e oxygen consumption (VO2), qual é a definição mais apropriada de choque circulatório nesse paciente?
Alternativas
Q3089023 Medicina
Mário, 16 anos, procura a unidade de pronto atendimento com queixa de “dor de cabeça e febre”. Há 6 dias iniciou quadro de febre alta, mialgia e cefaleia intensa. Há 24 horas houve desaparecimento da febre e surgiu exantema máculopapular eritematoso em tronco e membros. Ao exame físico: lúcido, hipohidratado, taquicárdico, apresentando taquipneia leve, pulsos amplos e simétricos. Cabeça e pescoço normais, aparelho cardiovascular ritmo regular em dois tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros. Ausculta Pulmona: murmúrio vesicular presente, reduzido em base do hemitórax esquerdo, sem ruídos adventícios. Abdome flácido, doloroso à palpação do hipocôndrio direito, sem visceromegalias.
Indique o provável diagnóstico e exames complementares que devem ser realizados. 
Alternativas
Q3080310 Medicina
Paciente apresenta a seguinte sorologia: HBsAg negativo, anti-HBs positivo, anti-HBc negativo, HbeAg negativo e Anti-HBe negativo. Indique a opção compatível com esse padrão sorológico.
Alternativas
Q3077390 Medicina
O perfil laboratorial compatível com pacientes com anemia de doença crônica é 
Alternativas
Q3059273 Medicina
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando os exames laboratoriais relacionados ao diagnóstico das dislipidemias.

( ) Os níveis de CT refletem a soma de colesterol de suas frações: lipoproteína de densidade alta (HDL), lipoproteína de densidade intermediária (IDL), lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) e lipoproteína de densidade baixa (LDL).
( ) O aumento de triglicerídeos (TG) reflete o aumento do volume de partículas ricas em TG, como VLDL, IDL e quilomícrons.
( ) O LDL colesterol pode ser calculado pela fórmula de Friedewald ou diretamente mensurado. Em pacientes com hipertrigliceridemia (TG superiores a 400 mg/dL), a equação é mais precisa.
( ) É recomendado que a determinação do perfil lipídico seja realizada após 6-8 horas de jejum em indivíduos com dieta habitual e peso estável por pelo menos uma semana.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q3057129 Medicina
        Um homem de 68 anos de idade, previamente hipertenso, diabético, dislipidêmico e com insuficiência cardíaca de baixa fração de ejeção (por miocardiopatia isquêmica), compareceu a uma consulta ambulatorial de rotina, assintomático. Está em uso de longa data de metformina, gliclazida, losartana, metoprolol, anlodipino e ácido acetilsalicílico. No exame físico foram feitas as seguintes observações: massa corpórea: 75 kg; estatura 150 cm; pressão arterial 126x74 mm Hg; pulso: 63 bpm; em bom estado geral, lúcido e orientado no espaço e tempo, normocorado e anictérico; estertores finos em bases pulmonares; ritmo cardíaco irregular com presença de B4; discreto edema de membros inferiores e sinais de dermatite ocre; índice tornozelo-braquial de 0,65; sem outros achados. Creatinina 2,9 mg/dL; glicemia de jejum 130 mg/dL; hemoglobina glicada A1C 6,8%; razão albumina/creatinina urinária de 280 mg/g.

Em relação ao quadro clínico acima, julgue o item.


O paciente em questão tem glicemia de jejum e hemoglobina glicada A1C dentro dos limites para quadro clínico e idade, não sendo necessário ajuste da terapêutica em curso.

Alternativas
Q3012048 Medicina
Julgue o item subsecutivo, no que se refere à anemia.

Nos quadros de anemias hemolíticas pode ocorrer policromasia, a qual pode ser definida pela presença de eritrócitos jovens com DNA citoplasmático que se coram azulados.

Alternativas
Q3012047 Medicina
Julgue o item subsecutivo, no que se refere à anemia.

Nas anemias megaloblásticas, talassemias e na esplenomegalia, pode haver presença de dacriócitos, que são eritrócitos em forma de lágrima, formados provavelmente pelo retardo da saída da medula óssea.
Alternativas
Q3012046 Medicina
A questão de segurança alimentar constitui hoje uma estratégia de governos no sentido de prover o necessário para as famílias para diminuição da fome no país. No conceito ampliado da desnutrição, entende-se que o estado de deficiência ou excesso tanto de macronutrientes quanto de micronutrientes causa desequilíbrio entre o suprimento de energia, de nutrientes e a demanda do organismo, alterando a garantia na manutenção, no crescimento e nas funções metabólicas e hematológicas.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue o item a seguir.


Com base na antropometria, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define desnutrição grave como circunferência do braço inferior a 11,5 cm, escore Z de peso para estatura inferior ‒3, ou pela presença de edema nos pés bilateral em crianças com kwashiorkor
Alternativas
Q3012045 Medicina
A questão de segurança alimentar constitui hoje uma estratégia de governos no sentido de prover o necessário para as famílias para diminuição da fome no país. No conceito ampliado da desnutrição, entende-se que o estado de deficiência ou excesso tanto de macronutrientes quanto de micronutrientes causa desequilíbrio entre o suprimento de energia, de nutrientes e a demanda do organismo, alterando a garantia na manutenção, no crescimento e nas funções metabólicas e hematológicas.
Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue o item a seguir.

Na desnutrição ocorrem várias alterações hormonais, como diminuição nos níveis de glicose e aminoácidos; com isso, ocorre diminuição da insulina sérica e aumento do glucagon e da adrenalina, há também diminuição do cortisol e do hormônio do crescimento.


Alternativas
Q2873747 Medicina

        O desenvolvimento de deficiência de ferro é consequência de uma interação de três fatores de risco distintos: aumento das necessidades de hospedeiro, fornecimento limitado e aumento da perda de sangue. Com relação à deficiência de ferro, julgue o item a seguir.


A doença celíaca é uma causa de refratariedade à terapia oral com ferro.

Alternativas
Q2527371 Medicina
Paciente do sexo masculino, 62 anos, comparece à Unidade de Saúde para uma consulta de rotina. Sem queixas e sem sintomas, relata que seu pai foi diagnosticado com câncer de próstata aos 70 anos de idade e pergunta para o médico se é necessário realizar os exames para rastreio. A melhor abordagem no caso do paciente para o rastreio do câncer de próstata, segundo o Ministério da Saúde, é
Alternativas
Q2498778 Medicina
Sobre a interpretação clínica do hemograma, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) A leucopenia é caracterizada por um aumento significativo no número de leucócitos.
2.(__) A policitemia é uma condição onde há um aumento na concentração de hemoglobina e no número de hemácias.
3.(__) As anemias ferroprivas são comumente tratadas com suplementação de ferro.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q2452541 Medicina
As doenças hematológicas, também conhecidas como doenças do sangue, são condições médicas que afetam a produção, função ou qualidade das células sanguíneas e/ou do sistema de coagulação sanguínea.
Sobre doenças do sangue, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Alternativas
Q2452047 Medicina

Leia o caso a seguir.


Paciente jovem, sexo feminino, assintomática; procurou hemocentro para doação de sangue e, nesse processo, foi diagnosticada como caso suspeito de hepatite C. Na ocasião, não procurou atendimento médico. Hoje, 6 meses após a suspeita clínica, compareceu à unidade básica de saúde e foi atendida por clínico geral.


O médico fez algumas orientações, compartilhou informações e tomou algumas condutas com relação à hepatite C:

Alternativas
Q2433898 Medicina

Homem, 32 anos, hígido, há dois dias, vem apresentando forte dor abdominal, associada à febre e mialgia com piora significativa nas últimas 24 horas. Acompanhante refere que o paciente há dez dias teve contato com água de esgoto após inundações no bairro onde reside; ao exame paciente se encontra sonolento, ictérico, desidratado. Ausculta respiratória com roncos difusos. Dor abdominal difusa, com fígado palpável a 2 cm do rebordo costal, com descompressão brusca negativa. Dor à palpação de panturrilhas bilateralmente. Sinais vitais: PA 100 x 60 mmHg; FC 110 bpm; FR 24 ipm; temperatura axilar 39,2° C. Saturação de Oxigênio de 90% em ar ambiente. Tempo de enchimento capilar de 5 segundos. Exames laboratoriais: Hb 9,5 g/dL; Ht 40%; Leucócitos 21.950; Neutrófilos 16500; Plaquetas 130.000; Cr 2,0 Ureia 90 mg/dL; K 2,9 mg/dL; Na 145 mg/dL; Bilirrubinas totais 4,0 mg/dL; CPK 4560; TGO 150; TGP mg/dL 100 mg/dL. Frente ao caso clínico e considerando a provável afecção do paciente, analise as afirmativas a seguir.


I. A doença pode se manifestar de formas assintomáticas ou subclínicas, até a sua manifestação mais grave, conhecida como síndrome de Weil.

II. A opção mais adequada para o tratamento deste caso é com doxaciclina 100 mg por via oral de doze em doze horas, por sete dias.

III. Casos como o do paciente sempre devem ser manejados com expansões volêmicas consideráveis, em torno de três a cinco litros de soro fisiológico por dia, devido ao elevado risco de desenvolvimento de disfunção renal.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2425611 Medicina

A anemia hemolítica costuma cursar com as seguintes alterações laboratoriais:

Alternativas
Q2424817 Medicina

Considere o enunciado abaixo para a resolução das questões 28 e 29.


Paciente foi operada de paratireoide por carcinoma glandular. Após dois anos em seu seguimento, o PTH intacto que era de 850,0 ng/dl baixou para 50,0 ng/dl (vn: 45 ng/dl), e subitamente passou para 300,0 ng/dl.

Uma vez que a paciente tem mantido o PTH elevado, com recente aumento de 300,0 para 730,0 ng/dl, que exames devem ser solicitados e qual a conduta a ser empregada para a resolução do caso?

Alternativas
Q2424811 Medicina

Paciente mulher, 40 anos de idade, admitida em Centro de Saúde com histórico de febre há 4 dias. Ao exame clínico, apresenta hiperemia em orofaringe, febre de 38,5° o e dores articulares. Informa que passou pelo pronto-atendimento da cidade há dias e realizou hemograma, que ficou pronto apenas no dia seguinte. O exame apontava neutropenia com 760 neutrófilos totais. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não indica possível causa da neutropenia.

Alternativas
Q2420500 Medicina

Uma paciente de 25 anos de idade, G1, P0 A0, IG 40 semanas, foi internada em dia 22/01/2020 com quadro de pré-eclâmpsia e submetida a parto cesáreo no mesmo dia da internação, tendo alta hospitalar em 30/01/2020.


Assinale a alternativa incorreta em relação à cobrança dos procedimentos no laudo suplementar.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: B
6: E
7: C
8: C
9: C
10: E
11: C
12: C
13: E
14: E
15: C
16: A
17: D
18: A
19: C
20: A