Questões de Concurso
Sobre imunologia em medicina
Foram encontradas 313 questões
De acordo com o texto base, assinale a alternativa correta sobre a relevância da descoberta do novo mecanismo de imunidade e suas implicações científicas.
I.A hanseníase apresenta baixa letalidade e baixa mortalidade, podendo ocorrer em qualquer idade, raça ou gênero.
II.O bacilo da hanseníase tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade).
III.A baciloscopia positiva classifica o caso como paucibacilar, independentemente do número de lesões.
É CORRETO o que se afirma em:
I.A malária vivax pode causar recaídas devido à presença de formas hepáticas latentes chamadas hipnozoítos.
II.A transmissão da malária ocorre predominantemente em áreas tropicais e subtropicais, sendo rara em regiões temperadas.
III.Pacientes com malária grave devem ser tratados com artemisinina intravenosa como terapia de primeira escolha.
Estão corretos os itens:
A síndrome da asma brônquica é caracterizada por acentuada heterogeneidade na expressão clínica, gatilhos ambientais e mecanismos imunopatológicos. Sobre a asma brônquica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) está aumentado na asma brônquica.
( ) Para uma exacerbação aguda em um paciente que não está atualmente usando glicocorticoides por via inalatória, deve-se iniciar com baixas doses de glicocorticoide inalatório combinado a um beta-agonista de ação curta por via inalatória.
( ) A vacinação dos pacientes contra gripe (influenza) sazonal é segura e não está associada a exacerbações de asma brônquica. Recomenda-se a vacinação antigripal e contra a doença pneumocócica em pacientes com asma brônquica.
( ) A perda de intensidade ou a ausência de sons respiratórios em um paciente com asma brônquica aguda torna o pneumotórax a principal hipótese diagnóstica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Mulher de 62 anos iniciou há 10 meses quadro de adenomegalia axilar direita de 3,1 cm. Nega febre, perda de peso ou sudorese noturna. Ao exame físico sem outras adenomegalias palpáveis e baço não palpável. Hemograma, função renal e função hepática normais, LDH 247 UI/L. Realizou tomografias que evidenciaram adenomegalia axilar direita 3,1 cm, mediastinal 2,8 cm e ilíaca interna direita 2,4 cm, sem outras adenomegalias identificadas. Biópsia excisional do linfonodo axilar direito evidenciou presença de infiltrado linfóide atípico de padrão nodular, presença de 14 centroblastos por campo de grande aumento e imunohistoquímica com Ki67+20%, CD10+,CD20+, CD3-, CD5-, ciclina D1 negativo. Assinale a alternativa com diagnóstico e melhor conduta para o caso.
Assinale a alternativa correta de quais imunização ativas, os empregados dos serviços de saúde têm direito, de acordo com a NR32 gratuitamente.
A hepatite autoimune é uma doença na qual o sistema de defesa do organismo ataca as células do próprio fígado, levando à sua inflamação. Para a realização do diagnóstico, solicitamos alguns anticorpos. Assinale a alternativa correta.
Sobre mediadores pré-formados dos grânulos dos mastócitos, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o manejo terapêutico da dermatite atópica grave, assinale a alternativa correta.