Questões de Concurso Comentadas sobre médico da família em medicina

Foram encontradas 748 questões

Q3155972 Medicina
“A anamnese é o pilar fundamental para a construção de hipóteses diagnósticas, integrando aspectos físicos, emocionais e sociais” (Harrison’s Principles of Internal Medicine, 21ª edição, 2023). Analise a seguinte situação:

Uma paciente de 42 anos, com histórico de diabetes mellitus tipo 2, procura atendimento médico por queixas de fadiga persistente, perda de peso involuntária e aumento da frequência urinária nas últimas semanas. Ao iniciar a anamnese, o médico descobre que a paciente enfrenta uma separação recente, mudanças de emprego e dificuldades financeiras. Apesar disso, ela nega alterações significativas na dieta ou adesão ao tratamento do diabetes.

Com base nesse caso, assinale a alternativa que descreve a conduta mais adequada durante a anamnese:
Alternativas
Q3165082 Medicina
Na formulação de uma política de saúde, qual é o papel das análises de custo-efetividade?
Alternativas
Q3148227 Medicina

Considerando as doenças que afetam a População Idosa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:


A doença que causa degeneração cognitiva progressiva e se caracteriza por depósitos beta-amiloides e emaranhados neurofibrilares no córtex cerebral e na substância cinzenta subcortical. Às vezes, os inibidores da colinesterase podem melhorar temporariamente a função cognitiva, é conhecida como: 

Alternativas
Q3141565 Medicina
Mulher, 22 anos de idade, é atendida na UBS com queixa de disúria, há 2 dias, associada a polaciúria. Refere que a urina está de coloração avermelhada. Nega dor lombar ou febre. Nega comorbidades e uso recente de antibióticos. Faz uso de anticoncepcional oral de forma regular. Ao exame físico, sinais vitais estáveis, afebril. Leve dor à palpação em região suprapúbica, sinal de Giordano negativo, sem outras alterações no exame segmentar. Indique a conduta mais adequada:
Alternativas
Q3141557 Medicina
A amamentação com leite materno é fundamental à saúde do RN, porém algumas doenças virais que acometem a mãe contraindicam a amamentação. Em relação à conduta, o aleitamento é contraindicado em:
Alternativas
Q3141106 Medicina
 A densitometria óssea é um exame muito solicitado para a população idosa. Nesse contexto, pode-se afirmar que o diagnóstico de osteoporose se dá em:
Alternativas
Q3141096 Medicina
A diarreia em crianças é uma queixa frequente na atenção primária, sendo fundamental que o médico saiba manejar corretamente tais quadros. Sobre a diarreia no paciente pediátrico e os planos de tratamento A, B e C, assinale o item correto.
Alternativas
Q3130577 Medicina
No contexto da Medicina da Família e Comunidade, o conceito de população adscrita refere-se ao/à: 
Alternativas
Q3130576 Medicina
Em relação à abordagem inicial do paciente com consumo abusivo de álcool na Atenção Primária à Saúde, considerando a aplicação do protocolo de rastreamento e intervenção breve (AUDIT e IB), assinale a alternativa que apresenta corretamente a conduta adequada:
Alternativas
Q3130575 Medicina
A territorialização é um conceito fundamental na Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente na Estratégia Saúde da Família (ESF). Qual das seguintes alternativas define CORRETAMENTE o conceito de territorialização na APS?
Alternativas
Q3130574 Medicina
No contexto da Medicina da Família, qual é a principal finalidade do Ecomapa como instrumento de avaliação?
Alternativas
Q3130573 Medicina
Na medicina da família, a Escala de Coelho é utilizada para:
Alternativas
Q3126569 Medicina
    Um executivo que mora em São Paulo tem uma importante reunião agendada para a região Nordeste do Brasil. Ele procurou orientação quanto ao risco da diarreia do viajante.

Com base nessa situação hipotética, a orientação profilática deve ser
Alternativas
Q3124832 Medicina
        Uma mulher de 90 anos de idade, diabética e hipertensa, acometida de doença de Alzheimer há 15 anos encontrava‑se acamada, dormindo a maior parte do dia, com necessidade de assistência para banho e alimentação adaptada em pequena quantidade. A paciente achava‑se incapaz de realizar outras atividades.

        Ela foi levada ao pronto‑socorro pelo esposo e pelo filho, devido à redução importante da ingestão alimentar, ocorrida há quatro dias, no pós‑engasgar do jantar. Foi recebida como não contactante, taquipneica, com roncos e crepitantes difusos, e sinais de esforço respiratório, hipotensa e com perfusão lentificada.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q3124177 Medicina
        Em uma unidade básica de saúde (UBS) manter de um bairro periférico, a equipe de saúde observou que muitos pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, apresentavam dificuldades para seguir o tratamento recomendado. A adesão às orientações médicas e ao uso de medicamentos foi baixa, e os profissionais de saúde identificaram que muitos pacientes tinham barreiras relacionadas ao entendimento sobre a doença e o autocuidado. A equipe decidiu implementar uma estratégia para melhorar a adesão ao tratamento e a compreensão dos pacientes sobre a importância do cuidado contínuo.
Com base nessa situação hipotética, o método para promover a adesão ao tratamento dos pacientes com doenças crônicas nessa UBS é
Alternativas
Q3124167 Medicina
        Uma paciente de 34 anos de idade foi atendida pela primeira vez em uma unidade básica de saúde (UBS) após sentir dores de cabeça frequentes e pressão alta. A equipe de APS realizou uma avaliação inicial, orientou sobre a importância de mudanças no estilo de vida e agendou uma consulta de retorno para acompanhamento. Durante o atendimento, a paciente comentou que já esteve em uma emergência hospitalar por conta da pressão alta, mas que nunca conseguiu acompanhamento regular.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta um dos principais papéis da atenção primária à saúde.
Alternativas
Q3101383 Medicina
Francisco, 42 anos, agricultor, é admitido na UPA após ser encontrado inconsciente em seu local de trabalho. Apresentase com diaforese profusa, dispneia com sibilos audíveis, sialorreia, vômitos, diarreia, miose e tremores. A frequência cardíaca está bradicárdica. Considerando o contexto ocupacional e o quadro clínico apresentado, qual o diagnóstico mais provável e a conduta terapêutica inicial mais apropriada?
Alternativas
Q3100810 Medicina
Ana, de 42 anos, chega à consulta com relato de tristeza profunda há dois meses, acompanhada de desânimo, choro fácil, perda de prazer em atividades antes prazerosas, falta de apetite e emagrecimento de 5 kg no período. Além disso, a paciente menciona grande dificuldade para sair da cama, faltas frequentes ao trabalho e isolamento social. Durante a consulta, Ana diz que se sente um "peso para a família" e revela uma falta de energia que a impede até de cuidar da própria higiene pessoal. Ela possui antecedentes de hipertensão arterial e dislipidemia. No exame físico, a sua pressão arterial está elevada (170x110 mmHg), mas o restante do exame é normal.
Diante desse quadro, qual seria a conduta mais adequada para Ana?
Alternativas
Q3100806 Medicina
O Senhor Joaquim, de 57 anos, buscou auxílio na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência, queixandose de uma profunda fadiga que o acompanha há cerca de uma semana. Mesmo ciente de que a UBS está priorizando o atendimento a pacientes com diabetes e hipertensão naquele dia, ele decide tentar a sorte. Sensibilizado com a situação do Senhor Joaquim, o médico o acolhe com atenção, demonstrando que cada paciente é único e merece ser ouvido. Durante a consulta, o Senhor Joaquim se abre sobre os problemas familiares que vêm tirando o seu sono há semanas. Relata que dorme pouco e acorda ainda mais cansado, sem energia para enfrentar o dia a dia. Compartilha também o seu estilo de vida sedentário e a ausência de doenças crônicas preexistentes. Diante desse quadro, assinale a alternativa que apresenta a opção terapêutica mais resolutiva para o Senhor Joaquim e os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) relacionados ao caso. 
Alternativas
Q3099107 Medicina
O enfoque na Atenção Primária à Saúde é essencial para a sustentabilidade do sistema de saúde. No Brasil, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) orienta as ações e serviços voltados para a saúde individual e coletiva. Em relação à participação comunitária, um dos pressupostos da PNAB é que a comunidade deve ser ativa na formulação e controle das ações de saúde. Qual é o principal mecanismo através do qual a comunidade participa efetivamente na Atenção Primária à Saúde?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: C
6: A
7: C
8: E
9: B
10: A
11: B
12: C
13: E
14: B
15: C
16: A
17: B
18: C
19: A
20: D