Um executivo que mora em São Paulo tem uma importante r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3126569 Medicina
    Um executivo que mora em São Paulo tem uma importante reunião agendada para a região Nordeste do Brasil. Ele procurou orientação quanto ao risco da diarreia do viajante.

Com base nessa situação hipotética, a orientação profilática deve ser
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada refere-se à orientação profilática para a prevenção da diarreia do viajante, uma condição comum que afeta pessoas em viagem para regiões com diferentes padrões sanitários e alimentares. Neste caso, o foco está em um executivo que mora em São Paulo e está viajando para a região Nordeste do Brasil.

A alternativa E - somente orientação higieno dietética é a correta. Essa escolha é apropriada porque, para a diarreia do viajante, a principal recomendação é a adoção de medidas preventivas não farmacológicas, como cuidados com a higiene e dieta, evitando alimentos crus, água não engarrafada, e consumindo alimentos bem cozidos e bebidas engarrafadas ou fervidas.

Justificativa para a alternativa correta: A diarreia do viajante é geralmente autolimitada e prevenir sua ocorrência através de medidas comportamentais é mais seguro e costuma ser eficaz. O uso de antibióticos profiláticos (como os mencionados nas outras opções) não é recomendado de rotina devido ao risco de efeitos colaterais e resistência antimicrobiana.

Análise das alternativas incorretas:

A - Sulfametoxazol/trimetoprim: Esta combinação não é recomendada para a profilaxia da diarreia do viajante devido à resistência bacteriana e aos potenciais efeitos colaterais.

B - Azitromicina: Apesar de ser um antibiótico eficaz no tratamento da diarreia bacteriana, não é indicado para profilaxia devido ao mesmo motivo dos outros antibióticos: risco de resistência e desnecessidade de uso preventivo.

C - Ciprofloxacina: Também um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas, mas seu uso como profilático é desencorajado pelos mesmos riscos já mencionados.

D - Rifaximina: Embora tenha um perfil de segurança melhor para uso em viajantes, ela é indicada principalmente para o tratamento de diarreia, não para a profilaxia sistemática.

Portanto, a prevenção deve focar em orientações de higiene e alimentação seguras, aquilo que realmente pode minimizar o risco sem introduzir riscos adicionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

⚕️QUESTÃO SOBRE DIARREIA DO Viajante E ORIENTAÇÃO PROFILÁTICA

✅ALTERNATIVA CORRETA: E - somente orientação higieno dietética.

✏️JUSTIFICATIVA.

A diarreia do viajante é um problema comum em pessoas que viajam para áreas com padrão de higiene e saneamento básico precários, como é o caso de muitas regiões do Nordeste do Brasil. Para a profilaxia, a recomendação principal é somente orientação higieno-dietética. Isso inclui o incentivo a cuidados com a higiene das mãos, a ingestão de água potável e a alimentação em locais com boas condições de higiene, o que ajuda a prevenir infecções gastrointestinais. A profilaxia com antibióticos não é indicada de rotina para todos os viajantes, sendo recomendada apenas para casos específicos, como pessoas com risco elevado de complicações.

⚠️ANÁLISE DAS DEMAIS ALTERNATIVAS

❌ [A]: Sulfametoxazol/trimetropina. Este antibiótico não é recomendado para profilaxia da diarreia do viajante, sendo mais indicado para o tratamento de infecções bacterianas já estabelecidas.

❌ [B]: Azitromicina. Embora a azitromicina seja útil no tratamento de algumas infecções bacterianas, não é indicada como profilaxia para diarreia do viajante em pessoas sem histórico de risco elevado.

❌ [C]: Ciprofloxacina. Ciprofloxacina é um antibiótico utilizado no tratamento de infecções bacterianas, mas a profilaxia com antibióticos não é recomendada de forma geral para a diarreia do viajante, especialmente em pessoas saudáveis.

❌ [D]: Rifaximina. A rifaximina é eficaz no tratamento de diarreias causadas por algumas bactérias intestinais, mas seu uso profilático não é recomendado na maioria dos casos de diarreia do viajante.

⏳RESUMO:

A melhor estratégia para prevenir a diarreia do viajante é a orientação higieno-dietética, que inclui práticas de higiene adequadas, cuidados com a água e alimentos consumidos. O uso de antibióticos não é indicado como profilaxia para a maioria dos viajantes.

‼️PONTOS CHAVE

◊ A diarreia do viajante é prevenível com boas práticas de higiene e cuidado com a alimentação e água.

◊ A profilaxia com antibióticos não é recomendada de rotina para a diarreia do viajante.

◊ Antibióticos, como ciprofloxacina e rifaximina, são usados no tratamento, mas não para prevenção em indivíduos saudáveis.

◊ O foco principal deve ser em higiene adequada e segurança alimentar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo